Clube de Imprensa

25 de Julho – Dia de São Cristovão, Dia de São Tiago Menor e Dia do Colono

As autoridades reforçaram o desejo de integração e acesso de toda a população ao transporte coletivo e mobilidade da cidade – Foto: Thales Ferreira

O prefeito Ary Vanazzi assinou nesta quinta-feira (20), o Decreto Municipal 10.483/2023 que estabelece passe livre no transporte público de São Leopoldo durante o dia 25 de julho. A data marca o aniversário da cidade e os 199 anos da Imigração Alemã no Brasil. A assinatura foi no palco da Vila Germânica, na São Leopoldo Fest 2023.

“A São Leopoldo Fest não é uma festa para uma parte da sociedade, e sim para toda a comunidade, incluindo os que moram mais distantes e mais humildes. Todos devem ter a oportunidade de comemorar o aniversário da Imigração Alemã e o aniversário da nossa cidade”, declarou.

O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica.

Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo: São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e peregrinos.

O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho no Brasil.

Esta data é uma homenagem aqueles que se dedicam às palavras escritas. Sejam nos textos científicos ou fictícios, os escritores precisam ter a grande habilidade de entreter os leitores.

Para isso, é necessário um vasto conhecimento de vocabulários, da gramática e ortografia, além de uma boa dose de criatividade e conhecimentos gerais do mundo.

A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo.

O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho.

Este dia é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país.

Nesta data, as cooperativas de motoristas de cada estado organizam campanhas de conscientização para que a população e condutores saibam da responsabilidade do ato de dirigir.

O Dia de Santiago Maior ou São Tiago Maior é celebrado em 25 de julho.

Esta data homenageia um dos mais fiéis discípulos de Cristo, o primeiro entre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pelo Evangelho: São Tiago Maior, que também é conhecido como Tiago Zebedeu e Tiago Boanerges.

Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, irmão do também apóstolo João, o Evangelista. Ao ser chamado por Cristo para ser seu apóstolo, Tiago abandonou tudo que tinha e seguiu Jesus.

O Dia da Mulher Negra Latina e Caribenhaé celebrado dia 25 de julho. Nessa mesma data, também é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Em 1992, um grupo de mulheres negras oriundas dos países da América Latina reuniu-se em Santo Domingos, na República Dominicana, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas.

Dia Mundial de Prevenção do Afogamento

O Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, lembrado nesta terça-feira (25), terá monumentos de várias cidades iluminados de azul. Trata-se de um evento global para lembrar as quase 6 mil vidas perdidas todos os anos no Brasil por afogamento. A ideia é convocar todos a se tornarem protagonistas da prevenção. Em Santos, o local escolhido foi o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, que liga a Avenida Martins Fontes à Avenida Nossa Senhora de Fátima.

O Dia Mundial foi declarado em abril de 2021 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi designada a coordenadora e facilitadora das ações. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), parceira da OMS na luta contra afogamentos, coordena nacionalmente a campanha.