21 de junho – Início do Inverno, dia da mídia, dia do skate e São Luís Gonzaga

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Nesta terça-feira dia 21 de junho de 2022 comemoramos Início do Inverno, dia da mídia, dia do skate e São Luís Gonzaga

O Inverno tem início no dia 21 de junho de 2022 às 06h14 e termina em 22 de setembro de 2022, com o equinócio da primavera.

Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Gramado no inverno
No inverno, pode nevar na cidade de Gramado (RS)

Solstício de Inverno: início do inverno astronômico

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.

Solstícios e equinócios
Solstícios e Equinócios nos Hemisférios Norte e Sul

Observe que o solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.

Vale lembrar que se estivermos falando da estação meteorológica, período estabelecido para coincidir com o calendário que utilizamos, há a divisão em quatro períodos – primavera, verão, outono e inverno – de três meses.

Sendo assim, o inverno meteorológico é a estação no ano que ocorre nos meses de junho, julho e agosto de acordo com o ciclo anual de temperatura.

Quando acaba o inverno?

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, marcando o fim do inverno e começo da primavera.

O equinócio tem como principal característica o dia com a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Estações do ano em 2022 no Brasil

O inverno é a estação que vem após o outono e antecede a primavera. Confira a seguir a ordem das estações e as datas de início em 2022, de acordo com o horário de Brasília.

  • Outono: 20 de março de 2022, às 12h33;
  • Inverno: 21 de junho de 2022, às 06h14;
  • Primavera: 22 de setembro de 2022, às 22h04;
  • Verão: 21 de dezembro de 2022, às 18h48.

Dia do Mídia é comemorado nacionalmente em 21 de junho.

A data celebra os profissionais ligados à área da comunicação, seja na TV, rádio, jornais impressos ou internet. A mídia é o meio pelo qual determinada informação é transmitida.

Existe a mídia televisiva, mídia radiofônica, mídia eletrônica e mídia impressa, e todas possuem o mesmo objetivo de levar notícias, informação e entretenimento às pessoas.

A palavra vem do latim, porém o termo utilizado no Brasil vem diretamente de media, usado nos Estados Unidos para designar os mass media (meios de comunicação de massa, em português), no começo do século XX.

Dia do Mídia

Outra data que passou a ser bastante comemorada foi o Dia do Mídia Social (Social Media Day), em 30 de junho, com o surgimento e constante crescimento dos profissionais da comunicação que trabalham diretamente com a divulgação das informações através das redes sociais (Facebook, Twitter, blogs e etc).

A ideia para o Social Media Day surgiu com o site Mashable, especialista em informações do mundo das redes sociais e tecnologia.

Dia do Profissional de Mídia, ou simplesmente Dia do Mídia, é celebrado em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que trabalham diretamente com a mídia, ou seja, responsáveis em produzir e lidar com qualquer tipo de comunicação que seja direcionado para o público através dos veículos de comunicação.

Os profissionais de mídia podem atuar nos mais variados meios de comunicação, seja na TV, rádio, internet, impressos (jornais e revistas), agências de comunicação e etc.

Dia do Professional de Midia

Além disso, esses profissionais não precisam estar diretamente relacionados com a produção de conteúdo, mas também com o marketing, assessoria de comunicação, entre outras funções.

Dia do Aperto de Mão é comemorado internacionalmente em 21 de junho.

Um gesto que pode valer mais do que mil palavras! O aperto de mão é um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, e representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas.

Por isso, há apertos de mão que ficam para a história, tal como foi o do presidente Donald Trump, dos EUA, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, no dia 12 de junho de 2018 em Singapura.

Considerado um dos cumprimentos humanos mais antigos, o aperto de mão representa um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.

Homens cumprimentando-se com aperto de mão

Origem do aperto de mão

Segundo a simbologia deste gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.

Como não era comum as mulheres primitivas carregarem armas, assim como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente.

O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

Dia Mundial do Skate é comemorado em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todos os praticantes do skatismo, um tipo de esporte bastante popular em todo o mundo, principalmente entre os jovens.

Go Skateboarding Day (título original) foi criado em 2004, por iniciativa da International Association of Skateboards Companies – IASC (“Associação Internacional de Companhias de Skate”, em português), uma associação sem fins lucrativos fundada em 1994.

Bob Burnquist praticando skate
O brasileiro Bob Burnquist é um medalhista no X Games

Vários países ao redor do mundo aderiram a esta comemoração, inclusive o Brasil. Em várias cidades brasileiras é possível encontrar pistas de skate para a garotada se exercitar.

É o caso de São Paulo, onde há uma grande concentração de skatistas que se reúnem todos os anos no saguão do MASP e seguem para a Praça Roosevelt.

Aliás, há vários skatistas brasileiros renomados como:

  • Lincoln Ueda (1974)
  • Sandro “Mineirinho” Dias (1975)
  • Bob Burnquist (1976)
  • Letícia Bufoni (1993)

Vários eventos são organizados neste dia, promovendo apresentações ao público e competições amadoras entre os skatistas, por exemplo.

O principal objetivo do Dia Mundial do Skate é a diversão. Além disso, o desejo é promover a cultura e criatividade que envolve o skateboarding.

Dia do Intelectual é celebrado anualmente em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todas as pessoas que se dedicam ao ato de criação, imaginação, pensamento e reflexão sobre os mais diversos temas recorrentes da vida e do universo.

Normalmente, os intelectuais são indivíduos com um elevado senso crítico, mas não significa que são gênios, por exemplo. O intelectual é aquele que consegue refletir a partir de diferentes prismas.

Dia do Intelectual

O principal objetivo desta data é focar a atenção na importância da formação de profissionais e cidadãos intelectualizados, ou seja, com a criticidade necessária para questionar e debater temas inerentes à vida em sociedade, por exemplo.

Dia de São Luís Gonzaga é celebrado em 21 de junho.

Esta data homenageia o padroeiro da Juventude e dos Estudantes, de acordo com a Igreja Católica. São Luís Gonzaga desde cedo resistiu aos chamados mundanos e se entregou completamente à vida religiosa desde os 14 anos de idade.

Luís de Gonzaga nasceu na Itália em 9 de março de 1568, numa nobre família do Sacro Império. Como herdeiro dos títulos familiares, seu pai queria que o filho seguisse a carreira militar, mas o seu amor pela palavra de Deus fez com que abdicasse da nobreza e se dedicasse exclusivamente à religião.

O jovem fazia parte da recém-formada Companhia de Jesus, sendo os membros conhecidos por jesuítas.

Sao Luiz Gonzaga

Durante uma viagem a Roma, a fim de completar os seus estudos, Luís Gonzaga se deparou com uma epidemia de tifo que estava fazendo muitas vítimas pela região. Compadecido com o sofrimento das pessoas, o jovem jesuíta decidiu permanecer no local e ajudar os doentes.

No entanto, infelizmente, acabou por contrair a peste e morreu em 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos.

No Brasil, há um município no Rio Grande do Sul que se chama São Luiz Gonzaga em homenagem ao santo.

Oração a São Luís Gonzaga

“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado.

Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém.”

Dia Internacional do Yoga

O Dia Internacional do Yoga é celebrado a 21 de junho.

Foi escolhido o dia 21 em alusão ao solstício de verão. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5.000 anos, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. Além disso, vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.

Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Inicialmente chamado de Dia Mundial do Yoga, em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como “Dia Internacional do Yoga”.

Mulher praticando yoga ao ar livre

Benefícios do Yoga

Os praticantes de yoga destacam o bem-estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.

Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga.

Ao nível físico, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.

A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.

Yoga em Portugal

Portugal é um dos países com mais praticantes de yoga. Existem várias escolas de ensino de yoga e a modalidade é uma das mais procuradas pelo público feminino.

Dia Nacional de Controle da Asma

O dia 21 de junho marca o início do inverno no Brasil e, também, reforça os cuidados com uma importante doença crônica: a asma. A data, definida pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Controle da Asma, é oportunidade para esclarecer sobre o tema, sobretudo durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o relatório global da asma 2018( ​www.globalasthmareport.org​) estima -se que afete até 339 milhões de pessoas em todo o mundo. O ​Brasil é o 8º país em prevalência de asma (~10%) de acordo com a iniciativa global para a asma-GINA (​https://ginasthma.org/)​. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), no Brasil,  a prevalência de asma é de 20% entre os adolescentes, e apenas 12,3% dos asmáticos estão com a doença bem controlada.

 “Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, com episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito; pode piorar à noite ou com atividades físicas. A gravidade da asma varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave. É uma das doenças crônicas mais comuns, sendo considerada um problema mundial de saúde”

Os sintomas da doença geralmente são desencadeados por alérgenos, como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, stress e uma série de fatores.

Na maior parte dos casos, a doença tem controle por meio de um plano de ação definido junto ao médico e uso de medicamentos preventivos, como os corticoides inalatórios, isolados ou associados a broncodilatadores.

Diante da pandemia da COVID-19 e explosão de casos no Brasil, a SBPT alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem redobrar a atenção com as medidas de precaução ao novo coronavírus: higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o isolamento social e, se for necessário sair de casa, usar máscara, especialmente os portadores das formas mais graves da doença.

No posicionamento oficial sobre o manejo da asma, a SBPT informa que o tratamento deve ser mantido durante a pandemia e recomenda a vacinação do paciente contra a gripe e o pneumococo. Sobre os nebulizadores convencionais, a SBPT não recomenda o uso, por causa de micropartículas que podem carrear o vírus para o pulmão e o ambiente.

Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e respirar.

Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.

Sintomas:

O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãimbras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

A Esclerose Lateral Amiotrófica não afeta os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) e raramente atinge o funcionamento da bexiga, dos intestinos ou a capacidade de pensamento e raciocínio.

Tratamento:

O tratamento é multidisciplinar e o medicamento utilizado reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a vida do paciente.

Fisioterapia, reabilitação, uso de órteses, de uma cadeira de rodas ou outras medidas ortopédicas podem ser necessárias para maximizar a função muscular e o estado de saúde geral, conforme cada caso e de acordo com a evolução da doença.

A participação de um nutricionista é muito importante, pois os pacientes com ELA tendem a perder peso. A própria doença aumenta a necessidade de ingestão de alimentos e calorias. Ao mesmo tempo, os problemas de deglutição podem fazer com que seja difícil comer o suficiente. Os dispositivos respiratórios incluem máquinas usadas somente durante a noite e ventilação mecânica constante.

Possíveis complicações:

Em algum momento, de acordo com a evolução da doença, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) trará complicações, que podem ocorrer de forma isolada ou somadas:

– aspiração de comida ou líquido;
– perda da capacidade de cuidar de si mesmo;
– insuficiência pulmonar;
– pneumonia;
– escaras (úlceras de pressão);
– perda de peso acentuada;
– incapacidade de respirar sozinho;
– incapacidade de engolir;
– incapacidade de falar;
– morte.

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella

Ministério da Saúde