O Dia do Servidor Público é celebrado anualmente em 28 de outubro.
Também conhecido como Dia do Funcionário Público, esta data não é um feriado. Trata-se de um ponto facultativo, ou seja, o governo pode – mas não é obrigado – dispensar o trabalho dos profissionais do serviço público nesse dia.
Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.
A data celebra o profissional que trabalha nos mais variados setores do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.
Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.
Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos.
No Brasil, ser servidor público é sinal de estabilidade financeira para muitas pessoas, pois não podem ser dispensados facilmente de seus cargos depois de consolidado o período de estágio probatório.
Para entrar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público, ou processo seletivo, e ser aprovado.
No Brasil ainda se comemora o Dia do Funcionário Público Aposentado, em 17 de junho.
Qual a origem do dia do servidor público?
O artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.
O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, recordando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.
O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.
Dia 28 de outubro é o Dia da Engenharia da Aeronáutica e do Engenheiro Aeronáutico. A data é uma homenagem a uma figura lendária: um visionário da aviação nacional e um transformador de sonho em realidade. Dono de uma honrosa biografia, o referenciado é Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, Patrono da Engenharia da Aeronáutica.
Nascido em Fortaleza (CE), em 1904, ele concluiu, em 1938, o Curso de Engenheiro Militar na Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia. Com um espírito pioneiro, esse brasileiro deixou um inegável legado.
À frente da primeira Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), perseguiu uma estratégia definida pela trilogia “Ensino, Pesquisa e Indústria”. Com esse pensamento, nasceu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950. Nesse mesmo ano, foi dado início ao Curso de Engenharia Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), local escolhido para implantar o Centro Técnico de Aeronáutica que, em 1969, transformou-se no Centro Técnico Aeroespacial (CTA). O ITA, juntamente com o CTA, foram fundamentais para o desenvolvimento da promissora Indústria Aeronáutica brasileira.
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil, e a exibição principal é realizada simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.
Em 2024 o evento comemora 21 anos desde sua primeira edição que aconteceu em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.
Desde então, as exibições foram alcançando mais e mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a todas as regiões do Brasil, em mais de 200 cidades!
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.
O Dia do Flamenguista é comemorado anualmente em 28 de outubro, no Brasil.
A torcida do Flamengo, time carioca de futebol, é uma das mais fortes e organizadas do Brasil. A representação do Flamengo no Rio de Janeiro é tão importante que a torcida rubro-negra foi tombada como um Bem Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro.
Além disso, em 2013, a prefeitura do Rio de Janeiro reconheceu os gols de Zico no Maracanã, como Bem Cultural de Natureza Imaterial.
Igualmente, a torcida do flamengo ganhou o prêmio “Torcida de Ouro” do Campeonato Brasileiro de 2007, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Os flamenguistas somam 33 milhões de pessoas e, segundo a FIFA ( Federação Internacional de Futebol), o time rubro-negro tem a maior torcida do mundo.
Origem do Dia do Flamenguista
O Dia do Flamenguista é comemorado em 28 de Outubro por ser este o dia do padroeiro do time, São Judas Tadeu, conhecido por ser o “santo das causas impossíveis”.
Todos os anos, o time faz uma missa na capela da São Judas Tadeu, na sede do Flamengo no Rio de Janeiro, com a presença de todos os jogadores, torcedores e dirigentes do time.
O Dia do Torcedor Flamenguista foi instituído pela Lei nº 4679, de 15 de Outubro de 2007, pelo prefeito César Maia, com base na proposta do vereador Jorge Mauro.
A data já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
Jigoro Kano com 11anos à direita © Instituto Kodokan
Fundado por Jigoro Kano em 1882, o judô (caminho suave na tradução literal do japonês) é uma arte marcial praticada como esporte de combate. Em 28 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Judô, data que homenageia o nascimento do mestre Kano, conhecido por atribuir à modalidade ensinamentos filosóficos carregados de valores como responsabilidade, harmonia e respeito ao próximo.
O judô é considerado pela UNESCO o esporte mais adequado para crianças, possibilitando o relacionamento saudável com outras pessoas e utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico. Além disso, permite o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras.
Nicodemos Filgueiras Júnior
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/w/A/BadTwJQdAJ7oqXB5aQtg/imagem-do-whatsapp-de-2024-01-25-as-15.41.13-923fac722.jpg)
Nicodemos — Foto: Divulgação
Morreu aos 54 anos, nesta quinta-feira (26/01/2024), o professor de judô Nicodemos Filgueiras Júnior, referência no esporte em Mato Grosso do Sul. A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) decretou luto oficial de sete dias.
Ele estava internado em um hospital na capital, desde o dia 17 de janeiro, após dar entrada por problemas respiratórios.
Conhecido como Sensei Nico, em 2019 o sul-mato-grossense foi um dos oito professores brasileiros selecionados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para o programa de intercâmbio em Tóquio, Japão.
Em 1978, Nicodemos Filgueiras Júnior descobriu o esporte que seria uma das maiores paixões da vida. Através do judô, o sensei rodou o mundo aprendendo, ensinando pessoas e fazendo muitos amigos. Aos 57 anos, Nicodemos se despediu da vida deixando um legado inspirador como atleta, pai e amigo.
São Simão e São Judas Tadeu, os apóstolos primos de Jesus
Origens
São Simão e São Judas Tadeu, estes dois Apóstolos, menos conhecidos que os outros, paradoxalmente, são dois parentes mais estreitos de Jesus: eram dois de seus primos. No que se refere a Judas Tadeu, a tradição é bastante precisa; sabe-se pelas Escrituras que seu pai, Alfeu, era irmão de São José; enquanto sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria. Por outro lado, sobre a existência de Simão, a tradição é bastante vaga.
São Simão
Simão, palavra hebraica que significa “zeloso”, tinha o cognome de Cananeu, derivado de Caná, aldeia da Galileia. Praticava a obediência, cumprindo os preceitos e compadecendo-se dos aflitos e necessitados. Trabalhava fervorosamente pela salvação das almas. Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha.
São Judas Tadeu
Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Seu nome significa “confessor” ou “glorioso”. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).
São Simão e São Judas Tadeu, irmão de Tiago
Irmãos
Simão Cananeu e Judas Tadeu eram irmãos de Tiago, o Menor, e filhos de Maria de Cléofas, que foi casado com Alfeu. Logo após a ascensão do Senhor, Judas foi enviado por Tomé até Abgar, rei de Edessa.
Relíquias
São Fortunato, Bispo de Poitiers, no fim do século VI, indica estarem São Simão e São Judas Tadeu enterrados na Pérsia. Isso vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.
Uma outra hipótese
Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia, foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos. Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.
Epístola
Temos uma epístola de Judas “irmão de Tiago”, que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente”. Orígenes achava esta epístola “cheia de força e de graça do céu”.
São Judas Tadeu: Patrono dos Aflitos e Padroeiro das Causas Desesperadas
Maiores aflições
Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia. Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderia os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.
Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a esse apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.
Minha oração
“Vós que conhecestes de perto o Salvador do mundo e dele puderam participar da mesma família, rogai para que nós também encontremos a salvação que necessitamos e nela sejamos somados ao corpo místico de Cristo pelo batismo. Amém.”
São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 28 de outubro
- Em Mogúncia, na Gália, Bélgica, atualmente na Alemanha, São Ferrúcio, mártir. († c. 300)
- Em Como, na Gália Cisalpina, hoje na Itália, São Fiel, mártir. († c. s. IV)
- Em Ávila, na Hispânia, a paixão dos santos Vicente, Sabina e Cristeta, mártires. († c. 305)
- Em Thiers, na Aquitânia, hoje na França, São Gens ou Genésio, que passou deste mundo ao céu pelo martírio, quando levava ainda a veste branca do Batismo. († c. s. IV)
- Em Amiens, na Nêustria da Gália, também na atual França, São Sálvio, bispo. († c. 625)
- Em Meaux, na Nêustria, hoje na França, São Farão, bispo, que, sendo familiar do rei, exortado por sua irmã Santa Fara a dedicar-se ao serviço de Deus. († c. 670)
- Em Annecy, na Savóia, também na França, a comemoração de São Germano, abade, que, fundou e dirigiu o priorato de Talloires. († s. XI)
- Em Fujian, província da China, os santos Francisco Serrano, bispo, e Joaquim Royo, João Alcober e Francisco Díaz del Rincon, presbíteros, todos da Ordem dos Pregadores e mártires. († 1748)
- Em Cho-Ra, povoação do Tonquim, hoje no Vietnam, São João Dat, presbítero e mártir. († 1798)
- Em Ejutla, localidade do México, São Rodrigo Aguilar, presbítero e mártir. († 1927)
- Em Alcira, na província de Valência, na Espanha, o Beato Salvador Damião Enguix Garés, mártir, pai de família. († 1936)
- Em Gilet, na província de Valência, o Beato José Ruiz Bruixola, presbítero e mártir. (†1936)
- Em Santander, na Espanha, os beatos Cláudio Julião Garcia San Roman e Leôncio Lope Garcia, presbíteros da Ordem de Santo Agostinho e mártires. († 1936)
Fonte:
- Legenda Áurea | Vida de santos – Jacopo de Varazze
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova