Profissionais, estudantes e organizações de diferentes partes do Brasil e do mundo podem enviar sugestões para a programação do 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, evento promovido anualmente pela Abraji, que se consolidou como um dos principais encontros de jornalismo das Américas. Para propor palestras, cursos, oficinas e nomes de palestrantes e moderadores(as), basta acessar o site do evento até 04 de março de 2024 e contribuir com ideias.
Pelo segundo ano consecutivo, o campus Álvaro Alvim da ESPM-SP, na Vila Mariana, em São Paulo, vai sediar o Congresso da Abraji. A 19ª edição será realizada de 11 a 14 de julho de 2024, com os primeiros três dias reservados para a programação do Congresso e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e a data de 14 de julho destinada ao 6º Domingo de Dados.
Além da participação presencial, o público também poderá participar remotamente, para ter acesso a uma parte das atividades. Os detalhes sobre os ingressos e os modos de participação serão divulgados em abril, quando forem abertas as inscrições.
Serão promovidas cerca de 100 atividades sobre os mais diversos temas:
- Jornalismo investigativo
- Jornalismo colaborativo
- Proteção e segurança de jornalistas
- Jornalismo independente
- Jornalismo local
- Cobertura especializada
- Modelo de negócios e empreendedorismo no jornalismo
- Acesso à informação
- Diversidade, equidade e inclusão
- Jornalismo de dados e técnicas de investigação
- Ciências e meio ambiente
- Produtos jornalísticos em áudio e vídeo
- Desinformação e checagem de fatos
- Estudos sobre jornalismo
- Ameaças à democracia
- Eleições
Curadoria
Como nas últimas edições, as propostas recebidas vão passar por uma pré-seleção e sistematização e, após esse processo, a equipe de funcionários e a diretoria da Abraji decidirão quais atividades, pessoas e organizações farão parte da programação. Assim como em 2023, o formulário de sugestões estimula proponentes a pensarem de forma mais cuidadosa sobre todos os aspectos da sessão sugerida, como objetivo, formato e público-alvo da atividade.
Cada pessoa que enviar uma sugestão vai receber um e-mail automático de confirmação. A Abraji entrará em contato somente com palestrantes, moderadores(as) e instrutores(as) a serem convidados(as). Em alguns casos, o(a) autor(a) da sugestão poderá ser contatado(a).
A Abraji ressalta a importância de o público considerar em suas propostas eixos que valorizem e promovam a diversidade e inclusão étnico-racial, de gênero, regional, socioeconômica e de pessoas com deficiência no jornalismo.
A chamada de sugestões dá início publicamente aos preparativos para o próximo Congresso da Abraji, mas a organização do evento começa logo após o fim da edição anterior, quando equipe, conselho e diretoria se reúnem para avaliar a edição recém-encerrada a partir de suas experiências no evento e de sugestões, críticas e elogios apresentados pelo público. O cronograma do evento também é definido nessa fase inicial, sendo estabelecidos prazos para a definição de convidados(as) do exterior, palestrantes nacionais, homenageados(as), entre outros.
Paralelamente a esta chamada pública, ocorre uma convocatória interna pela qual diretoria, integrantes do conselho curador (ex-presidentes) e equipe da Abraji compartilham suas propostas.
Maria Esperidião, que ocupou o cargo de gerente executiva da Abraji por quatro anos, de fevereiro de 2020 a outubro de 2023, esteve responsável pela curadoria do Congresso nesse período. Com sua saída, a curadoria do evento passa para as mãos da jornalista Nina Weingrill, consultora de organizações de jornalismo e direitos humanos sobre governança, estratégia e impacto. Cofundadora da Énois e da Ajor, Weingrill é bolsista no ICFJ, onde pesquisa ferramentas e metodologias para o desenvolvimento e fortalecimento do jornalismo local, o ecossistema de informação e suas interseções com as políticas públicas locais.
Convites
Definidos os temas principais, começa a etapa de envio de convites a palestrantes, moderadores(as) e instrutores(as) e a organização da logística para dar conta da extensa programação do evento, com o desafio de conciliar as agendas de convidados(as) de diferentes partes do mundo.
A Abraji divulgará uma parcela da programação em abril, na abertura das inscrições. A maior parte do conteúdo será anunciada por etapas até as vésperas do evento.
A Abraji possui um documento com informações sobre as atribuições de palestrantes, moderadores(as) e instrutores(as) nas sessões do Congresso. A leitura desse documento é muito importante, sobretudo para quem tem interesse em moderar uma atividade, já que o(a) moderador(a) é o(a) responsável por coordenar a sessão, em parceria com a equipe da Abraji, desde a concepção da palestra à realização. Leia aqui