Clube de Imprensa

25 de Abril – Dia da Contabilidade, Dia Mundial do Pinguim e Dia de São Marcos

Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril.

A data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, o dia 25 de abril se comemora o Dia da Contabilidade e não o Dia do Contabilista.

O curso de ensino superior (bacharel) em Ciências Contábeis é a preparação para o profissional que deseja seguir a carreira da contabilidade.

No Brasil, os profissionais da área comemoram a profissão em várias datas diferentes, por exemplo: Dia do Empresário da Contabilidade (12 de janeiro); Dia do Contador (22 de setembro); Dia do Técnico em Contabilidade (20 de novembro).

Origem do Dia da Contabilidade

O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, no entanto, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

Dia 25 de Abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Malária, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, com a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela fêmea do mosquito do gênero Anopheles quando se infecta ao picar uma pessoa doente. No Brasil, existem três espécies de Plasmodium que estão associados à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae. Entre os vetores do gênero Anopheles cinco espécies são principais responsáveis pela transmissão da doença no Brasil: An. darlingi, An. aquasalis, An. albitarsis, An. Anopheles (Kerteszia) cruzii e An. (Kerteszia) bellator.

Entre os sintomas, os mais comuns são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. O período de incubação varia de oito a 17 dias, podendo, entretanto, chegar a vários meses, em condições especiais.

Hoje, 25 de abril é celebrado o dia do despachante aduaneiro, uma das profissões mais antigas e importantes do comércio exterior brasileiro.

Sua origem está ligada à atividade exercida na época pelos caixeiros que ficavam responsáveis por despachar as mercadorias importadas, por volta de 1850 com a publicação do Primeiro Código Comercial, promulgado por Dom Pedro II.

De lá para cá, o exercício do despacho aduaneiro evoluiu assim como todo o comex.

A figura do despachante aduaneiro evoluiu também em importância para a economia internacional sendo considerado hoje como um parceiro estratégico de qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado internacional.

O Dia Mundial do DNA é comemorado em 25 de abril, celebração que completou 69 anos em 2022. Porém, nesse ano a data ganha ainda mais relevância por acontecer depois de um avanço significativo na ciência com a conclusão do Projeto Genoma Humano (HUGO), ocorrida no final de março. O projeto promete trazer novos conhecimentos sobre a saúde, longevidade, bem-estar, inteligência, dentre outros aspectos da vida humana.

O dia passou a ser comemorado a partir de 1953, quando os cientistas James Watson, Francis Crick, Maurice Wilkins, Rosalind Franklin e outros colegas publicaram artigos na revista Nature com o objetivo de desvendar a estrutura da molécula de DNA. De acordo com Euclides Matheucci, cofundador e diretor científico da DNA Consult, empresa que faz parte do laboratório de biotecnologia Grupo DNA, outros pesquisadores já haviam contribuído para elucidação dessa estrutura antes disso, mas a publicação foi um divisor de águas.

“A data de 25 de abril de 1953 é significativa, pois representa a abertura de uma grande janela na pesquisa científica com o fornecimento das bases para a Genética Molecular, Biologia Molecular e Biotecnologia. Estas áreas estão em constante crescimento e contribuem para diferentes setores”, explica.

Projeto Genoma Humano

O HUGO começou na década de 1990, mas foi apenas em 2003 que sequenciou cerca de 92% do genoma humano. O sequenciamento completo veio justamente no dia 31 de março de 2022, com a publicação de um artigo científico na revista Science. O estudo foi feito por uma equipe de cerca de 100 cientistas do consórcio internacional Telomere-to-Telomere (T2T).

​​​​​​​O Dia Mundial das Raparigas e Mulheres nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) é comemorado a 25 de abril. O tema deste ano é Liderança, para sublinhar a necessidade crítica de modelos femininos fortes nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Embora as mulheres ocupem atualmente 40% das profissões altamente qualificadas a nível mundial, a sua participação em domínios relacionados com as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) continua a ser baixa.

25 de abril, comemora-se o Dia Internacional de Combate à Alienação Parental. A alienação parental é forma de abuso psicológico que se caracteriza por um conjunto de práticas promovidas ou induzidas por um dos pais, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância. A intenção é impedir, dificultar ou destruir os vínculos com o outro genitor.
Hoje, dia 25 de abril, é comemorado no mundo todo o Dia do Pinguim. A data tem o objetivo de conscientizar a importância dessas aves e os desafios que elas têm enfrentado ao longo dos anos em seus habitat naturais. Essa data foi criada por cientistas de uma estação chamada McMurdo, centro de pesquisa norte-americano na Ilha Ross, na Antártida. Eles notaram que muitos da espécie pinguins-de-adélia retornavam todos os anos, justamente no dia 25 de abril, ao mesmo local de partida. Posteriormente, iniciavam seus rituais de acasalamento.

São Marcos, o primeiro a escrever os ensinamentos de Jesus

Origem
Marcos era de família judaica, também conhecido no livro dos Atos do Apóstolos com o nome de João Marcos (cf. At 12, 12). Era filho de Maria, que, segundo a tradição, seria uma viúva de boas condições financeiras naquela época. Sua mãe, possivelmente, foi quem colaborou com os primeiros cristãos, abrigando-os em sua casa no início do cristianismo.

Interessante
Alguns biblistas cogitam a possibilidade de ter sido a casa da família de Marcos usada por Jesus e pelos Apóstolos durante a última ceia.

Vida
Mesmo Marcos não sendo um dos doze Apóstolos, é provável que ele tenha conhecido Jesus. Muitos estudiosos da área bíblica acreditam que Marcos foi o rapaz que largou o lençol, única roupa em que estava coberto, fugindo nu no momento em que Jesus era preso no Getsêmani (Mc 14, 51-52).

São Marcos: descreveu e transmitiu as principais pregações de São Pedro sobre Jesus

Primeiras famílias cristãs
O que se sabe com precisão é que São Marcos era primo de Barnabé, figura importante na difusão do cristianismo.  Marcos foi grande companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária, além de permanecer ao seu lado hora de sua morte.

Discípulo de Pedro
Marcos foi fiel discípulo de São Pedro, em Roma. Pedro demonstrou tal afeição por Marcos que o chamou carinhosamente de “meu filho” (cf. 1Pd 5, 13). Foi sob a inspiração do Espírito Santo que Marcos escreveu em seu evangelho os ensinamentos do grande Apóstolo Pedro, tornando-se assim o seu intérprete, registrando as pregações do grande Apóstolo.

Os registros do primeiro evangelho
A principal missão do evangelista Marcos foi descrever e transmitir as principais pregações de Pedro sobre Jesus. São Marcos tornou-se um grande modelo, pois seguiu com fidelidade a ordem de ir pelo mundo inteiro pregando o evangelho a toda criatura. Seu evangelho é o menor entre os quatro evangelistas, porém, é considerado o primeiro a ser escrito, servido de base para os evangelistas Mateus e Lucas. Seu conteúdo é um urgente convite para conhecermos com profundidade quem é Jesus.

São Marcos: Padroeiro de Veneza

Páscoa
Após os martírios de São Pedro e São Paulo, Marcos dirigiu-se para Alexandria, sendo reconhecido como evangelizador e primeiro Bispo desta parcela da Igreja. Marcos morreu entre os anos 68 e 72, acredita-se que foi martirizado em Alexandria, no Egito. No ano de 825, suas relíquias foram transportadas para a cidade de Veneza, onde até hoje é venerado como Padroeiro.

Minha oração
“Que a exemplo de São Marcos, sejamos fiéis, amigos e companheiros uns dos outros no serviço da evangelização, levando com coragem a Palavra de Deus ao mundo inteiro, despertando nos corações o desejo de conhecer quem é Jesus Cristo.”

São Marcos Evangelista, rogai por nós!


Outros santos e beatos que a Igreja faz memória em 25 de abril

  • Beatos mártires André Solá y Molist, presbítero Claretiano, José Trindade Rangel Montano, presbítero, e Leonardo Pérez Lários, no México. († 1927)
  • Santo Aniano, bispo de Alexandria, no Egito, foi o primeiro bispo desta cidade depois de São Marcos. († c. 67)
  • Santos Pasícrates e Valenciano, mártires, que, pela confissão da fé em Cristo como único Deus. († c. 302)
  • São Febádio, bispo, que escreveu um livro contra os arianos e protegeu o seu povo da heresia, na França. († c. 393)
  • Santo Estêvão, bispo e mártir, que sofreu muitos ataques dos hereges que se opunham ao Concílio de Calcedónia. († 479)
  • São Clarêncio, bispo, na França. († s. VII)
  • Santo Ermino, abade e bispo, intensamente aplicado à oração e dotado do espírito de profecia, que sucedeu a Santo Usmaro, na atual Bélgica. († 737)
  • Santa Franca, abadessa, que decidiu entrar na Ordem Cisterciense e passava frequentemente toda a noite em oração na presença de Deus, na Itália. († 1218)
  • Beato Bonifácio Valperga, bispo, insigne pela sua caridade e humildade, na Itália. († 1243)
  • Beatos Roberto Anderton e Guilherme Marsden, presbíteros e mártires, que foram condenados à morte por terem entrado como sacerdotes na Inglaterra. († 1586)
  • São Pedro de São José Betancur, irmão da Ordem Terceira de São Francisco. († 1667)
  • São João Piamarta, presbítero, que, fundou em Bréscia (Itália) o Instituto dos Pequenos Artesãos e, nas proximidades de uma colónia agrícola, e fundou também a Congregação da Sagrada Família de Nazaré. († 1913)

Fontes:

  • Liturgia das horas – Volume II
  • Missal Cotidiano da Assembleia Cristã – Paulus Editora
  • Livro “Falar com Deus” – Volume VI. Autor: Francisco Fernández-Carvajal – Editora Quadrante Editora.
  • Bíblia TEB
  • Bíblia CNBB
  • vaticannews.va

– Pesquisa: Diácono Bruno Antonio – Comunidade Canção Nova
– Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova