23 de Outubro – Dia da Força Aérea Brasileira, Dia do Aviador e Dia de São João de Capistrano

Dia da Força Aérea Brasileira é comemorado anualmente em 23 de outubro.

Assim como o Exército e a Marinha, a Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três Forças Armadas do Brasil.

Fundado oficialmente em 20 de janeiro 1941, o Ministério da Aeronáutica foi criado espelhando outros modelos de organização das forças aéreas, principalmente a Força Aérea Real (Reino Unido, 1918), a Regia Aeronautica (Itália) e a Força Aérea da França, ambos na década de 1920.

Inicialmente, a FAB tinha como principal objetivo vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial e após o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, a Força Aérea Brasileira se juntou pela primeira vez numa guerra, combatendo pelos Aliados contra a Alemanha Nazista.

FAB

Origem do Dia da Força Aérea Brasileira

Esta data é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 23 de outubro de 1906 se consagrou como o “pai da aviação” por se tornar o primeiro ser humano a voar a bordo de uma aeronave, o 14 BIS.

A Lei nº 218, de 4 de julho de 1936, decreta o dia 23 de outubro como Dia do Aviador, e também em homenagem a Santos Dumont, o Dia da Força Aérea Brasileira é celebrado nesta data, de acordo com o calendário oficial.

Dia do Aviador é comemorado em 23 de Outubro.

A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. As pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX.

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.

A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!

No dia 23 de Outubro também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.

Santos Dumont a bordo do 14-Bis
Santos Dumont a bordo do 14-Bis

No período de 2010 a 2019, foram efetivadas 2.732 vacâncias no BCB (por aposentadoria, posse em outro cargo imaculável, falecimento, dentre outros). Ademais, no final do ano de 2019, um total de 325 servidores adquiriram as condições para aposentadoria. Em maio de 2019, o BCB encaminhou ao Ministério da Economia solicitação de autorização para realização de concurso. O documento ressaltou as novas atribuições do BCB e a necessidade de prover o quadro mínimo para assegurar a continuidade do cumprimento da sua missão.

O BCB promove mobilidade interna dos servidores e busca a sua alocação de acordo com o perfil necessário para as vagas e também para o equilíbrio entre a efetividade organizacional e a qualidade de vida no trabalho. Na rodada de mobilidade de 2019, 96 servidores foram realocados.

São João de Capistrano, patrono dos capelães militares

Origens

Capistrano, em Abruzzo, é a cidade natal de São João de Capistrano, filho de um barão alemão, que logo se mudou para Perugia para estudar direito. Rapidamente fez carreira, tornou-se jurista e governador da cidade, mas com a ocupação desta pela família Malatesta foi preso.

Chamado na prisão

É na prisão que descobre que o Senhor o chama; assim, uma vez que sai, torna-se sacerdote da Ordem dos Frades Menores. Entre os franciscanos, João trata da pregação, da defesa da ortodoxia católica e da reforma da Ordem por dentro. É a sua pregação, sobretudo no Advento e na Quaresma, que inflama as pessoas, provoca conversões, renova espiritualmente as populações que o ouvem.

Amizade em Deus

Nesse período, São João de Capistrano conheceu Bernardino de Siena, também frade franciscano, de quem se tornou amigo. Bernardino explica-lhe a sua particular devoção ao Nome de Jesus, condensado na sigla IHS, que é “Jesus salvador dos homens”: seria o próprio João quem o defendesse das acusações de heresia.

São João de Capistrano: combatente das heresias e mentiras

Reformador da Ordem

São João de Capistrano também está envolvido em desmascarar o “fraticellismo”, a prática de difundir doutrinas disfarçadas pela Regra franciscana e declaradas heréticas pela Igreja. Por isso, São João de Capistrano é considerado um dos maiores reformadores da Ordem e apelidado de “Coluna da Observância”. Ele também será responsável por combater a prática da usura.

Combatente das heresias

Em 1453, a capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, cai. O sentimento de ameaça ao cristianismo se avulta devido ao avanço imparável do islamismo e dos turcos: para muitos, começa a ser uma preocupação forte e concreta. São João de Capistrano, em nome do Papa Nicolau V, está na Áustria com 12 companheiros para evangelizar as terras europeias mais negligenciadas e combater as heresias generalizadas, mas logo tudo isso fica em segundo plano.

Em total dedicação à causa do evangelho, ele começa a viajar pela Europa central na tentativa de recrutar homens. Grande resposta terá entre as populações húngaras, as mais expostas às ameaças dos turcos. À frente de um exército de cinco mil homens, parte então para Belgrado: o objetivo é romper o cerco da cidade operada pela frota fluvial liderada por Mohammed II.

Páscoa

Uma semana depois, vem a vitória terrena, que transforma o frade idoso em general vitorioso. No caminho de volta, no entanto, prostrado de fadiga e tendo contraído a peste, São João de Capistrano  morreu no convento de Ilok, na atual Croácia, em 23 de outubro de 1456. Canonizado por Alexandre VII, em 1690, é padroeiro dos capelães militares desde 1984.

Minha oração

“ Ao general celeste, rogamos a sua proteção sobre os soldados e suas autoridades. Sede o exemplo dos padres capelães e militares, assim como daqueles que são combatentes à fé e defensores das heresias. Dai-nos a tua coragem na evangelização. Amém.”

São João de Capistrano, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 23 de outubro

  • Perto de Cádiz, na Bética, região da Hispânia, os santos Servando e Germano, mártires. († s. IV in.)
  • Na antiga Pérsia, os santos mártires João, bispo, e Tiago, presbítero. († 344)
  • Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, São Teodoreto, presbítero e mártir. († c. 362)
  • Em Colónia, na atual Alemanha, a comemoração de São Severino, bispo. († c. 400)
  • Em Pavia, na Ligúria, hoje na Lombardia, Itália, a comemoração de São Severino Boécio, mártir. († 524)
  • Em Siracusa, na Sicília, Itália, São João, bispo. († c. 609)
  • Em Ruão, na Nêustria, na atual França, São Romão, bispo. († c. 644)
  • No território de Herbauge, perto de Poitiers, na Aquitânia, hoje na França, São Bento, presbítero. († a. s. IX)
  • Em Constantinopla, hoje Istambul, Santo Inácio, bispo. († 877)
  • Em Rumsey, na Inglaterra, Santa Etelfleda, abadessa. († s. X)
  • Em Campugliano, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, Santo Alúcio.(† 1134)
  • Em Mântua, na Lombardia, Itália, o Beato João Bom, eremita, que fundou uma Congregação sob a Regra de Santo Agostinho. (†1249)
  • Em Milão, na Lombardia, o Beato João Ângelo Porro, presbítero da Ordem dos Servos de Maria. († 1506)
  • Na Inglaterra, o Beato Tomás Thwing, presbítero e mártir. († 1680)
  • Em Valenciennes, na França, as beatas Maria Clotilde Ângela de São Francisco de Bórgia e cinco companheiras, virgens e mártires. († 1794)
  • Em Tho-Duc, cidade do Anam, atualmente no Vietnam, São Paulo Tong Viet Buong, mártir. († 1833)
  • Em Reims, na França, o Beato Arnaldo, religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. († 1890)
  • Em Ciudad Real, na Espanha, os beatos mártires Ildefonso da Cruz e Justiniano de São Gabriel da Senhora das Dores, presbíteros da Congregação da Paixão, e quatro companheiros religiosos. († 1936)
  • Em El Saler, na Espanha, o Beato Leonardo Olivera Buera, presbítero e mártir. († 1936)
  • Em Benimaclet, na Espanha, os beatos Ambrósio Leão , Florêncio Martinho Honorato André, religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártires. († 1936)

Fonte:

  • Martirológio Romano
  • Santiebeati.it
  • Vaticannews.va
  • Vatican.va

– Pesquisa e redação: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova
– Produção e edição:  Melody de Paulo