20ª Copa Assomasul: Nioaque e Jaraguari recebem etapas da competição neste final de semana

No próximo sábado, dia 16 de março, a cidade de Nioaque será palco da 20ª Copa Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), terceira etapa da primeira fase, reunindo servidores municipais do Executivo e Legislativo em um evento que vai além da competição esportiva. Seguindo o ritmo do torneio, no dia seguinte, 17 de março, a quarta etapa promete agitar Jaraguari, continuando o legado de intercâmbio cultural e fortalecimento dos laços entre os municípios participantes. Essa sequência de eventos reflete a essência da Copa Assomasul, que, há mais de duas décadas, promove o municipalismo em Mato Grosso do Sul.

Organizada pela Assomasul, a competição não apenas celebra a paixão nacional pelo futebol, mas também promove a integração, o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre os servidores municipais. Este contexto reforça o compromisso da Copa Assomasul com valores que transcendem o esporte, moldando um evento que, ano após ano, consolida-se como uma tradição no estado, cultivando a unidade e o espírito de equipe entre as diversas prefeituras envolvidas.

O presidente da Associação e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, tem a honra de receber a terceira etapa da primeira fase da 20ª Copa Assomasul em seu município. Ele ressalta que este evento vai além das quatro linhas do campo de futebol. “A 20ª Copa Assomasul representa mais do que uma simples competição de futebol. É um evento que fortalece os laços entre os municípios de Mato Grosso do Sul, promovendo a integração, o intercâmbio cultural e o bem-estar coletivo dos servidores municipais”, destaca o presidente. Este encontro esportivo não só celebra a paixão pelo futebol, mas também reforça a importância do municipalismo ativo, criando uma plataforma única para o compartilhamento de experiências e valores entre os participantes.

Ainda, ao reunir municípios em uma mesma sede para as partidas, a Copa gera um influxo de atividade econômica local. Em torno desses jogos, aproximadamente cinco municípios contribuem para a movimentação financeira, impulsionando o comércio e os serviços da cidade anfitriã, sendo não apenas como uma competição esportiva, mas como um meio de fortalecer a economia das comunidades envolvidas.

Além disso, a Copa cria oportunidades para o desenvolvimento de parcerias comerciais e networking entre os participantes. Os encontros durante os jogos não apenas fortalecem os laços entre os funcionários municipais, mas também facilitam a troca de experiências e ideias, incentivando a cooperação e o crescimento econômico conjunto.

Na edição atual, a 20ª Copa Assomasul contará com a participação de 60 equipes, reunindo aproximadamente 1.350 atletas em campo.

Embora os valores exatos para esta edição ainda estejam sendo finalizados, é esperado que a estrutura de premiação se mantenha alinhada com o histórico do torneio, oferecendo prêmios significativos que refletem o compromisso e o investimento na promoção do esporte e do municipalismo. Na edição anterior, o campeonato premiou o time vencedor de Aquidauana com R$ 18.000,00, seguido de Caarapó com R$ 14.000,00; Corumbá com R$ 10.000,00; e Porto Murtinho com R$ 6.000,00, além de troféus e medalhas, reconhecendo a excelência e o comprometimento dos atletas.

Mais do que uma competição, a Copa Assomasul se revela como uma celebração do municipalismo ativo, o evento não só destaca a paixão nacional pelo esporte como também serve como um lembrete do poder do futebol em criar pontes, aproximar pessoas e comunidades, reafirmando o compromisso da Assomasul com o desenvolvimento integral dos municípios sul-mato-grossenses.