Clube de Imprensa

31 de Janeiro – Dia do Mágico, Dia de São João Bosco e Dia do Engenheiro Ambiental

O Dia do Mágico é comemorado anualmente em 31 de janeiro, em todo o mundo.

A data homenageia o artista que encanta o público com a arte do ilusionismo, ou seja, o uso de técnicas visuais que iludem e confundem os sentidos dos espectadores. O objetivo do mágico é tentar desafiar as leis da física e do universo, como se estivessem agindo através de poderes paranormais.

Entre os mágicos mais famosos do mundo, destacam-se Harry Houldini, David Copperfield e Mister M, que ficou mundialmente conhecido por ter desvendado alguns dos truques mais utilizados pelos mágicos.

O Dia Mundial do Mágico surgiu em homenagem à figura de São João Bosco, considerado o padroeiro dos mágicos na Igreja Católica.

A história conta que Dom Bosco, quando jovem, trabalhava como malabarista, mágico e fazia apresentações de acrobacia para ajudar nas despesas de sua família.

João Bosco também tinha uma fé muito grande. Sempre depois das apresentações, pregava o evangelho de Deus e rezava um terço junto com seus espectadores.

O mágico faleceu em 31 de janeiro de 1888 e, em 1934, o papa Pio Xi canonizou-o como São João Bosco, o santo dos mágicos.

O Dia de São João Bosco é comemorado anualmente em 31 de janeiro.

Esta data é comumente celebrada pela igreja cristã católica, que homenageia o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.

Nascido como João Melchior Bosco, Dom Bosco é aclamado e venerado como o padroeiro dos jovens, conhecido como o “Pai e Mestre da Juventude”.

No século XIX, Dom Bosco, após começar a se dedicar totalmente à evangelização, criou grupos de catequeses e orientações profissionais direcionadas aos jovens da época.

Dom Bosco é considerado o fundador da Congregação Salesiana, que tem a missão de ajudar os jovens, principalmente os pobres e que estão em situações de risco.

O padroeiro dos jovens também é conhecido pelos seus supostos sonhos premonitórios. Aliás, Dom Bosco é considerado padroeiro de Brasília porque, de acordo com alguns intérpretes, um dos seus sonhos se referia a criação da capital brasileira.

A data de celebração das obras de Dom Bosco foi escolhida em homenagem ao dia de sua morte, em 31 de janeiro de 1888.

Oração a São João Bosco

“Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.

Assim seja. Amém”.

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural

31 de janeiro é o Dia Nacional das RPPNs, e nós do Instituto Terra fizemos este post para estimular que mais proprietários de terra no Brasil criem áreas de preservação ambiental.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos. Essa rica biodiversidade posiciona o Brasil como protagonista nas discussões globais sobre meio ambiente. Preservar a diversidade biológica é fundamental para o futuro do planeta.

Dia do Engenheiro Ambiental

O Dia do Engenheiro Ambiental é comemorado no dia 31 de janeiro, é uma data muito importante para ações de preservação da natureza. Visto que, cada vez mais, é necessário realizar ações em busca do desenvolvimento sustentável do planeta.

Dessa forma, o engenheiro ambiental é um profissional responsável pela manutenção do meio ambiente, realizando atividades como tratamento de esgoto, descarte de dejetos, planejamento de riscos, elaboração de relatórios, entre outras.