Consciência negra é o sentimento dos negros relativamente a sua história e a sua herança cultura. É essa consciência que encoraja a luta negra contra a discriminação.
O dia da consciência negra é comemorado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.
Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, representa a luta dos negros e a consciência negra.
Qual o objetivo de comemorar o Dia da Consciência Negra?
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância dos negros no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
Afinal, música, política, religião, gastronomia e várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.
Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra
Confira os estados e cidades que consideram o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado:
- Alagoas – Todos os municípios, Lei Estadual nº 5.724/95
- Amazonas – Todos os municípios, Lei nº 84/2010
- Amapá – Todos os municípios, Lei Estadual nº 1169/2007
- Bahia – 3 municípios
- Espírito Santo – 2 municípios
- Goiás – 4 municípios
- Maranhão – 1 município (Pedreiras)
- Minas Gerais – 11 municípios
- Mato Grosso do Sul – 1 município (Corumbá)
- Mato Grosso – Todos os municípios, Lei Estadual nº 7879/2002
- Paraná – 3 municípios
- Rio de Janeiro – Todos os municípios, Lei Estadual nº 4007/2002
- São Paulo – 102 municípios
- Tocantins – 1 município (Porto Nacional)
História da consciência negra
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Localizado no atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares, que era liderado por Zumbi, formava a resistência ao sistema escravocrata que vigorava.
Ali, os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.
O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil. A abolição ocorreu cerca de 193 anos após a morte de Zumbi.
Já o Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011, que instituiu a data o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sem obrigatoriedade de feriado.
Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em mais de mil municípios.
O Dia do Biomédico é comemorado anualmente em 20 de novembro no Brasil.
A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente.
De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica.
Origem do Dia do Biomédico
O Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, institui o dia 20 de novembro como Dia Nacional do Biomédico.
A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979.
O Dia do Auditor Interno é comemorado anualmente em 20 de Novembro, no Brasil.
A data tem o objetivo de homenagear o profissional responsável em observar e controlar o cumprimento das normas de uma empresa, uma instituição ou uma cidade inteira.
Dentro da Administração Pública, os auditores internos são responsáveis por controlar os gastos do serviço público, certificando-se que estão sendo aplicados em serviços que beneficiem o bem-estar de toda a comunidade (exemplo: educação, saúde, segurança, lazer e etc).
O auditor interno também tem a função de proteger a integridade dos patrimônios públicos, garantindo que o dinheiro que os cidadãos pagam nos impostos são destinados para a construção ou manutenção de bens públicos.
A palavra “auditor” tem origem do latim “audire” e significa “ouvir”.
Origem do Dia do Auditor Interno
O Dia do Auditor Interno é comemorado em 20 de Novembro em homenagem a fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra – em 1960, em São Paulo.
Esta entidade é a representante oficial dos auditores internos em todo o país, responsáveis por realizar formações e capacitação profissional para as pessoas da categoria.
A Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas completa 25 anos. A necessidade da criação de um documento que pudesse alcançar a eficácia dos direitos da criança fez com que, no Ano Internacional da Criança, em 1979, por iniciativa da Comissão da Polônia, a Comissão de Direitos Humanos da ONU começasse a pensar em um projeto de convenção.
Aprovada por unanimidade na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989 e assinada pelo Brasil em 26 de janeiro de 1990 (promulgada em 21 de novembro de 1990), a Convenção sobre os Direitos da Criança é o tratado sobre os direitos humanos mais ratificado na história. Suas diretrizes são oriundas da Declaração Internacional dos Direitos da Criança, que também faz aniversário e completa 55 anos no dia 20 de novembro. A data é considerada pela Organização das Nações Unidas, ONU, o Dia Universal da Criança.
Origens
Em 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Niceia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. No ano de 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo.
A Data
A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro, mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena. Os textos bíblicos mudam em todos os três anos (Ano A, B e C) para que possamos conhecer, plenamente, a figura de Jesus.
Encíclica Quas Primas do Papa Pio XI
Um Convite
Na Encíclica do Papa Pio XI, o Papa instituiu a festividade de Cristo Rei, realizando um convite para que o Cristo reine em nossa mente, e para que possamos agir com uma perfeita submissão, devendo estar firme e constante aos assentimentos, às verdades reveladas e à Doutrina de Cristo.
Cristo Reina
O Cristo reina, e precisamos estar em Sua Vontade, obedecendo às leis e aos preceitos divinos. Precisamos permitir que Ele reine em nosso coração, amando a Deus mais do que qualquer outra coisa, e estar unido somente a Ele.
Rei do Universo
O Cristo reina no corpo e nos membros que, como instrumentos, devem ser oferecidos a Deus e devem servir à santidade interior das almas. Se estas coisas forem colocadas em ações, mais facilmente serão levadas à perfeição.
Cristo reina!
Um Recomeço
A Solenidade nos chama a um recomeço, um novo caminho para os fiéis e aqueles que estão fora de seu reino ansiando e aceitando uma nova vida em Cristo, que nos acolhe pela sua infinita misericórdia. Que possamos trazer e nos aproximar de Cristo, não com relutância, mas com prazer, amor e mais santos. E que nossa vida seja conforme as leis do Reino divino, para que colhamos frutos felizes e abundantes; e, considerados por Cristo como servos bons e fiéis, nos tornamos participantes com Ele no Reino celestial de sua eterna felicidade e glória.
Minha oração
“ Senhor Jesus Cristo, lhe damos o trono do nosso coração e da nossa família. Rei em tudo o que somos e fazemos, em tudo o que nos pertence. Sabemos que debaixo do teu reinado seremos felizes e satisfeitos. Amém!”
Cristo Rei do Universo, rogai por nós!