A hidrografia da Marinha do Brasil é um dos setores que compõem a base operacional da força naval. Além disso, os militares hidrógrafos são verdadeiros cientistas à serviço da nação brasileira e eles são o tema deste artigo que o Estratégia Militares preparou para você!
A Marinha do Brasil tem como missão preparar e empregar o poder naval a fim de contribuir para a defesa da Pátria, a garantia dos poderes constitucionais, a garantia da lei e da ordem, o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em lei e para o apoio à política externa brasileira.
A navegação pelos rios do país é desafiadora, necessitando, portanto, que os profissionais conheçam a hidrografia da região e também tenham informações sobre o monitoramento do clima. Os responsáveis pelo mapeamento náutico são os militares hidrógrafos da Marinha do Brasil e o dia 28 de setembro é o marco do nascimento de Manoel Antonio Vital de Oliveira, o Patrono da Hidrografia da instituição.
Por ocasião do Dia Mundial Contra a Raiva, em 28 de setembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta para a relevância da vacinação do rebanho contra a doença. A raiva pode acometer todos os mamíferos – inclusive os seres humanos – e tem evolução fatal. Por essa razão, a vacinação é a principal forma de prevenir a disseminação dessa doença viral.
Este 28 de setembro é o Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação. Num mundo mais conectado, as Nações Unidas promovem a criação de cada vez mais sociedades inclusivas e de governos digitais, que partilhem conhecimento e acesso à informação com seus cidadãos.
O Dia Internacional do Coelho é celebrado todos os anos no último sábado de setembro.
O seu objetivo é promover a proteção dos coelhos selvagens e domésticos do mundo. Os coelhos são vítimas mortais do homem, quer na realização de testes com fins cosméticos e farmacêuticos, quer na caça, na cozinha, ou no vestuário.
Da sua pele à sua carne, o coelho é um animal inofensivo muito procurado pelo homem.
O coelho pode viver em prados, florestas, bosques, campos, quintais, áreas húmidas, desertos e mesmo dentro de casa, como animal de companhia. Ele pode ser ensinado a usar a caixa de areia ou até a aparecer quando chamado.
O coelho está associado à fertilidade, à inocência, à Páscoa e à Primavera, entre outros.
São Venceslau, o pacífico duque da Boêmia
Origens
São Venceslau nasceu em Praga, República Checa, em 907. Foi educado como cristão por sua avó Santa Ludmila. Sucedeu a seu pai, Vratislau, antes de morrer, quando ainda muito jovem, tornando-se duque da Boêmia. Isto despertou em sua mãe, Draomira, a ira e a vingança, pois ela preferia o segundo filho, Boleslau.
Reinado
Cristianizou o seu país como um verdadeiro nobre. Pacífico na administração do reino e misericordioso para com os pobres; redimiu um grupo inumerável de escravos pagãos que estavam à venda em Praga, para que fossem batizados. Certa vez, decidiu fazer um duelo para não envolver seus soldados na guerra, mas seu adversário se reconciliou com ele.
O Trono Roubado
Antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Vratislau, elevando ao trono seu filho Venceslau.
Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Venceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.
Inveja de Draomira
Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Venceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido.
Páscoa
Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Venceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. Morreu em 935. Boleslau atacou Venceslau enquanto ele ia sozinho, como costumava fazer, à igreja. Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Venceslau, pois, em poucos dias, Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.
Relíquia
O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em São Venceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu São Venceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.
Minha oração
“Tu foste nobre de sangue, mas muito mais nobre na alma, dai aqueles que são os líderes a mesma nobreza e dedicação para o povo que necessita. Embuti a fé nos teus devotos e com teu exemplo fortaleça o caminho cristão. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!”
São Venceslau, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 28 de setembro
- Santos Lourenço Ruiz (de Manila) e quinze companheiros, mártires – presbíteros, religiosos e leigos. († 1633-1637)
- Em Calidone, na Pisídia, na hodierna Turquia, os santos Alfeu, Alexandre e Zósimo, mártires. († s. IV)
- Na laura de Souka, perto de Belém, na Palestina, São Caritão, abade, assíduo na oração e nos jejuns e fundador de muitas lauras no deserto da Judeia. († c. 350)
- Em Bolonha, na Emília-Romanha, atual região da Itália, São Zama, considerado o primeiro bispo desta cidade. († c. s. IV)
- Em Toulouse, na Aquitânia, atualmente na França, Santo Exupério, bispo. († d. 411)
- Em Belém da Judeia, a comemoração de Santa Eustóquio, virgem. († c. 419)
- Em Genebra, no território dos Helvécios, na atual Suíça, São Salónio, bispo. († d. 450)
- Em Riez, na Provença, região da Gália, na atual França, São Fausto, bispo. († d. 485)
- Em Lião, na Gália, também na atual França, Santo Anemundo, bispo e mártir. († c. 658)
- Em Salzburgo, na Baviera, na hodierna Áustria, os santos Cunialdo e Gisilário, presbíteros, colaboradores do bispo São Ruperto. († s. VIII)
- Perto de Mogúncia, na Renânia da Austrásia, atualmente na Alemanha, Santa Léoba, virgem, abadessa do mosteiro de Tauberbischofsheim. († c. 782)
- Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, o Beato Bernardino de Feltre (Martinho Tomitano), presbítero da Ordem dos Menores, fundador do chamado Monte de Piedade. (†1494)
- Em Madrid, na Espanha, São Simão de Rojas, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos. (†1624)
- Em Nagasaki, no Japão, os beatos João Shozaburo, catequista, Mâncio Ichizayemon, Miguel Taiemon Kinoshi, Lourenço Hachizo, Pedro Terai Kuhioye e Tomás Terai Kahioye, mártires. (†1630)
- Em San Feliú de Codines, localidade da Catalunha, na Espanha, o Beato Francisco Xavier Ponsa Casallarch, religioso da Ordem de São João de Deus e mártir. (†1936)
- Em Benillup, povoação da província de Alicante, também na Espanha, a Beata Amália Abad Casasempere, mártir, mãe de família. (†1936)
- Em Valência, também na Espanha, o Beato José Tarrats Comaposada, religioso da Companhia de Jesus e mártir. (†1936)
- Em Moiá, na Espanha, os beatos mártires Joaquim de São José , religioso da Ordem dos Carmelitas Descalços, e José Casas Rós, seminarista de Barcelona. († 1936)
- Em Karadzar, cidade próxima de Karaganda, no Cazaquistão, o Beato Nicetas Budka, bispo.(†1949)
Fonte:
- Arquisp.org.br
- Martirológio Romano
- Santiebeati.it
- Vaticannews.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova