27 de Julho – Dia do Motociclista, Dia do Pediatra, Dia de São Pantaleão

Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho.

A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas.

Conhecido popularmente como motoqueiro, o motociclista não apenas pilota motos, mas também vivencia o que é conhecido como “cultura da motocicleta”.

dia do motociclista

Inclusive, os motociclistas contam com uma Associação que orienta e organiza reuniões e demais eventos para os apaixonados por motos – Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).

Origem do Dia do Motociclista

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.

Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico.

A ABRAM acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.

 

A Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço declarou 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço com o objetivo de chamar a atenção sobre cuidados e controle efetivos desse tipo de câncer – o sexto tipo mais comum, globalmente, mas que recebe menos de 2% de financiamento para pesquisa.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.

Dia do Pediatra é celebrado anualmente no dia 27 de julho.

A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.

O Pediatra é o médico responsável por tratar de bebês crianças. Além de todo o estudo que um médico deve possuir, o pediatra tem que ter jeito com crianças e saber falar  com eles de maneira especial. Afinal, não é o mesmo tratar de um adulto que de uma criança!

Por isso, os pediatras usam recursos, como brincadeiras, jogos e possuem seu consultório com brinquedos para distrair seus pequenos pacientes e tornar a consulta mais agradável.

Dia do Pediatra

 

Os pediatras, inclusive, tem um juramento próprio no qual prometem solenemente:

 Eu, pediatra, prometo que farei pela Criança que me é confiada o que faria pelo filho de minha carne. E assim, minha consciência de nada me acusará. E poderei dormir o sono dos justos. Assim prometo.

Calcula-se que no Brasil existam cerca de 20 pediatras por cada 100 mil habitantes e seja uma das especialidades mais solicitadas pela população, pois eles cuidam do bem mais precioso das famílias: os filhos!

Card_27deJulho_TwitterPortal .jpg

OBrasil celebra 51 anos da criação das Portarias nº 3.236 e 3.237, de 27 de julho de 1972. Depois da regulamentação da formação de profissionais de enfermagem e médicos do trabalho e de técnicos e engenheiros de segurança, foi instituído o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data tem como objetivo principal reduzir os índices de acidentes, doenças ocupacionais, fatalidades e os custos decorrentes a esses eventos.

Origem da data 27 de julho 

A Fundacentro, desde a década de 1960, cumpre a sua missão para promover a melhoria das condições de trabalho no país. São realizados pesquisas, estudos e capacitação. Além disso, desenvolve ações voltadas para a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Por meio da equipe técnica, a instituição busca gerar conhecimento técnico-científico na área de segurança e saúde no trabalho, bem como disseminar essas informações para empregadores, trabalhadores, órgãos governamentais e sociedade em geral.

O médico do trabalho, René Mendes, na década de 1970, fazia parte do quadro de especialistas da Fundacentro e presenciou a aprovação das portarias importantes na instituição do Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a obrigatoriedade dos serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho (Sesmt).

São Pantaleão, médico e mártir

Origens

Pantaleão nasceu em Nicomédia, atual Turquia, no século III. Era filho de Eustóquio e de Êubola, que o educou na fé cristã.

Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão estudou retórica, filosofia e medicina. Por isso se tonou um prestigioso médico.

Encontro e conversão 

Durante a perseguição contra a Igreja, Pantaleão conheceu o sacerdote Hermolau, que o fez enxergar que Cristo é o verdadeiro Senhor da vida e saúde.

Conta-se que, um dia, Pantaleão encontrou uma criança morta por uma víbora, e disse para si mesmo: “Agora, verei se é verdade o que Hermolau me diz”. E falou ao menino: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste”. A criança levantou e a víbora ficou morta. Logo, ele se converteu, recebeu o batismo e dedicou a medicina a curar pobres gratuitamente.

Páscoa 

As curas milagrosas que Pantaleão realizava em nome de Jesus Cristo causou a inveja de outros médicos. Eles o acusaram de cristão perante o imperador Maximiano, que mandou matar Pantaleão degolado. São Pantaleão morreu no ano de 305.

Minha oração

“São Pantaleão, médico e mártir, que morreste por não negar a fé em Cristo, rogo para que me ajude a ter um coração bondoso, amoroso e sensível às vontades de Deus como foi o seu.  Amém.” 

São Pantaleão, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 27 julho:

  • Comemoração dos santos Sete Dormentes de Éfeso, mártires. († data inc. )
  • Em Lons-le-Saulnier, nos montes do Jura, na Gália, atualmente na França, São Desiderato, que é considerado bispo de Besançon. († s. V)
  • Em Roma, no cemitério de Priscila, junto à Via Salária, São Celestino I, Papa que constituiu o episcopado na Inglaterra e na Irlanda. († 432)
  • Próximo de Antioquia, na Síria, hoje na Turquia, São Simeão, monge, que viveu muitos anos sobre uma coluna. († 459)
  • Em Loches, atualmente na França, Santo Urso, abade, pai de muitos cenóbios, célebre pela sua abstinência e outras virtudes. († s. V-VI)
  • Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Eclésio, bispo, que foi companheiro do Papa São João I na oposição às atrocidades do rei Teodorico. († c. 532)
  • Na região de Béarn, situada nos Pireneus, na Gasconha da Gália, hoje na França, São Galactório, que é venerado como bispo de Lescar e mártir. († s. VI)
  • Em Mantineia, hoje na Turquia, Santa Antusa, virgem e monja. († s. VIII)
  • Em Córdova, região da Espanha, os santos mártires Jorge, diácono e monge sírio, Aurélio e Sabigoto, esposos, Félix e Liliosa, também esposos. († 852)
  • Em Ocrida, na atual Macedónia, São Clemente, bispo de Velica. Com ele se comemoram os santos bispos GorazdoNahumSabas e Angelário, que continuaram na Bulgária a obra dos santos Cirilo e Metódio. († s. IX-X)
  • No cenóbio de Garsten, na Estíria, na hodierna Áustria, o Beato Bertoldo, abade. († 1142)
  • Em Piacenza, região da Itália, o Beato Raimundo Palmério, pai de família que fundou um hospício para acolher os pobres. († 1200)
  • Em Faenza, também na Emília-Romanha, o Beato Nevolone, célebre pelas suas peregrinações religiosas, austeridade de vida e observância eremítica. († 1280)
  • Em Amélia, na Úmbria, também região da Itália, a Beata Lúcia Bufalári, virgem, irmã de São João de Riéti, das Oblatas da Ordem de Santo Agostinho. († c. 1350)
  • Em Stafford, na Inglaterra, o Beato Roberto Sutton, presbítero e mártir. († 1588)
  • Em Beaumaris, no País de Gales, o Beato Guilherme Davies, presbítero e mártir. († 1593)
  • Em Bréscia, região da Itália, a Beata Maria Madalena Martinengo, abadessa da Ordem das Clarissas Capuchinhas. († 1737)
  • Em San Giórgio a Cremano, na Itália, a Beata Maria da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (Maria da Graça Tarallo), religiosa da Congregação das Religiosas Crucificadas Adoradoras da Eucaristia. († 1912)
  • Em Olleria, na Espanha, o Beato Joaquim Vilanova Camallonga, presbítero e mártir. († 1936)
  • Em Llisà, também na Espanha, o Beato Modesto Vegas Vegas, presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais e mártir. († 1936)
  • Em Barcelona, também na Espanha, os beatos Filipe Hernández MartínezZacarias Abadia Buesa Jaime Ortiz Alzueta, religiosos da Sociedade Salesiana e mártires. († 1936)
  • Em Guadalajara, também na Espanha, o Beato André Jiménez Galera, presbítero da Sociedade Salesiana e mártir. († 1936)
  • Também na Espanha, os beatos mártires Antolin Astorga DíazHenrique Bernardino Francisco Serra Chorro, José Aurélio Calleja del Hierro José Gutiérrez Arranz. Eles eram presbíteros da Ordem de Santo Agostinho. Além de Vicente Toledano Valenciano, presbítero da diocese de Cuenca. († 1936)
  • Em Munera, na província de Albacete, também na Espanha, o Beato Bartolomeu Rodríguez Sória, presbítero da diocese de Albacete e mártir. († 1936)
  • Em Toledo, também na Espanha, o Beato Joaquim de la Madrid Arespacochaga, presbítero da diocese de Toledo e mártir. († 1936)
  • Em Balsareñy, também na Espanha, os beatos Francisco Magino (António Tost Llaveria) e Raimundo Elói (Narciso Serra Rovina), religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártires. († 1936)
  • Em San Frutuoso de Bages, também na Espanha, o Beato Honesto Maria (Francisco Pujol Espinalt), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir. († 1936)
  • Em Vallvidrera, também na Espanha, as beatas Raimunda Fossas RomansAdelfa Soro Bó, Teresa Prats Marti, Otília Alonso González e Raimunda Perramón Vila, virgens da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata e mártires. († 1936)
  • Em Auschwitz, na Polónia, a Beata Maria Clemente de Jesus Crucificado, virgem da Ordem de Santa Úrsula e mártir. († 1943)Fontes:
  • vatican.va e vaticannews.va
  • Martirológio Romano – liturgia.pt
  • Osaopaulo.org.br

– Produção e edição: Bianca Vargas