O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro.
Neste dia, no ano de 1848, a vila de Manaos foi elevada à categoria de cidade, inicialmente chamada de Barra do Rio Negro. Por isso, este foi o dia escolhido para as comemorações de aniversário da capital amazônica.
Manaus é a cidade com mais habitantes na região Norte do Brasil. Segundo estimativa de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cidade possui 2.219.580 habitantes.
História de Manaus
A origem da cidade está na fundação, em 1669, do forte de São José do Rio Negro, que daria início ao núcleo urbano.
Construído pelos portugueses, o forte tinha como função combater as investidas espanholas ao território amazônico. Pouco a pouco a urbe aumentaria, seria elevada à vila em 1838, e à cidade, em 24 de outubro de 1848. O nome do lugar tem suas raízes na nação indígenas dos “manaós” que viviam por ali.
Manaus cresceria com a demanda mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex deixou marcas arquitetônicas, como palacetes e um dos símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas.

Após a criação da borracha sintética, a cidade entraria em decadência econômica. No entanto, com a ditadura militar, Manaus volta a chamar a atenção do governo por conta da política de segurança nacional.
São realizadas obras, como a Transamazônica (1972), e regulamentada a Zona Franca de Manaus (1967) com o objetivo de atrair investimentos e povoamento à região. O propósito foi alcançado, mas os bairros periféricos foram ocupados de maneira desordenada e a população dobrou em apenas duas décadas.
Hoje, a cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil; assim como ponto de referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental.
Festa para Celebrar o Aniversário de Manaus
O dia da fundação de Manaus é uma oportunidade ótima para conhecer mais a cultura local. A grande atração dos últimos anos tem sido o desfile dos integrantes do “Boi Manaus”, quando diversas agremiações de bois-bumbás da cidade se revezam para animar o público.
No entanto, para quem gosta de outros gêneros musicais, há shows de MPB e música instrumental, bem como apresentações teatrais. Igualmente, os amantes da boa mesa tem a oportunidade de ir a eventos gastronômicos, onde é possível degustar as delícias da culinária amazônica e internacional.
O aniversário de Goiânia é celebrado no dia 24 de outubro (feriado municipal), com direito a um tradicional desfile cívico-militar, além de concertos e outras atividades culturais.
Fundada em 1933, Goiânia, uma das maiores cidades do nosso país, é conhecida pela sua área verde, o que faz dela o município com mais área verde por habitante do Brasil e quase do mundo, ficando atrás apenas de Edmonton, localizada no Canadá.
Na década de 30, Goiânia foi a primeira cidade brasileira planejada. Atílio Corrêa Lima (1901-1943) foi o seu planejador urbanístico.
Tudo aconteceu em decorrência do movimento Marcha para o Oeste, do governo Getúlio Vargas, que com o objetivo de acelerar o progresso da região, começou a incentivar a deslocação das pessoas para o Centro-Oeste. A cidade foi planejada para abrigar 50 mil pessoas, onde hoje vivem mais de 1 milhão de goianos.
Antes, a capital do estado era a Cidade de Goiás, também chamada de Goiás Velho, e sua arquitetura era barroca. A nova capital, no estilo Art Déco, acabou se tornando o maior patrimônio do estilo Art Déco na América Latina.
Jovem e já detentora de tantos títulos importantes, a capital de Goiás ainda ostenta a qualidade de ser uma das melhores cidades brasileiras para se viver. Essa posição tem em conta indicadores de saúde, segurança, educação, entre outros.

“Em 24 de outubro, celebra-se o Dia da ONU – Organização das Nações Unidas –, em referência à data de sua fundação, que ocorreu no ano de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações — extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial. Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho do referido ano, o que deu origem à ONU, cujo funcionamento entrou em vigor, então, no dia 24 de outubro, data que, portanto, marca o seu aniversário.”
Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação
O Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento celebra-se anualmente a 24 de outubro, sendo uma data que consta do calendário da ONU – Organização das Nações Unidas.
Foi escolhido o dia 24 de outubro para a celebração desta data comemorativa já que foi neste dia, em 1970, que se aprovou a Estratégia Internacional para o Desenvolvimento.
Além disso, porque neste dia celebra-se também o Dia das Nações Unidas, organização fundada a 24 de outubro de 1945.
Este dia foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública mundial para os problemas de desenvolvimento e para a necessidade de unir esforços internacionais para os resolver.
É através da informação que se consegue refletir sobre questões de ordem económica e social, afinal, a informação alarga o âmbito de pesquisas.
As comemorações de dias internacionais tem como intuito mobilizar a população para problemas mundiais e envolver as pessoas para se unirem em busca da sua resolução.

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas). Pode provocar ou não paralisia.
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. Se as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição forem infectadas, a doença pode ser mortal. O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.
Santo Antônio Maria Claret, fundador dos Claretianos e Claretianas
Origens
Santo Antônio Maria Claret nasceu em Sallent, uma cidade próxima de Barcelona, em 1807. De uma família numerosa, foi educado de modo profundamente cristão. Distinguiu-se logo pela sua devoção à Virgem Maria e à Eucaristia, mas, como em todas as famílias numerosas, teve que dar uma mão. Por isso, dedicou-se à atividade de tecelão junto com seu pai. Porém, sabia bem que o seu lugar não era aquele.
Vida Sacerdotal
Santo Antônio Maria Claret ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos. Abandonou tudo e ingressou para o seminário, pois almejava um sacerdócio santo. Aos 28 anos, foi ordenado sacerdote. Dedicou-se de corpo e alma ao serviço ministerial, desejando consagrar-se nas difíceis missões da Espanha.
Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria
Seu ideal, entretanto, ultrapassava os limites de sua paróquia. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Santo Antônio Maria Claret, com amigos sacerdotes, tratou de fundar a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como Claretianos.
Santo Antônio Maria Claret: Grande Impulsionador da Fé na Mãe de Deus
O Carisma
O Carisma era evangelizar todos os setores por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: “Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!”. Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos. Conta-se que, ao chegar às terras cubanas, foi logo visitar e consagrar o apostolado a Nossa Senhora do Cobre.
Evangelizador
Com os amigos, o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret evangelizou milhares de almas, isso por meio de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Não obstante, em Cuba, em 1855, com a ajuda da venerável Maria Antônia Paris, fundou o ramo feminino da Congregação: as “Religiosas de Maria Imaculada” também chamadas “Missionárias Claretianas”.
A Missão: Evangelizar pela caridade de Cristo
Páscoa
Em 1857, a Rainha da Espanha convocou Antônio para voltar a Madrid, e teve de obedecer, para ser seu Confessor. Ligado à monarquia espanhola, seu destino mudou, em 1868, foi exilado, com a rainha, para Paris, onde continuou as suas pregações. Em Roma, participou do Concílio Vaticano I, no qual defendeu a infalibilidade do Pontífice. Enfim, refugiou-se no mosteiro de Fontfroide, em Narbona, na França, onde faleceu em 1870.
Via de Santificação
Foi beatificado, em 1934, pelo Papa Pio XI, e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.
Oração de Santo Antônio Maria Claret
“Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Antônio Maria Claret, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”
Minha oração
“Zeloso pastor das almas, pedimos a tua graça sobre os ramos claretianos, para que sigam fielmente o teu exemplo e carisma, a fim de que, assim, o nome de Jesus seja amado e adorado em todos os cantos do mundo. Amém.”
Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 24 de outubro:
- Em Hierápolis, na Frígia, hoje Turquia, os santos Ciríaco e Claudiano, mártires. († data inc.)
- Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Proclo, bispo, que proclamou com firmeza a Bem-aventurada Virgem Maria como Mãe de Deus. († 446)
- Em Nagran, na Arábia, a paixão dos santos Aretas, príncipe da cidade, e trezentos e quarenta companheiros, no tempo do imperador Justino e de Du Nuwas. († 523)
- Na região de Tours, na Nêustria, França, São Senóquio, presbítero, que construiu um mosteiro numas ruínas antigas. († 576)
- No mosteiro de Vertou, na Gália,França, São Martinho, diácono e abade, que São Félix, bispo de Nantes, enviou para converter os pagãos. († s. VI)
- No Brabante da Austrásia, hoje na Bélgica, Santo Evergislo, bispo de Colónia e mártir. († c. 590)
- Na Bretanha Menor, na atual França, São Maglório, que, segundo a tradição, foi discípulo de Santo Iltuto, sucedeu a São Sansão como bispo de Dol. († c. 605)
- Em Coutances, na Nêustria, na atual França, São Fromundo, bispo, que fundou o mosteiro de monjas de Ham e exerceu o ministério pastoral. († s. VII)
- Em Hué, no Anam, hoje no Vietnam, São José Lê Dang Thi, mártir, que, sendo militar no tempo do imperador Tu Duc, foi encarcerado por ser cristão. († 1860)
- Em Como, na Itália, São Luís Guanella, presbítero, que fundou a Congregação dos Servos da Caridade e também a das Filhas de Santa Maria da Providência. († 1915)
- Em Ronco all’Ádige, na província de Verona, na Itália, o Beato José Baldo, presbítero, que, fundou a Congregação das Pequenas Filhas de São José. († 1915)
Fonte:
- Arquisp.org.br
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
- Santiebeati.it
- Vaticannews.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova