Clube de Imprensa

26 de Março – Dia do Cacau, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia e Dia do Mercosul

O fruto cacau, sementes e chocolate. Foto: Africa Studio / Shutterstock.com

Dia do Cacau é comemorado em 26 de março.

O cacau é a principal matéria-prima para a produção do chocolate. Por isso, muitas pessoas também consideram o dia 26 de março como o Dia do Chocolate.

O cacau é um fruto típico da América Central e do Sul, mas também é amplamente encontrado em algumas regiões da África e Ásia.

Atualmente, o Brasil assume o posto do quinto maior produtor de cacau do planeta, sendo que 95% da produção nacional é da Bahia.

E como celebrar o Dia do Cacau? Além de comer muito chocolate (como é óbvio!) esta data também é útil para debater (principalmente nas escolas) o papel econômico que o cacau representou para o país, em especial para a região sul da Bahia.

Origem do Dia do Cacau

A criação do Dia do Cacau é uma iniciativa do deputado Atayde Armani (DEM-ES), com a intenção de promover um debate sobre como encontrar soluções para a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia.

O Aniversário de Porto Alegre é comemorado no dia 26 de março. Esta data não é feriado municipal.

Fundada em 1772 por 60 casais de portugueses açorianos, que tinham sido mandados pelo rei de Portugal para povoar a região sul do Brasil, a cidade completou 245 anos em 2017.

A capital dos gaúchos foi fundada como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, nome que foi alterado um ano depois para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.

Seu lema é “Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre” e sua padroeira é Nossa Senhora mãe de Deus.

Imagem de Porto Alegre

Popularmente chamada de “POA”, Porto Alegre é considerada uma das cinco cidades mais arborizadas do Brasil. Além dessa característica, outras são orgulho dos seus habitantes:

  • Porto Alegre já foi considerada uma das melhores capitais brasileiras para se viver;
  • O município possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais;
  • A cidade foi destacada entre as cem cidades mais ricas a nível mundial.

Em 26 de março, anualmente, as pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa – é um dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a epilepsia.

O Purple Day (Dia Roxo) foi criado em 2.008, por Cassidy Megan, uma criança canadense com nove anos de idade na época. Com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), Cassydi escolheu a cor roxa para representar a epilepsia, por achar que a flor de lavanda, frequentemente associada com a solidão, representava os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas relativamente evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise não for tão aparente.

O dia do MERCOSUL comemora o nascimento do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), como um processo de integração dos países do Cone Sul. Este ato foi consolidado com a assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de marco do ano de 1991 pelos Estados Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Atualmente o pacto ampliou-se para mais além do aspecto comercial, gerando acordos sobre educação, trabalho, direitos humanos e saúde. Este pacto é uma figura que reflete a intenção de integração e unidade entre os países membros.

Com o objetivo de lembrar esta data tão significativa, a Presidência Pro Tempore Paraguaya (PPTP) propõe a abordagem pedagógica no âmbito desta comemoração, a partir das diferentes áreas curriculares, na semana que corresponde entre os dias 23 a 27 de março deste ano.

Ter um dia dedicado a algo sugere uma atenção especial em determinado tema. Se é o Dia da Pizza, vamos comer pizza, se é o Dia da Água, vamos pensar em formas de poupá-la.

Há quem diga que existe data para tudo, mas, em meio a tantas datas comemorativas, você não encontra nenhuma que seja verdadeiramente a sua cara. Bem, se isso é problema, é caso para dizer que ele acabou. Afinal, dia 26 de março é o Dia de Criar seu Próprio Feriado.

Surpreso com a notícia? Nós explicamos como tudo aconteceu.

brasileiro de folga e feliz
Imagem gerada por inteligência artificial

Eis que surge o Dia de Criar seu Próprio Feriado

A ideia da criação do Dia de Criar seu Próprio Feriado é do Thomas e da Ruth Roy, criadores de várias datas comemorativas, como Dia de Levar suas Plantas para Passear, 27 de julho, ou o Dia da Geladeira Assombrada, 30 de outubro.

Para você ter ideia da criatividade desses dois, o Dia de Levar suas Plantas para Passear sugere que as pessoas saiam com a sua plantinha preferida e deem um passeio juntas. Já pensou andar pelas ruas abraçado a um vasinho?

Após terem criado tantas comemorações, eles acharam que as pessoas deveriam usufruir do mesmo prazer de criar as suas próprias datas, atendendo aos gostos diferentes de cada um.

As datas malucas que eles criaram foram inseridas no Chase’s Calendar of Events, uma publicação que desde 1957 reúne datas, entre feriados, datas históricas, aniversários de pessoas famosas, etc, de vários lugares do mundo.

Algumas inspirações para a invenção do seu dia único

Pense nas coisas de que você mais gosta, por exemplo, se você gosta muito de verde ou se é um louco por saladas, por que não criar o Dia de Comer Só Comida Verde?

homem comendo comida verde
Imagem gerada por inteligência artificial

O seu dia especial pode se tornar muito divertido se você juntar os seus amigos nessa comemoração (que até pode ser criada em conjunto). Então, que tal desafiá-los a latir antes de responder alguma coisa no Dia de Latir Antes de Responder a Qualquer Pergunta?

E se, por exemplo, você e os seus amigos gostam de cantar, cantem! Uma sugestão é cantar uma música que contenha a última palavra falada nas conversas. Pronto! Acabamos de criar o Dia da Última Palavra Cantada.

Agora é a sua vez. Aproveite a oportunidade e invente a sua comemoração especial para o dia 26 de março.

São Ludgero, obediente a Deus acima de tudo


Formação
Nasceu em 745, em Suescnom, na Frísia. Pertencia a uma família nobre. Desde criança, dedicou-se aos estudos e à vida religiosa. O empenhado São Ludgero foi formado como discípulo de São Gregório, no mosteiro, e, depois, de Alcuíno de York, reitor de uma escola muito famosa em sua época. Voltando à sua terra natal, Alberico suscitou-lhe o presbiterato, quando foi ordenado sacerdote em Colônia, no ano de 777.

Controvérsias
Ludgero se dedicou à evangelização da região pagã da Frísia, através da pregação, onde São Bonifácio sofrera o martírio. Converteu multidões, fundou diversos mosteiros e construiu muitas igrejas. Por causa das instabilidades onde morava e a revolta de Widukindo, foi para Roma procurando aconselhar-se com o Papa Adriano II e, após um longo retiro, sentiu-se indicado por Deus a tornar-se beneditino no monte Cassino. Com a vitória de Carlos Magno, em 787, Ludgero pôde voltar ao seu território no qual dedicou-se à evangelização dos saxões.

O bispado
Em 802, depois de ter evangelizado e fundado o mosteiro de Werden, Hildebaldo, o arcebispo de Colônia ordenou-o bispo em Munster, sendo o primeiro daquele local. Ali anexou lugares à sua diocese na Frísia e fundou o mosteiro de Helmstad. Em seu ministério, teve embates com o imperador, mas nunca se submeteu a ele em detrimento da vontade de Deus, o qual obedecia acima de tudo.

Ministério
Seu trabalho foi rodeado de milagres e profecias, mas, acima de tudo, por uma forte pregação da Palavra, na qual era capaz de converter multidões. Além disso, destacou-se por construir igrejas e mosteiros, além de formar sacerdotes segundo a vontade de Deus.

Previu sua morte
Mesmo em meio às enfermidades, nunca deixou de implementar o Reino de Deus. Porém, previu sua morte e foi o que aconteceu em 26 de março de 809, sendo enterrado no mosteiro de Werden.

Município de Ludgero (SC)
O município foi colonizado por alemães vindos da Colônia Teresópolis. Os colonizadores chegaram na década de 1860, provenientes da região de Münster, principalmente de Heek, que também tem Ludgero como padroeiro. Tal migração deu-se a partir de 1873, principalmente devido à baixa fertilidade do solo do local e ao abandono por parte do governo.

A minha oração
“Ó saudoso bispo, que, com tão grande amor nos ensinaste a servir incansavelmente a Jesus como um exímio pastor, nos dignai a servir de tal modo que vos imite e sejamos luz em meio a este mundo.”

São Ludgero, rogai por nós!


Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 26 de março:

  1. Em Roma, junto à Via Labicana, São Cástulo, mártir. († data inc.)
  2. Os santos ManuelSabinoQuadrato e Teodósio, mártires na Anatólia, na atual Turquia, († data inc.)
  3. Santo Eutíquio, subdiácono de Alexandria. († 356)
  4.  São Pedro, bispo, irmão mais novo de São Basílio Magno. Morreu em Sebaste, na antiga Arménia, hoje Sivas, na Turquia. († c. 391)
  5.  São Bercário, primeiro abade de Hautvillers e de Montier-en-Der, no território de Champagne, actualmente na França.(† 685)
  6. Em Montalbano, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, os santos Barôncio e Desidério, eremitas. († s. VII)
  7.  Beata Madalena Catarina Morano, virgem do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em Catânia, cidade da Sicília, na Itália.  († 1908)

Fontes:

  • franciscanos.org.br
  • vaticannews.va
  • Martirológio Romano
  • Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
  • Livro “Relação dos Santos e Beatos da Igreja” – Prof Felipe Aqui [Cléofas 2007]

– Pesquisa: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

– Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova