O Dia do Sorvete é comemorado anualmente em 23 de setembro.
O sorvete é uma das iguarias preferidas das pessoas em épocas de calor, pois além de ser gostoso (e ter vários sabores), também é refrescante.
Como o Brasil é um país predominantemente tropical, o consumo do sorvete é massivo.
Mas as pessoas se enganam em achar que os brasileiros estão entre os maiores apreciadores de sorvete do mundo.
De acordo com um ranking mundial, o Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem esta sobremesa.
Esta data teria sido criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) com o intuito de promover esta delícia gelada.
A escolha do dia 23 de setembro marca o início da subida das temperaturas no Brasil, período este em que o consumo de sorvetes passa a ser maior.
Origem do Sorvete
O sorvete surgiu há mais de 4 mil anos na China, a partir de uma mistura de leite, arroz e neve, formando uma sobremesa que se assemelha a um granizado contemporâneo.
Apenas no século XIII, através do explorador Marco Polo, que se aventurou por terras chinesas e lá aprendeu o processo de confecção do sorvete, é que esta iguaria chegou à Europa.
O Dia do Soldador é celebrado no dia 23 de setembro.
Neste dia recordamos aqueles profissionais que são responsáveis por manipular materiais como o aço e o ferro transformando-os em objetos e estruturas úteis e essenciais para nosso cotidiano.
O soldador deve combinar força física com habilidades manuais, pois pode soldar tanto uma ponte como pequenas estruturas que requerem mais delicadeza.
Por manipular materiais quentes, trabalhar em ambientes com muito barulho e estar exposto ao fogo, o soldador deve ter muito cuidado com sua proteção. Desta forma, ter um equipamento adequado e respeitar as regras de segurança é fundamental nesta carreira.
Você sabia que os profissionais de nível técnico têm uma data especial? É o dia 23 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. A data foi estabelecida pela Lei 11.940 de 2009, que foi sancionada por José Alencar Gomes da Silva.
A escolha do dia 23 de setembro se deu em referência à assinatura do decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, pelo então presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909. De lá para cá, os profissionais de nível técnico foram ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem mais de 70 milhões de surdos em todo o mundo. Mais de 80% deles vivem em países em desenvolvimento. Coletivamente, eles usam mais de 300 línguas de sinais diferentes.
Essas línguas são naturais e estruturalmente distintas das línguas faladas. Há também uma língua de sinais internacional, que é usada por surdos em reuniões internacionais e informalmente quando viajam e socializam. É considerada uma forma não tão complexa quanto as naturais e tem um léxico limitado.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (em inglês) reconhece e promove o uso das línguas de sinais. Deixa claro que elas são iguais em status às línguas faladas e obriga os Estados Partes a facilitar o seu aprendizado e promover a identidade linguística da comunidade surda.
No Dia Internacional são celebrados os esforços coletivos de pessoas surdas, governos e representantes da sociedade civil, para reconhecer e promover as mais de 300 línguas de sinais nacionais diferentes em todo o mundo.
23 de setembro é a data de criação da Federação Mundial de Surdos, em 1951 e o Dia Internacional das Línguas de Sinais foi celebrado pela primeira vez em 2018.
Em 23 de setembro de 1.999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, inspirados pelo exemplo da Argentina, que em 23/9/1.913, promulgou a Lei Palácios, criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e a corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.
O tráfico de pessoas pode ser definido como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.
A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos”. (Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Palermo, 2000)).
23 de setembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate ao Estresse, um problema muito recorrente mas que muitas vezes não é levada a sério.
De acordo com dados da Previdência Social, entre 2012 e 2016, no Brasil, as condições mentais e emocionais ocuparam o 3º lugar no ranking como motivos para afastamento do trabalho, e o estresse pode ter contribuído para muitos desses casos. Falamos isso, porque ele pode desencadear problemas como depressão e ansiedade e até mesmo hipertensão e alterações na tireoide.
O que causa o estresse?
Ao longo dos anos, as mudanças de rotina e o crescimento das cidades contribuíram para que as pessoas – independente de sua faixa etária – ficassem cada vez mais ocupadas, mas o estresse não está relacionado apenas a esses fatores externos; também está ligado ao modo como lidamos com as emoções do dia a dia, seja de alegria, emoção, decepção, tristeza ou medo, e isso varia de pessoa para pessoa.
O Dia dos Filhos é comemorado anualmente em 23 de setembro.
Esta data foi criada com o intuito de ajudar a fortalecer os laços filiais que ligam pais e filhos.
No agitado mundo contemporâneo, muitos pais trabalham muito e acabam não aproveitando os momentos livres para acompanhar o cotidiano e relação com seus próprios filhos e filhas.
No Dia dos Filhos, o objetivo é justamente chamar a atenção dos pais e dos filhos para que possam repensar suas rotinas e separar um tempo especial dedicado exclusivamente à família.
Na realidade, o dia 23 de setembro é a comemoração do Dia dos Filhos em Portugal, que começou a se popularizar nas terras brasileiras, a exemplo da tradição portuguesa.
E, além do dia 23 de setembro, nos últimos anos também tem sido comum celebrar o dia dos filhos em 5 de abril.
Já nos Estados Unidos, os americanos comemoram anualmente, em 11 de agosto, o National Son’s and Daughter’s Day (Dia Nacional do Filho e da Filha), uma data criada para incentivar os pais a passarem mais tempo com seus filhos e filhas.
Os sul-coreanos também têm uma data destinada aos seus filhos: o Dia dos Verdadeiros Filhos, data promovida pela Igreja da Unificação e celebrada no primeiro dia do décimo mês do calendário lunar.
Origens
São Pio nasceu em 25 de maio de 1887, no seio de uma família de camponeses, em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento, filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.
Ele foi batizado no dia seguinte com o nome de Francesco Forgione. Aos 12 anos, recebeu o sacramento da Confirmação e da Primeira Comunhão. Aos 16 anos, entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de Frei Pio.
Vida Sacerdotal
Em 1910, recebeu a ordenação sacerdotal. Seis anos depois, entrou para o Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, onde dedicava muitas horas do dia ao sacramento da Confissão. O cume das suas atividades pastorais era a celebração da Santa Missa. Ele se definia “um pobre frade que reza”. “A oração – afirmava – é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus”.
Vocação
Padre Pio viveu em plenitude a vocação de contribuir para a redenção do homem, segundo a missão especial que caracterizou toda a sua vida e que realizou por meio da direção espiritual dos fiéis, pela reconciliação sacramental dos penitentes e pela celebração da Eucaristia. O momento mais alto de sua atividade apostólica foi aquele em que celebrou a Santa Missa. Os fiéis que dela participaram perceberam o ápice e a plenitude de sua espiritualidade.
Caridade
O amor de Deus o encheu, satisfazendo todas as suas expectativas; a caridade era o princípio inspirador de seus dias: Deus ser amado e ser amado. Sua preocupação particular: crescer e fazer crescer na caridade.
Ele expressou o máximo de sua caridade para com o próximo, ao acolher, por mais de 50 anos, muitas pessoas que acorreram ao seu ministério e ao seu confessionário, ao seu conselho e ao seu conforto. Era quase um cerco: procuravam-no na igreja, na sacristia, no convento. E ele se entregou a todos, vivificando a fé, distribuindo graça, trazendo luz. Mas sobretudo nos pobres, nos sofredores e nos doentes, ele viu a imagem de Cristo e se entregou especialmente por eles.
Ao nível da caridade social, trabalhou para aliviar a dor e a miséria de muitas famílias, principalmente com a fundação da “Casa Alívio do Sofrimento”, inaugurada em 5 de maio de 1956.
A Fé
Para Padre Pio, fé era vida: ele queria tudo e fazia tudo à luz da fé. Ele estava assiduamente engajado em oração. Passava o dia e a maior parte da noite conversando com Deus. A fé sempre o levou a aceitar a misteriosa vontade de Deus.
Ele sempre esteve imerso em realidades sobrenaturais. Não só era um homem de esperança e de total confiança em Deus, mas incutia estas virtudes em todos os que se aproximavam dele, com palavras e exemplo.
Confiança em Deus
A virtude da fortaleza brilhava nele. Logo compreendeu que seu caminho seria o da Cruz e o aceitou com coragem e por amor. Ele experimentou os sofrimentos da alma por muitos anos. Durante anos ele suportou as dores de suas feridas com admirável serenidade.
Quando teve que passar por investigações e restrições em seu serviço sacerdotal, aceitou tudo com profunda humildade e resignação. Diante de acusações e calúnias injustificadas, sempre se calou, confiando no julgamento de Deus, de seus superiores diretos e de sua própria consciência.
Páscoa
Sua saúde, desde a juventude, não foi muito próspera e, principalmente nos últimos anos de sua vida, declinou rapidamente. A Irmã Morte o pegou preparado e sereno em 23 de setembro de 1968, aos 81 anos. Seu funeral foi caracterizado por um concurso de pessoas completamente extraordinário.
Via de Santificação
Foi beatificado em 02 de maio de 1999. Em 16 de junho de 2002, foi proclamado Santo pelo Papa João Paulo II, que afirmou na sua homilia: “A vida e a missão do Padre Pio são um testemunho das dificuldades e dores, que, se aceitos por amor, se transformam em um caminho privilegiado de santidade, que se abre ainda mais rumo a perspectivas de um bem muito maior, aceitável somente pelo Senhor”. Na notificação da canonização de São Pio de Pietrelcina, apresenta a motivação de sua canonização:
“A Igreja, ao inscrever o Beato Pio de Pietrelcina no Registo dos Santos, oferece aos fiéis uma imagem viva da bondade do Pai, imitador apaixonado de Jesus Crucificado e instrumento dócil do Espírito Santo ao serviço dos fiéis enfermos em corpo e espírito.”
Seus restos mortais são venerados em San Giovanni Rotondo, no santuário dedicado a ele.
Minha oração
“Tu foste modelo de entrega de vida, mas, acima de tudo, modelo de sacerdote e vítima, rogai pelos padre do mundo todo. Socorrei os teus filhos espirituais e aqueles que querem juntar-se a eles. Dai a nós um ardente amor a Jesus, como tu tiveste. Amém!”
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 23 de setembro
- Comemoração dos santos Zacarias e Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Senhor.
- Em Roma, a comemoração de São Lino, papa, a quem, segundo o testemunho de Santo Irineu, os Apóstolos confiaram o episcopado da Igreja fundada na Urbe e que São Paulo recorda como seu companheiro. († s. I)
- Em Capo Miseno, na Campânia, região da Itália, São Sósio, diácono e mártir. († c. 305)
- Em Ancona, no Piceno, hoje nas Marcas, também região da Itália, a comemoração de São Constâncio, porteiro da igreja. († s. V)
- Em Iona, ilha da Escócia, Santo Adamnano, presbítero e abade. († 704)
- Na África setentrional, os santos André, João, Pedro e António, mártires. († d. 881)
- Em Veneza, cidade do Vêneto, região da Itália, o Beato Pedro Acotanto, monge, que recusou humildemente o cargo de abade e preferiu viver recluso no mosteiro. († c. 1187)
- Em Bolonha, cidade da atual Emília-Romanha, também na Itália, a Beata Helena Duglióli Dall’Ólio. († 1520)
- Em Tlaxcala, no México, os beatos Cristóvão, António e João, mártires. († 1527-1529)
- Em Kingston, nas margens do Tâmisa, na Inglaterra, o Beato Guilherme Way, presbítero e mártir. († 1588)
- Em Montreal, no Canadá, a Beata Maria Emília Tavernier, religiosa, que, depois de perder o esposo e os filhos, fundou a Congregação das Irmãs da Providência. († 1851)
- Em Benisa, povoação da província de Valência, na Espanha, o Beato Vicente Ballester Far, presbítero e mártir. († 1936)
- Em Benicalap, povoação da mesma província da Espanha, as beatas Sofia Ximénez Ximénez, mãe de família, Maria da Purificação de São José e Maria de Santa Sofia, virgens do Instituto das Irmãs Carmelitas da Caridade, mártires. († 1936)
- Em Cracóvia, na Polônia, a Beata Bernardina Jablonska, virgem, fundadora da Congregação das Irmãs Servas dos Pobres. († 1940)
- Em Varsóvia, também na Polônia, o Beato José Stanek, presbítero da Sociedade do Apostolado Católico e mártir. († 1944)
Fonte:
- Causesanti.va
- Martirológio Romano
- Santiebeati.it
- Vaticannews.va
- Vatican.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova