O Dia Nacional da Alimentação Escolar é comemorado anualmente em 21 de outubro.
Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.
Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.
Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% de crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso.
É essencial a introdução de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida do indivíduo e existem diversas opções baratas (e gostosas) para montar uma merenda escolar com qualidade.
Para ajudar nesta tarefa (que também deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis), foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que desde 1955 contribui para a construção e fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis para os alunos de educação básica das redes públicas de ensino.
Nesta data, as escolas costumam realizar palestras ou workshops direcionados aos responsáveis dos alunos, explicando e dando dicas de como manter a alimentação saudável para cada faixa etária.
O Dia do Ecumenismo é comemorado anualmente em 21 de outubro, no Brasil.
Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes vertentes do cristianismo – católica, protestante e pentecostal.
O Ecumenismo também é reconhecido como um momento de confraternização e desejo de paz na humanidade, abrangendo todos os campos do conhecimento, com harmonia e respeito.
Atualmente, vários outros estados brasileiros também celebram o ato ecumênico no dia 21 de outubro, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
Em outros estados brasileiros, como no Pará e no Amazonas, o Dia do Ecumenismo é celebrado em 23 de setembro.
Origem do Dia do Ecumenismo
O Dia do Ecumenismo começou a ser celebrado no Distrito Federal, como uma homenagem ao Templo da Boa Vontade, que foi fundado em 21 de outubro de 1989 por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).

O Templo da Boa Vontade é tido como um símbolo do ecumenismo na capital brasileira, recebendo pessoas de todas as religiões e filosofias com total igualdade.
O dia do securitário é comemorado anualmente no Brasil na terceira segunda-feira do mês de outubro.
Neste dia devemos nos lembrar do profissional responsável pela venda de seguros de vida, de automóvel, de previdência privada, de incêndios, de saúde, de riscos marítimos e muitos mais.
Além disso, o securitário aconselha os clientes, a fim de que esses possam escolher o melhor tipo de seguro para si ou seus bens, e faz a gestão das diferentes apólices que lhe foram confiadas.
Uma apólice de seguro é algo que ninguém deseja utilizar. No entanto, como diz o ditado, “mais vale prevenir que remediar”. Assim, este profissional é essencial para nos ajudar a minimizar os riscos que estamos expostos cotidianamente.
Origem do Dia Nacional do Securitário
A data foi estabelecida pela Lei nº 12.640, de 15 de maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, como Dia Nacional do Securitário.
Em 2004 havia sido promulgado o Projeto de Lei nº 1143/2003 (estadual), do deputado José Carlos Stangarlini, de São Paulo, o qual instituía o Dia Nacional do Securitário/Previdenciário.
A primeira vez que os securitários foram homenageados, no entanto, foi no dia 18 de outubro de 1971, por sugestão do presidente do sindicato do Rio de Janeiro, Álvaro Faria de Freitas.
Em 21 de outubro de 1985, a profissão de Economista Doméstico foi oficializada pela Lei 7.387, sendo regulamentada no ano seguinte pelo Decreto 92.524.
Desde então o Economista Doméstico vem ganhando espaço em setores da sociedade como comércio, indústria, escolas e o setor de habitação. O profissional da área é focado em melhorar a qualidade de vida, aumentar a eficiência em rotinas, decidir o melhor uso dos recursos e outras inúmeras funções que o tornam indispensável para a manutenção econômica e social da sociedade.
Santa Úrsula e as onze companheiras mártires
Origens
Santa Úrsula nasceu no ano 362. Filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra, a fama de sua beleza se espalhou, e ela passou a ser desejada por vários pretendentes (embora Úrsula tenha feito um voto secreto de consagração total a Deus). Seu pai acabou aceitando a proposta de casamento feita pelo duque Conanus, um general de exército pagão, seu aliado.
