O Dia Mundial da Poupança é comemorado anualmente em 31 de outubro.
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar, investindo e pensando na construção de um futuro sólido e seguro financeiramente.
No atual cenário mundial, onde a maioria das economias são baseadas no capitalismo, os bens materiais, novas tecnologias e os serviços são cada vez mais atraentes e efêmeros, incentivando as pessoas a gastarem mais do que realmente podem (e em produtos “descartáveis”).
O consumismo é tão forte e imediatista, que o ato de poupar chega a ser associado com a avareza, por muitas vezes.
Assim, a proposta do Dia Mundial da Poupança é justamente apontar as vantagens, a médio e longo prazo, de ter algum dinheiro poupado, principalmente para ser utilizado em períodos de dificuldades financeiras.
Origem do Dia Mundial da Poupança
O Dia Mundial da Poupança foi criado pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália, um ano após a sua fundação.
Assim, ficou instituído que o dia 31 de outubro seria destinado à tentativa de conscientizar a população mundial sobre os benefícios da poupança e as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro pode acarretar para a vida familiar, por exemplo.
No Brasil, no entanto, a data só começou a ser comemorada a partir de 1933.
Dicas para Começar a Poupar
Muitas pessoas alegam que não fazem qualquer tipo de poupança, seja diária, semanal, mensal ou anual.
No entanto, a poupança é essencial em período de crise, seja nacional ou familiar (a perda de um emprego, por exemplo). Se alguns passos forem seguidos, não se torna tão difícil começar a poupar e reduzir custos.
- Tenha um objetivo fixo (comprar uma casa nova, um carro, fazer uma viagem e etc);
- Faça um cálculo de quanto será necessário para concretizar o objetivo;
- Quando receber o salário, poupe um pouco antes de gastar com qualquer outra coisa – guarde ao menos 10% do que ganha;
- Evite comprar a primeira coisa que vê (comprar por impulso);
- Pesquise e compre sempre à vista;
- Fique atento ao uso do cartão de crédito e débito;
- Fique de olho nas despesas fixas da casa (conta de água, luz, telefone, internet e etc).
- Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado;
- Sempre peça desconto.
A data (também conhecida internacionalmente como Housewife’s Day) celebra popularmente o trabalho das mulheres (e homens também, claro) que se dedicam a manter a organização e rotinas do lar. Levar as crianças ao colégio, fazer as compras no mercado, cozinhar, passar a roupa, cuidar do jardim… Enfim, são inúmeras as tarefas de uma dona(o) de casa e, por isso, devemos valorizar essas pessoas todos os dias!
Origem do Dia da Dona de Casa
Não se sabe ao certo a história sobre a origem do dia da Dona de Casa. O mais provável é que tenha relação com alguma personalidade da cultura popular, que acabou por ficar marcada no imaginário das pessoas.
Na cidade do Rio de Janeiro, no entanto, a data foi oficializada a partir da Lei Municipal nº 5.756, de 16 de junho de 2014, porém não no dia 31 de outubro. As Donas de Casa Cariocas celebram o seu dia em 3 de abril, por decisão do projeto do vereador Marcelo Piuí.
Hoje, 31, é celebrado o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. É uma lei que apoia a ampla divulgação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo entre as igrejas cristãs. Pensando nisso, a SSVP Brasil convidou o padre Erik de Carvalho Gonçalves, da Congregação da Missão, para refletir sobre a data.
Enquanto motores de crescimento da economia e inovação, as cidades são fundamentais para alcançar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estão também na linha da frente dos complexos desafios atuais, desde a crise climática às crescentes desigualdades e à polarização política.
No entanto, as autoridades locais enfrentam enormes dificuldades com a falta de apoio e recursos, num momento em que a demanda por infraestrutura e habitação a preços acessíveis, transportes eficientes e serviços sociais é enorme e crescente. O tema deste ano, “Financiamento do desenvolvimento urbano sustentável”, é um apelo à ação.
O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.
A data foi criada em 2015, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu no dia 31 de outubro de 1902, e é um dos principais nomes da literatura brasileira.
Pertenceu à segunda geração do modernismo no Brasil. Sua poesia reflete temas do cotidiano, como a vida urbana, o amor, a solidão, as relações humanas e outros assuntos que se mantém atuais.
Drummond era mineiro e faleceu em 1987, com 84 anos. No Meio do Caminho é um dos seus poemas mais conhecidos.
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.
14 de março também é dia Nacional da poesia?
Antes da aprovação da lei que institui o Dia Nacional da Poesia oficialmente em 31 de outubro, esta data costumava ser celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial, desde 1977.
Neste caso, a escolha do dia 14 de março foi em homenagem ao escritor Castro Alves, nascido nesta data em 1847. No entanto, o projeto de lei que previa o Dia Nacional da Poesia em 14 de março foi arquivado e nunca oficializado.
Atividades para o Dia Nacional da Poesia
Além de homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade, o Dia Nacional da Poesia presta uma homenagem a todos os poetas, lembrando da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.
Esta data normalmente é celebrada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é privilegiada.
Então, para o Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e escrever muitas poesias para seus amigos e familiares.
Outra sugestão de atividade para o Dia da Poesia é fazer um sarau com as poesias e poemas favoritos de seus amigos. Faça uma festa, reúna todo mundo e convide para que cada pessoa recite as suas obras preferidas.
Origens
Natural de Segóvia, na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532. Pertencente a uma família cristã, teve de interromper seus estudos no primário, pois, com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares, que amou tanto quanto os dois filhos, mas infelizmente, todos, com o tempo, faleceram.
A Crise Espiritual
Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e, dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso; e, assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos.
Entrou para a Companhia de Jesus
No ano de 1571, aos 38 anos, iniciou seu noviciado. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão. Sua vida foi uma esplêndida realização da vocação. Depois do noviciado, foi enviado para o Colégio de formação Monte de Sião em Palma de Maiorca. No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro; e a todos prestava vários serviços e, dentre as virtudes heroicas que conquistou na graça e querendo ser firme na fé, a obediência foi a sua prova de verdadeira humildade.
Santo Afonso Rodrigues: Homem Simples
Vontade de Deus
Santo Afonso Rodrigues sabia ser simples, pois aceitava, com amor, toda ordem e desejo dos superiores, como expressão da vontade de Deus. Tinha como regra “Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a Vontade Divina”. Esse santo encantador, com sua espiritualidade, ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver, um de seus filhos espirituais mais notáveis, quanto ao futuro apostolado na Colômbia.
Alma que suplicava Deus
Sua alma era sedenta de Deus: “A oração que tem é uma súplica a Deus e a Nossa Senhora de quatro amores: o amor de Deus; o amor de Jesus Cristo; o amor a Santíssima Virgem e o amor de uns para com os outros”. Em sua íntima relação com Deus, Maria sempre esteve presente.
Páscoa
Passou o resto da sua vida como porteiro em um convento da Ilha de Maiorca, onde foi exemplo de humildade, obediência, constância e santidade. Místico de muitos carismas, Santo Afonso Rodrigues sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617. Foi canonizado em 15 de janeiro de 1888, por Leão XIII. Ele é o santo padroeiro dos goleiros e lanterninhas, e padroeiro de Palma de Maiorca.
Minha oração
“Santo Afonso, que, por sua obediência, conquistastes o Céu, dai-nos a graça de imitar essa virtude assim como o teu modelo de humildade. Ensina-nos a reconhecer Jesus nos trabalhos mais simples e desprezados. Amém!”
Santo Afonso Rodrigues , rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 31 de outubro
- Em Alexandria, no Egipto, Santo Epimáquio de Pelúsio, mártir. († c. 250)
- EmVermand, hoje Saint-Quentin, na Gália, Bélgica, atualmente na França, São Quintino, mártir.(† s. III)
- Em Fosses, no Brabante da Austrásia, no território da atual Bélgica, São Felano, presbítero e abade. († c. 655)
- Em Milão, na Lombardia, região da Itália, Santo Antonino, bispo. († c. 661)
- Em Ratisbona, na Baviera, actualmente na Alemanha, São Volfgango, bispo. († 994)
- Em Cahors, na Aquitânia, região da França, o Beato Cristóvão de Romanha, presbítero da Ordem dos Menores. († 1272)
- Em Riéti, na Sabina, território da Itália, o Beato Tomás de Florença Belláci, religioso da Ordem dos Menores. († 1447)
- Em Youghal, perto de Cork, na Irlanda, o Beato Domingos Collins, religioso da Companhia de Jesus. († 1602)
- Em Piotrkow Kujawski, localidade da Polónia, o Beato Leão Nowakowski, presbítero e mártir. († 1939)
- Em Sevilha, na Espanha, Santa Maria da Imaculada Conceição, virgem, fundadora do Instituto das Irmãs da Companhia da Cruz. († 1998)
Fonte:
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Santiebeati.it
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova