O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e, a partir de 2024, é feriado nacional.
Consciência negra é o sentimento dos negros relativamente a sua história e a sua herança cultura. É essa consciência que encoraja a luta negra contra a discriminação.
O dia da consciência negra é comemorado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.
Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, representa a luta dos negros e a consciência negra.
Qual o objetivo de comemorar o Dia da Consciência Negra?
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância dos negros no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
Afinal, música, política, religião, gastronomia e várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.
História da consciência negra
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Localizado no atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares, que era liderado por Zumbi, formava a resistência ao sistema escravocrata que vigorava.
Ali, os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.
O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil. A abolição ocorreu cerca de 193 anos após a morte de Zumbi.
Já o Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011, que instituiu a data o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sendo feriado em alguns estados e cidades brasileiras.
Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional.
O Dia do Biomédico é comemorado anualmente em 20 de novembro no Brasil.
A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente.
De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica.
Origem do Dia do Biomédico
O Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, institui o dia 20 de novembro como Dia Nacional do Biomédico.
A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979.
A data tem o objetivo de homenagear o profissional responsável em observar e controlar o cumprimento das normas de uma empresa, uma instituição ou uma cidade inteira.
Dentro da Administração Pública, os auditores internos são responsáveis por controlar os gastos do serviço público, certificando-se que estão sendo aplicados em serviços que beneficiem o bem-estar de toda a comunidade (exemplo: educação, saúde, segurança, lazer e etc).
O auditor interno também tem a função de proteger a integridade dos patrimônios públicos, garantindo que o dinheiro que os cidadãos pagam nos impostos são destinados para a construção ou manutenção de bens públicos.
A palavra “auditor” tem origem do latim “audire” e significa “ouvir”.
Origem do Dia do Auditor Interno
O Dia do Auditor Interno é comemorado em 20 de Novembro em homenagem a fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra – em 1960, em São Paulo.
Esta entidade é a representante oficial dos auditores internos em todo o país, responsáveis por realizar formações e capacitação profissional para as pessoas da categoria.
Neste 20 de novembro, a ONU celebra o Dia da Industrialização da África. Este ano, o tema é: Compromisso Renovado para uma Industrialização Sustentável e pela Diversificação da Economia, numa tradução livre.
Desde 2018, o Dia é marcado com uma semana de eventos em várias partes do mundo.
Dentre as agências que participam das comemorações, estão a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido, e a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad.
Se comparada com o segundo trimestre do ano passado, a perspectiva para crescimento da produção de manufaturados este ano nos países africanos, com base em dados preliminares, é de 17,8%.
Há um ano, essa taxa de expansão teve uma queda de 17,1% por causa das medidas de combate à Covid-19.
A ONU lembra que o desenvolvimento industrial tem um papel fundamental para o crescimento econômico e sustentável dos países africanos. Além disso, a atividade industrial pode aumentar a produtividade, melhorar a capacitação da mão-de-obra e gerar empregos ao introduzir novos equipamentos e técnicas.
O Dia da Industrialização da África é também uma oportunidade de ressaltar que laços fortes de economias domésticas com indústrias também podem ajudar os países do continente a reduzir a exposição a choques externos, alcançar suas metas de alto crescimento e diversificar suas economias.
O Dia Mundial da Criança é uma ação anual do UNICEF para crianças, por crianças! Da mudança climática, educação e saúde mental ao fim do racismo e da discriminação, crianças e jovens estão levantando suas vozes sobre as questões que importam para sua geração e pedindo aos adultos que criem um futuro melhor.
Neste Dia, é mais importante do que nunca que suas ideias e demandas sejam ouvidas por todos, para que consiga um mundo mais igualitário e inclusivo.
20 de novembro é a data em que, em 1959, a Assembleia Geral da ONU adotou a Declaração dos Direitos da Criança. É também o dia em que, em 1989, foi adotada a Convenção sobre os Direitos da Criança. Desde 1990, o Dia Mundial da Criança marca ainda, o aniversário de adoção tanto da Declaração quanto da Convenção sobre os direitos da criança.
O Dia Mundial da Criança foi estabelecido em 1954 como Dia Universal da Criança a ser comemorado em 20 de novembro de cada ano para promover a união internacional, a conscientização e a melhoria do bem-estar das crianças todo o mundo.
É uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns.
O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC e sua origem é fortemente ligada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença. Normalmente seu início é lento, mas pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito. Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.
Embora a DPOC não tenha cura, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. É fundamental consultar um médico pneumologista para diagnóstico e tratamento adequados. A fisioterapia e os exercícios físicos com orientação profissional adequada de um fisioterapeuta também são aliados do paciente.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo tem DPOC e a estimativa é de que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta do ano de 2020.
Neste dia 20 de novembro, é celebrado o Dia do Técnico em Contabilidade. A profissão foi regulamentada pelo Decreto-lei 9.295/1946, mas foi cortada em 1º de junho de 2015, com a aprovação da Lei 12.249, em 11 de junho de 2010, que alterou o Artigo 12 da primeira legislação.
A medida foi tomada em razão de uma preocupação dos órgãos públicos com a qualidade do ensino técnico e a formação correta dos profissionais que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.
Apesar dos desafios enfrentados pela categoria, a extinção da carreira não revogou os direitos dos profissionais registrados nos Conselhos antes de 1º de junho.
Ambos podem trabalhar em escritórios, como autônomos, em bancos, instituições públicas, estabelecimentos de ensino e até mesmo departamentos de contabilidade de empresas privadas.
Solenidade de Cristo Rei do Universo
Origens
Em 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Niceia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. No ano de 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo.
A Data
A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro, mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena. Os textos bíblicos mudam em todos os três anos (Ano A, B e C) para que possamos conhecer, plenamente, a figura de Jesus.
Encíclica Quas Primas do Papa Pio XI
Um Convite
Na Encíclica do Papa Pio XI, o Papa instituiu a festividade de Cristo Rei, realizando um convite para que o Cristo reine em nossa mente, e para que possamos agir com uma perfeita submissão, devendo estar firme e constante aos assentimentos, às verdades reveladas e à Doutrina de Cristo.
Cristo Reina
O Cristo reina, e precisamos estar em Sua Vontade, obedecendo às leis e aos preceitos divinos. Precisamos permitir que Ele reine em nosso coração, amando a Deus mais do que qualquer outra coisa, e estar unido somente a Ele.
Rei do Universo
O Cristo reina no corpo e nos membros que, como instrumentos, devem ser oferecidos a Deus e devem servir à santidade interior das almas. Se estas coisas forem colocadas em ações, mais facilmente serão levadas à perfeição.
Cristo reina!
Um Recomeço
A Solenidade nos chama a um recomeço, um novo caminho para os fiéis e aqueles que estão fora de seu reino ansiando e aceitando uma nova vida em Cristo, que nos acolhe pela sua infinita misericórdia. Que possamos trazer e nos aproximar de Cristo, não com relutância, mas com prazer, amor e mais santos. E que nossa vida seja conforme as leis do Reino divino, para que colhamos frutos felizes e abundantes; e, considerados por Cristo como servos bons e fiéis, nos tornamos participantes com Ele no Reino celestial de sua eterna felicidade e glória.
Minha oração
“ Senhor Jesus Cristo, lhe damos o trono do nosso coração e da nossa família. Rei em tudo o que somos e fazemos, em tudo o que nos pertence. Sabemos que debaixo do teu reinado seremos felizes e satisfeitos. Amém!”
Cristo Rei do Universo, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 20 de novembro
- Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, São Basílio, mártir. († s. III)
- Em Ástigi, na Hispânia Bética, hoje Écija, na Espanha, São Crispim, bispo e mártir. († s. III)
- Em Doróstoro, na Mésia, hoje Silistra, na Bulgária, São Dásio, mártir. († c. s. IV)
- Em Turim, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, os santos Octávio, Solutor e Adventor, mártires. († s. IV)
- Em Vercelas, na Ligúria, no atual Piemonte, São Teonesto, mártir, em cuja honra Santo Eusébio edificou uma basílica. († a. 313)
- Em Benevento, na Campânia, também na região da Itália, São Doro, bispo. († s. V)
- Em Chalons-sur-Saône, na Borgonha, agora na França, São Silvestre, bispo, que aos quarenta anos do seu sacerdócio, pleno de dias e de virtudes, foi ao encontro do Senhor. († c. 520-530)
- No monte Jura, no território de Lião, na atual França, Santo Hipólito, abade e bispo. († c. 770)
- Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Gregório Decapolita, monge. († 842)
- Na Inglaterra, Santo Edmundo, mártir. († 869)
- Em Hildesheim, na Saxónia da Germânia, hoje na Alemanha, São Bernuardo, bispo. († 1022)
- Na Calábria, região da Itália, São Cipriano, abade de Calamízzi, que conservou fielmente as normas e os exemplos dos Padres orientais. († c. 1190)
- Em Hanoi, no Tonquim, hoje no Vietnam, São Francisco Xavier Can, mártir. († 1837)
- Em Véroli, no Lácio, região da Itália, a Beata Maria Fortunata, da Ordem de São Bento. († 1922)
- Próximo de Valência, na Espanha, as beatas Ângela de São José e catorze companheiras, virgens e mártires, uma era superiora geral e as outras religiosas da Congregação da Doutrina Cristã. († 1936)
- Em Picadero de Paterna,perto de Valência, a Beata Maria dos Milagres Ortells Gimeno, virgem da Ordem das Clarissas Capuchinhas e mártir. († 1936)
Fonte:
- Acidigital.com
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Vatican.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova