Clube de Imprensa

26 de Dezembro – Dia de São Estevão e Dia da Lembrança

O Dia de Santo Estêvão é comemorado anualmente em 26 de dezembro.

Esta é uma data celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, que homenageiam o santo considerado o primeiro mártir da história do cristianismo, por este motivo é chamado de protomártir.

Santo Estevão era um apaixonado pela sua fé, sendo conhecido por ser “cheio do Espírito Santo”. Adorava sair pelas ruas pregando a palavra de Jesus Cristo e, por esta razão, chamava muita atenção dos judeus e hebreus que perseguiam os cristãos naquela época

Dia da Lembrança
girl in a gray jacket is sitting on the sofa and looking at old photos in a photo album

O Dia da Lembrança é festejado um dia após a celebração do Natal, que comemora o nascimento de Jesus Cristo, ou seja, em 26 de Dezembro.

O Dia da Lembrança está no nosso calendário oficial de celebrações, mas nunca houve de fato uma explicação clara para que esse tenha sido escolhido como um dia para lembrar, e como um dia para se comemorar o ato de lembrar.

O que se imagina é que o dia 26 de Dezembro foi escolhido por acontecer logo depois do Natal, e como essa celebração já nos obriga a retomar muitas reflexões e pensamentos seria um bom momento para instituir o dia da lembrança. Pesquisadores e historiadores também fomentam esse mesmo pensamento.

Além disso, o dia da lembrança também retoma a ideia que os antigos romanos cultivavam, de que o coração era o centro da nossa memória e, portanto, o verdadeiro responsável pelas nossas recordações. Não é por acaso que no nosso vocabulário está a expressão “de cor”, que basicamente significa lembrar ou saber algo de coração.

Pular para o conteúdo