Clube de Imprensa

21 de Junho – Dia da Mídia, Dia Mundial do Skate e Dia de São Luís Gonzaga

Dia do Mídia é comemorado nacionalmente em 21 de junho.

A data celebra os profissionais ligados à área da comunicação, seja na TV, rádio, jornais impressos ou internet. A mídia é o meio pelo qual determinada informação é transmitida.

Existe a mídia televisiva, mídia radiofônica, mídia eletrônica e mídia impressa, e todas possuem o mesmo objetivo de levar notícias, informação e entretenimento às pessoas.

A palavra vem do latim, porém o termo utilizado no Brasil vem diretamente de media, usado nos Estados Unidos para designar os mass media (meios de comunicação de massa, em português), no começo do século XX.

Dia do Mídia

Outra data que passou a ser bastante comemorada foi o Dia do Mídia Social (Social Media Day), em 30 de junho, com o surgimento e constante crescimento dos profissionais da comunicação que trabalham diretamente com a divulgação das informações através das redes sociais (Facebook, Twitter, blogs e etc).

A ideia para o Social Media Day surgiu com o site Mashable, especialista em informações do mundo das redes sociais e tecnologia.

Dia do Profissional de Mídia, ou simplesmente Dia do Mídia, é celebrado em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que trabalham diretamente com a mídia, ou seja, responsáveis em produzir e lidar com qualquer tipo de comunicação que seja direcionado para o público através dos veículos de comunicação.

Os profissionais de mídia podem atuar nos mais variados meios de comunicação, seja na TV, rádio, internet, impressos (jornais e revistas), agências de comunicação e etc.

Dia do Professional de Midia

Além disso, esses profissionais não precisam estar diretamente relacionados com a produção de conteúdo, mas também com o marketing, assessoria de comunicação, entre outras funções.

Essa é uma área que tem crescido e quem quer seguir a carreira precisa se dedicar e conquistar o seu espaço. Não basta ser criativo. O profissional de mídia precisa ser organizado e ter a cabeça aberta para planejar estratégias certeiras.

Um bom profissional de mídia precisa estar constantemente bem informado, ter criatividade, organização e planejamento para executar o seu trabalho com maestria e responsabilidade.

O termo “mídia” surgiu nos Estados Unidos, onde se começou a falar em meios de comunicação de massa – mass media, em inglês.

Dia do Aperto de Mão é comemorado internacionalmente em 21 de junho.

Um gesto que pode valer mais do que mil palavras! O aperto de mão é um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, e representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas.

Por isso, há apertos de mão que ficam para a história, tal como foi o do presidente Donald Trump, dos EUA, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, no dia 12 de junho de 2018 em Singapura.

Considerado um dos cumprimentos humanos mais antigos, o aperto de mão representa um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.

Homens cumprimentando-se com aperto de mão

Origem do aperto de mão

Segundo a simbologia deste gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.

Como não era comum as mulheres primitivas carregarem armas, assim como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente.

O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

Dia Mundial do Skate é comemorado em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todos os praticantes do skatismo, um tipo de esporte bastante popular em todo o mundo, principalmente entre os jovens.

Go Skateboarding Day (título original) foi criado em 2004, por iniciativa da International Association of Skateboards Companies – IASC (“Associação Internacional de Companhias de Skate”, em português), uma associação sem fins lucrativos fundada em 1994.

Bob Burnquist praticando skate
O brasileiro Bob Burnquist é um medalhista no X Games

Vários países ao redor do mundo aderiram a esta comemoração, inclusive o Brasil. Em várias cidades brasileiras é possível encontrar pistas de skate para a garotada se exercitar.

É o caso de São Paulo, onde há uma grande concentração de skatistas que se reúnem todos os anos no saguão do MASP e seguem para a Praça Roosevelt.

Aliás, há vários skatistas brasileiros renomados como:

  • Lincoln Ueda (1974)
  • Sandro “Mineirinho” Dias (1975)
  • Bob Burnquist (1976)
  • Letícia Bufoni (1993)

Vários eventos são organizados neste dia, promovendo apresentações ao público e competições amadoras entre os skatistas, por exemplo.

O principal objetivo do Dia Mundial do Skate é a diversão. Além disso, o desejo é promover a cultura e criatividade que envolve o skateboarding. Por isso, se você é praticante de skate ou tem vontade de experimentar esse esporte radical, hoje é o dia. Leve os equipamentos de proteção e divirta-se!

Dia do Intelectual é celebrado anualmente em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todas as pessoas que se dedicam ao ato de criação, imaginação, pensamento e reflexão sobre os mais diversos temas recorrentes da vida e do universo.

Normalmente, os intelectuais são indivíduos com um elevado senso crítico, mas não significa que são gênios, por exemplo. O intelectual é aquele que consegue refletir a partir de diferentes prismas.

Dia do Intelectual

O principal objetivo desta data é focar a atenção na importância da formação de profissionais e cidadãos intelectualizados, ou seja, com a criticidade necessária para questionar e debater temas inerentes à vida em sociedade, por exemplo.

No dia 21 de junho ainda se comemora o Dia do Mídia, uma data que celebra todos os profissionais ligados à comunicação.

Aliás, para poder transmitir conteúdos de qualidade e atuarem como legítimos “formadores de opinião”, os profissionais que trabalham com a mídia devem exercer o pensamento crítico e verdadeiramente intelectualizado.

Mulher pratica iogaMulher pratica iogaReprodução/Pixabay

Por milhares de anos, as pessoas recorreram à prática do yoga para se sentirem mais flexíveis, liberar o estresse e rejuvenescer sua saúde física e mental geral.

O Dia Internacional do yoga – que neste 21 de junho – pode ser o dia que inicia um novo hábito saudável.

O dia foi designado pelas Nações Unidas e o tema deste ano é “yoga para a humanidade”, com ênfase em “promover um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta Terra”.

ONU diz em seu site que a “essência do yoga é o equilíbrio — não apenas o equilíbrio dentro do corpo ou entre a mente e o corpo, mas também o equilíbrio na relação humana com o mundo. A yoga enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança.”

Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica em que ocorre o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões), dificultando a passagem do ar e provocando contrações ou broncoespasmos. Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco, o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.

Os principais sintomas são episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito; pode piorar à noite ou com atividades físicas.

A gravidade da asma varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave. É uma das doenças crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos, sendo considerada um problema mundial de saúde. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos.

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e respirar.

Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.

O Dia Mundial da Girafa celebra-se a 21 de junho.

Como é o animal mais alto, escolheu-se o dia mais longo do ano no hemisfério norte (e a noite mais longa do ano no hemisférico sul) para celebrar este animal.

O objetivo da data é promover a proteção das girafas pelo mundo inteiro. Estes animais encontram-se ameaçados pela ação do homem e pela degradação da natureza. No continente africano já só existem 90.000 girafas selvagens.

Neste dia realizam-se atividades especiais com a girafa no centro das atenções. Os jardins zoológicos e os parques de safari efetuam visitas que permitem o contacto direto com este longo animal.

As receitas das atividades realizadas ao abrigo do programa da Giraffe Conservation Foundation revertem a favor do estudo e da proteção das girafas no mundo selvagem.

Também se realizam concursos fotográficos e outras iniciativas que podem ser conhecidas no site oficial do evento anual.

A data celebrou-se pela primeira vez em 2014 por iniciativa da Giraffe Conservation Foundation.

São Luís Gonzaga, padroeiro dos jovens

Origens e nobreza

São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione, Itália. Era o primogênito de Marta Tana di Sántena e de Ferrante Gonzaga. Pertencente à nobreza, recebeu, por parte de sua mãe, a formação cristã e, da parte de seu pai, a motivação a ser príncipe.

Sua família tinha muitas posses, mas, graças ao amor de Deus, Luís desde cedo deixou-se possuir por esse amor, nunca se deixando influenciar pelo luxo e o poder.

Consagração a Virgem Maria

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação. E diante das zombarias e das incompreensões, ele dizia: “Busco a salvação! Busquem-na vocês também!”.

Jesuítas

Tinha 14 anos quando decidiu renunciar aos bens materiais e seguir os caminhos da fé. Entregando-se à caridade, ingressou no noviciado jesuíta. Após essa etapa, ele foi para Roma iniciar os estudos de Teologia. Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos.

Epidemia e páscoa

Neste período, uma grande epidemia de várias doenças se espalhava por Roma, deixando muitas vítimas. Compadecido com os doentes, com apenas 23 anos, Luís adoeceu e acabou falecendo, antes mesmo de tornar-se padre, no dia 21 de junho de 1591.

Padroeiro

Foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726, sendo proclamado “Patrono da Juventude”. Depois, foi nomeado protetor dos estudantes. São João Paulo II o nomeou, em 1991, padroeiro dos pacientes de AIDS. Suas relíquias estão na Igreja Santo Inácio, em Roma, e é venerado no dia de sua morte.

A minha oração

“Senhor, ensinai-me a também gastar a minha juventude em amor a Ti e a todos que necessitarem. Quero, como São Luís Gonzaga, ser capaz de renunciar a todos os amores terrenos e a me dedicar com grande fervor ao Teu chamado para a minha vida. Amém!”

São Luís Gonzaga, rogai por nós!

Outros beatos e santos celebrados em 21 de junho:

  • São Meveno ou Mévio, actualmente na França, abade, que, tendo nascido no País de Gales, se recolheu numa floresta da Bretanha, onde fundou um mosteiro. († s. VI)
  • São Leufredo, no território de Evreux, na Nêustria, também na actual França, abade, que fundou o mosteiro de La Croix-Saint-Ouen, ao qual presidiu durante cerca de quarenta e oito anos. († 738)
  • São Rodolfo, na atual França, bispo, que, pela sua grande solicitude pela vida sacerdotal, compôs, em colaboração com os presbíteros da sua Igreja, uma colectânea de capítulos dos Santos Padres e sentenças de cânones para uso pastoral. († 866)
  • São Raimundo, em Huesca, cidade de Aragão, região da Espanha, que era cónego regular quando foi nomeado bispo de Roda e de Barbastro e, porque não quis vencer os inimigos do nome cristão pela força das armas, foi três vezes expulso da sua sede. († 1126)
  • Beato Tomás Corsíni, religioso da Ordem dos Servos de Maria, em Orvieto, na Toscana, região da Itália. (1343)
  • São João Rigby, mártir, em Londres, na Inglaterra, que, detido e condenado à morte por se ter reconciliado com a Igreja católica no reinado de Isabel I, foi suspenso da forca em Southwark e esquartejado ainda vivo. († 1600)
  • Beato Tiago Morelle Dupas, presbítero e mártir, num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, que, sempre severo consigo e amável com os outros, durante a Revolução Francesa foi condenado à prisão por exercer o ministério paroquial no território de Poitiers e morreu de fome e inanição. († 1794)
  • Beata Liberata Ferrarons i Vives, virgem da Ordem Terceira Carmelita. († 1842)
  • São José Isabel Flores, em Zapotlanejo, localidade do México, presbítero e mártir no tempo da grande perseguição. († 1927)

Fontes:

  • Martirológio Romano – liturgia.pt
  • jesuitasbrasil.org
  • Vaticannews

– Produção e edição: Catarina Xavier – Comunidade Canção Nova