A Preparação para o Casamento
Santa Úrsula foi educada nos princípios cristãos. Por isso, ficou muito triste ao saber que seu pretendente era pagão. Quis recusar a proposta, mas, conforme costume da época, deveria acatar a decisão de seu pai. Pediu, então, um período de três anos para se preparar. Ela esperava converter o general Conanus durante esse tempo ou então encontrar um meio de evitar o casamento, mas não conseguiu nem uma coisa nem outra.
A Partida
Conforme o combinado, ela partiu para as núpcias, viajando de navio, acompanhada de onze jovens, virgens como ela, que iriam se casar com onze soldados do duque Conanus. Há lendas e tradições que falam em onze mil virgens, em vez de onze apenas. Mas outros escritos da época e pesquisas arqueológicas revelaram que foram mesmo onze meninas.
Santa Úrsula: esposa de todos os Reis da Terra, Jesus Cristo
Páscoa
Foram navegando pelo rio Reno e chegaram à Colônia, na Alemanha. A cidade havia sido tomada pelo exército de Átila, rei dos hunos. Eles mataram toda a comitiva, sobrando apenas Úrsula, cuja beleza deixou encantado o próprio Átila. Ele tentou seduzi-la e propôs-lhe casamento. Ela recusou, dizendo que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. Átila, enfurecido, degolou pessoalmente a jovem no dia 21 de outubro de 383. Em Colônia, uma Igreja guarda o túmulo de Santa Úrsula e suas companheiras.
Companhia de Santa Úrsula
Durante a Idade Média, a italiana Ângela de Mérici fundou a Companhia de Santa Úrsula com o objetivo de dar formação cristã às meninas. Seu projeto foi que essas futuras mamães seriam multiplicadoras do Evangelho, catequizando seus próprios filhos. Foi um avanço, tendo em vista que, nesta época, a preocupação com a educação era voltada apenas para os homens. Segundo a fundadora, o nome da ordem surgiu de uma visão que ela teve.
Atualmente, as Irmãs Ursulinas, como são chamadas as filhas de Santa Ângela, estão presentes nos cinco continentes, mantendo acesas as memórias de Santa Ângela e Santa Úrsula.
Minha oração
“As santas mártires — que deram o testemunho de Cristo com seu próprio sangue, além de viverem dedicadas à educação cristã —, intercedei pelas religiosas que propagam o carisma e sede um auxílio materno a todos que recorrem a ti. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Santa Úrsula, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 21 de outubro:
- Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Dásio, Zótico e Caio. († 303)
- Na ilha de Chipre, Santo Hilarião, abade, que, foi fundador e exemplo da vida eremítica nesta região. († c. 371)
- Comemoração de São Malco, monge, cuja ilustre vida ascética em Marónia, perto de Antioquia da Síria, na atual Turquia.(† s. IV)
- Em Bordéus, na Aquitânia, na atual França, São Severino, bispo. († s. V)
- Em Laon, na Gália, na França, Santa Cilínia, mãe dos santos bispos Princípio de Soissons e Remígio de Reims. († d. 458)
- Em Lião, hoje na França, a comemoração de São Viador, leitor, que foi discípulo e ministro de São Justo, bispo de Lião, e o acompanhou no ermo do Egito e na sua morte. († d. 481)
- Em Tréveris, na Austrásia, atualmente na Alemanha, São Vendelino, eremita. († s. VII)
- Em Marselha, na Provença da Gália, na hodierna França, São Mauronto, bispo, que foi também abade do mosteiro de São Vítor. († c. 780)
- Em Cortona, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Pedro Capúcci, presbítero da Ordem dos Pregadores. († 1445)
- Em Nishizaka, colina de Nagasaki, Julião Nakaura, religioso da Companhia de Jesus e mártir. († 1633)
- Em Seul, na Coreia, São Pedro Yu Tae-ch’ol, mártir. († 1839)
- Em Montes de Saja, na Cantábria, no litoral da Espanha, o Beato Estanislau Garcia Obeso, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir. († 1936)
- Em Belencito, na Colômbia, Santa Laura de Santa Catarina de Sena, virgem, que, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena. († 1949)
Fonte:
- Arquisp.org.br
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova