O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho.
A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de “produtos da terra”, como frutas, hortaliças e vegetais.
O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.
Origem do Dia do Agricultor
O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.
O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. A hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento.
O Dia Mundial das Hepatites Virais foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, no mês de julho, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.
Beatos José Caselles Moncho e José Castell Camps, mártires Salesianos
Os Beatos José Caselles Moncho e José Castell Camps foram presbíteros da Sociedade Salesiana, na Espanha, e mártires.
José Caselles Moncho
Nasceu em 8 de agosto de 1907, em Benidoleig (Alicante). Estudou num colégio Salesiano de Valência e logo foi para o aspirantado, em Campello até 1927.
Cursou teologia em Carabanchel, Madrid, e foi ordenado sacerdote em 1936, em Valência. Em seguida, foi enviado para Tibidabo. Entre 1936 e 1939, aconteceu a Guerra Civil Espanhola, e José Caselles Moncho dedicou-se a assegurar o refúgio as crianças que viviam na região. Ele foi capturado, torturado e foi assassinado em Barcelona em 27 de julho de 1936.
José Castell Camps
Don José nasceu, em 1902, em Ciutadella de Menorca, Espanha. Foi a Campello e Carabanche para estudar com os salesianos. Entrou para a congregação em 1918, e ordenou-se sacerdote em 1927. Foi a Tibidabo em 1933 e, depois, voltou a Barcelona em busca de refúgio. Porém, foi capturado por uma patrulha de milicianos que o mataram em 28 de julho de 1936.
- Comemoração dos santos Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau prosélito de Antioquia.
- Em Roma, São Vítor I, papa, africano, que estabeleceu que o dia da Páscoa fosse celebrado em toda a Igreja no domingo a seguir à Páscoa judaica. († c. 200)
- Comemoração de numerosos mártires, que, na Tebaida do Egito, padeceram durante a perseguição dos imperadores Décio e Valeriano. († c. 250)
- Em Mileto, na Cária, Santo Acácio, mártir no tempo do imperador Licínio. († 308/311)
- Em Milão, atualmente na Lombardia, região da Itália, os santos Nazário e Celso, mártires, cujos corpos foram encontrados por Santo Ambrósio. († inv. 395)
- Em Troyes, na Gália, hoje na França, São Cameliano, bispo, que foi discípulo de São Lopo e seu sucessor. († s. VI)
- Em Dol, também na atual França, São Sansão, abade e bispo. († c. 565)
- Na Suécia, São Botvido, mártir, que foi assassinado por um homem que ele próprio tinha resgatado da escravidão.(† 1100)
- Em Nishizaka, localidade de Nagasáki, no Japão, o Beato Miguel Kusuriya, mártir. († 1633)
- Em Nam Dinh, no atual Vietnam, São Melchior Garcia Sanpedro, bispo da Ordem dos Pregadores e mártir. († 1858)
- Em Madrid, na Espanha, São Pedro Poveda Castroverde, presbítero e mártir, que fundou o Instituto Teresiano. († 1936)
- Em Purroy de la Solana, também na Espanha, os beatos Manuel Segura López, presbítero, e David Carlos Marañón, religioso. († 1936)
- Em Ronda, perto de Málaga, também na Espanha, os beatos Miguel Molina de la Torre e Paulo Caballero Lopez, presbíteros, Honório Hernández Martin e João Luís Hernández Medina, religiosos, todos da Sociedade Salesiana e mártires. († 1936)
- Em Madrid, também na Espanha, os beatos mártires Sabino Hernández Laso, presbítero da Sociedade Salesiana, e Miguel Léibar Garay, presbítero da Companhia de Maria. († 1936)
- Na estrada Madrid-Valência, também na Espanha, os beatos Pedro Alonso Fernández, Primitivo Sandin Miñambres, Lourenço Arribas Palácio e Froilão Lanero Villadangos, presbíteros da Ordem de Santo Agostinho e mártires. († 1936)
- Em Fernancaballeros, na Espanha, o Beato Jesus Aníbal Gómez Gómez, candidato ao sacerdócio na Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria e mártir. († 1936)
- Em Griñon, cidade da província de Madrid, na Espanha, o Beato Mário Félix (Manuel José de Sousa). († 1936)
- Em Tarragona, também na Espanha, São Jaime Hilário (Manuel Barbal Cosan), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, mártir. († 1937)
- Em Bharananganan, na Índia, Santa Afonsa da Imaculada Conceição (Ana Muttathupadathu), virgem e viveu entre as Clarissas Malabarenses. († 1946)
- Fontes:
- Martirológio Romano – liturgia.pt
- Es.catholic.net
– Produção e edição: Bianca Vargas