26 de Setembro – Dia dos Primos, Dia Nacional dos Surdos e São Cosme e São Damião

Dia Interamericano das Relações Públicas é celebrado anualmente em 26 de setembro.

Um Relações Públicas pode trabalhar em diversas áreas, como na gestão de comunicação de determinada organização, na assessoria de imprensa, na organização de eventos, e etc.

Esta data é uma homenagem a iniciativa que culminou na criação da FIARP (Federação Interamericana de Relações Públicas).

relações públicas

Em 26 de setembro de 1960, Dom Federico Sánchez Fogarty reuniu diversas associações de profissionais de Relações Públicas, com a proposta de dar uma resposta efetiva aos novos desafios de comunicação da época, naquilo que ficou conhecido como a 1ª Conferência Interamericana de Relações Públicas.

Em 1985, a FIARP se transformou na Confederação Interamericana de Relações Públicas – CONFIARP, após decisão tomada em reunião feita em Assunção, no Paraguai.

Dia dos Primos é comemorado anualmente em 26 de setembro no Brasil.

A data tem o objetivo de homenagear um dos últimos graus de parentesco de uma família: os primos.

Para o Direito, os primos são considerados parentes colaterais de quarto grau, ou seja, não possuem relações familiares diretas, mas os seus descendentes se cruzam.

dia dos primos

De acordo com o parentesco colateral, todo o primo é de quarto grau. Ao contrário do que muitos pensam, não existem primos de “segundo grau” ou “terceiro grau”. Ou seja, a partir de um ponto de visto jurídico, os filhos dos nossos primos já não são considerados membros da família, apenas, claro, por consideração e afeto.

A origem do Dia dos Primos é incerta, com poucas fontes de informações sobre a sua história.

Entre algumas sugestões de como celebrar o Dia dos Primos está: reunir todos os primos e fazer uma festa; oferecer cartões com mensagens carinhosas para os primos; telefonar para os primos que não fala há muito tempo; recordar memórias com os primos através de álbuns de fotografia; entre outras coisas.

Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro.

O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Esta data foi oficializada através da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

dia nacional dos surdos

A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

Curiosamente, o município de São Paulo comemora o Dia do Surdo todo o último domingo do mês de setembro.

A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda.

A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.

No Brasil, também se comemora o Dia do Surdo-mudo em 13 de fevereiro.

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares nos recorda que a construção de um futuro pacífico exige o fim da ameaça nuclear.

O secretário-geral António Guterres presta homenagem às vítimas das bombas atômicas durante uma cerimônia no Memorial da Paz em Hiroshima, no Japão, no dia 6 de agosto de 2022, reiterando seu apelo aos líderes mundiais para que eliminem urgentemente todos os estoques de armas nucleares.
Legenda: O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, presta homenagem às vítimas das bombas atômicas durante uma cerimônia no Memorial da Paz em Hiroshima, no Japão, no dia 6 de agosto de 2022, reiterando seu apelo aos líderes mundiais para que eliminem urgentemente todos os estoques de armas nucleares.
Foto: © Foto da ONU/Ichiro Mae.

A desconfiança e a competição geopolíticas fizeram com que o atual risco nuclear disparasse aos níveis da Guerra Fria.

Entretanto, os progressos duramente conquistados ao longo de muitas décadas para impedir a utilização, a proliferação e o ensaio de armas nucleares estão sendo anulados.

Neste dia importante, reafirmamos o nosso compromisso com um mundo livre de armas nucleares e da catástrofe humanitária que a sua utilização desencadearia.

Isto significa que os Estados detentores de armas nucleares devem assumir a liderança, cumprindo as suas obrigações em matéria de desarmamento e se comprometendo a nunca utilizar armas nucleares, em circunstância alguma.

Significa reforçar o regime de desarmamento nuclear e de não proliferação, nomeadamente através do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares e do Tratado de Proibição de Armas Nucleares.

Implica que todos os países que ainda não ratificaram o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares o façam sem demora, e que os Estados que possuem armas nucleares mantenham uma moratória sobre todos os testes nucleares.

O acesso à contracepção é um direito humano. Ela promove a saúde e o bem-estar não apenas de mulheres e meninas, mas de suas famílias e sociedades. No entanto, a desigualdade crescente em todo o mundo – ligada a fatores como raça, deslocamentos, educação e renda – torna o acesso a contraceptivos mais difícil para milhões de pessoas.

Todo indivíduo deve ter garantida a liberdade de proteger sua saúde reprodutiva e planejar sua família. O acesso à contracepção é essencial para a autonomia corporal e para que possa alcançar seu potencial máximo; ajuda a reduzir a gravidez de adolescentes; previne mortes maternas e promove a igualdade de gênero.

O transporte marítimo é um pilar da economia mundial, um catalisador do desenvolvimento e um elo vital de ligação entre bens, mercadorias e comunidades em todo o mundo.

Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina e do Caribe.
Legenda: Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina e do Caribe.
Foto: © William Rodrigues dos Santos/Getty Images.

Atualmente, o setor marítimo transporta mais de 80% do comércio mundial – e é responsável por quase 3% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

Por essa razão, acelerar a transição do transporte marítimo para a neutralidade de emissões de carbono é fundamental para o nosso futuro coletivo.

A atualização da estratégia para a redução dos gases de efeito estufa, acordada na Organização Marítima Internacional no início deste ano, apresenta um plano claro para atingir zero emissões líquidas até 2050.

Precisamos agora de todos os esforços para implementar as políticas e os investimentos necessários para possibilitar uma transição justa e equitativa em todo o setor marítimo.

Neste Dia Marítimo Mundial, celebramos o 50º aniversário de um tratado histórico, concebido para prevenir a poluição causada por navios: a Convenção MARPOL.

São Cosme e São Damião, os irmãos gêmeos médicos

Origens 

São Cosme e São Damião, nascidos na Arábia, se dedicaram ao cuidado dos enfermos, o que foi a alavanca principal da vida dos dois irmãos, que viveram no século III, no tempo da perseguição contra os cristãos. Eles cuidavam dos doentes, sem aceitar remuneração. Por isso, receberam o apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa “sem prata”. A sua fama de homens corajosos e distintos benfeitores espalhou-se, rapidamente, por toda a região.

Cuidadores de Almas 

A atividade desses santos gêmeos não se limitou apenas aos cuidados do corpo enfermo. Na sua prática profissional, visavam também o bem das almas, com o exemplo e a palavra. De fato, converteram muitos pagãos ao cristianismo.

É famoso o episódio da cura de uma mulher hemorroíssa, chamada Paládia, que, por gratidão, deu três ovos aos dois irmãos. Porém, por não aceitarem, ela implorou a Damião que os aceitasse, em nome de Cristo, aquela pequena oferta. Para não ofender a mulher, Damião aceitou os ovos. Este seu gesto provocou a reação de Cosme, que pediu, publicamente, após a sua morte, para não ser enterrado com seu irmão.

Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Páscoa

O suplício dos dois irmãos é narrado pela Lenda Áurea, segundo a qual foram primeiro jogados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras voltavam contra os atiradores. E, ainda, as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes. Por fim, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV.

Igreja 

Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores, São Cosme e São Damião. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do Papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu no dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.

Protetores e Padroeiros 

São Cosme e São Damião são padroeiros dos médicos, dos cirurgiões, farmacêuticos, parteiras e das faculdades de medicina.

Minha oração

“Reconhecidos como grandes médicos, curai as doenças da nossa alma, assim como as mazelas do nosso corpo. Pedimos aos irmãos a graça da fraternidade familiar, da paz e amizade entre os irmãos. Amém!”

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 26 de setembro 

  • Comemoração de São Gedeão, da tribo de Manassés, que foi juiz em Israel.
  • Em Albano, no Lácio, região da Itália, São Senador, mártir. († s. III/IV)
  • Em Bolonha, cidade da atual Emília-Romanha, na Itália, a comemoração de Santo Eusébio, bispo. († s. IV)
  • Em Gaeta, no Lácio, também na Itália, Santo Estêvão de Rossano, monge, companheiro de São Nilo o Jovem. († 1001)
  • Na zona de Túsculo, próximo de Roma, São Nilo o Jovem, abade, que, fundou o mosteiro de Grottaferrata segundo a observância dos Padres Orientais. († 1004/1005)
  • Em Salerno, na Campânia, região da Itália, a Beata Lúcia de Caltagirone, virgem da Ordem Terceira Regular de São Francisco. († 1400)
  • Em Seul, na Coreia, a paixão dos santos Sebastião Nam I-gwan e oito companheiros, mártires. Comemoram-se também as santas mártires Luzia KimCatarina Yi, viúva, e sua filha Madalena Cho, virgem. († 1839)
  • Em Lião, na França, Santa Teresa (Maria Vitória Couderc), virgem, que, fundou a Companhia de Nossa Senhora do Cenáculo, junto ao túmulo de São João Francisco de Régis. († 1885)
  • Em Gars, povoação próxima de Munique, na Alemanha, o Beato Gaspar Stanggassinger, presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor. († 1899)
  • Em Los Reyes, cidade do Perú, o Beato Luís Tezza, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes Ministros dos Enfermos. († 1923)
  • Em Valência, na Espanha, as Beatas Maria do Amparo e Maria do Calvário, virgens da Congregação da Doutrina Cristã e mártires. († 1936)
  • Também em Valência, o Beato Rafael Pardo Molina, religioso da Ordem dos Pregadores e mártir e o beato mártir José Maria Vidal Segú, presbítero da mesma Ordem. († 1936)
  • Em Puerto de Canals, localidade da mesma província de Valência, a Beata Crescência Valls Espi, virgem e mártir. († 1936)
  • Em Benifairó de Valldigna, povoação da mesma província de Valência, a Beata Maria del Olvido Noguera Albelda, virgem e mártir. († 1936)
  • Em Gilet, também na província de Valência, o Beato Boaventura de Puzol (Júlio Esteve Flors), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir. († 1936)
  • Em Benifallin, na província de Alicante, também na Espanha, a Beata Maria Jordá Botella, virgem e mártir. († 1936)
  • Em Madrid,na Espanha, o Beato Leão Maria de Alacuás (Manuel Légua Marti), presbítero da Congregação dos Terciários de Nossa Senhora das Dores e mártir. († 1936)
  • Em Bilbau, na Espanha, o Beato António Cid Rodríguez, religioso da Sociedade Salesiana e mártir. († 1936)

Fonte:

  • Arquisp.org.br
  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
  • Martirológio Romano
  • Santiebeati.it
  • Vaticannews.va

– Produção e edição: Melody de Paulo

– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova