Neste Domingo, 25 de agosto de 2024, a cidade de Quatis, no interior do Rio de Janeiro, celebrou a abertura da Semana Municipal de Artes Marciais com o 1º Festival de Artes Marciais, realizado na quadra do Colégio Vitória.
O evento, resultado da Lei Municipal nº 1298, de autoria do Vereador André Jabuti, atual presidente da Câmara dos Vereadores, marca um passo significativo na promoção das artes marciais na região.
A iniciativa, organizada pela Federação Interestilos de Karate do Rio de Janeiro (FIKARJ), reuniu diversas modalidades, destacando a importância da união entre elas. Equipes renomadas participaram, incluindo a equipe de Karate do Mestre Manoel Albino (3º Dan), as equipes de Jiu Jitsu dos Mestres Márcio Pinto (4º Grau) e Márcio Lourenço (2º Grau), a equipe de Kickboxing do Mestre Thiago Paschoal (2º Dan), a equipe de Boxe do instrutor Marlon, e a equipe de Capoeira do Mestre Quati, Mestre Paulo King do Muay Thai e Sensei Ademar, Diretor de Mídias sociais da FIKARJ.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o Aluisio Max Alves D’Elias, Prefeito de Quatis, Vereador André Gomes Martins(jabuti), presidente da Câmara dos Vereadores de Quatis, Vereador Carlos Alberto Lopes Reygio, 1º Secretário da Câmara , Dr Luis Paulo Lima, Diretor Social da CDL de Quatis; Dr Diego Muniz Boechat, Secretário de Governo e o Sr Paulo Gustavo Vieira Freire, Diretor de Esportes de Quatis, alem dos assessores da câmara Lucas Leonardo e Lucimara Rosa, dentre outras personalidades da Sociedade Quatiense. A cerimônia foi presidida pelo Mestre Roosevelt Couto Barbosa de Souza (7º Dan), presidente da FIKARJ.
Cada modalidade teve 20 minutos para demonstrar sua arte, acompanhada pela leitura de textos que destacavam suas características e importância. Ao final do festival, a Federação prestou uma homenagem especial ao Mestre Manoel Albino, outorgando-lhe o Diploma Destaque Marcial e um troféu em reconhecimento à sua exemplar trajetória como Sensei e competidor de KarateA Semana Municipal de Artes Marciais, além de promover a diversidade cultural e esportiva, evidencia os inúmeros benefícios das artes marciais, como disciplina, respeito e saúde física e mental. Investir nesta área é investir no futuro da comunidade, proporcionando aos jovens oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O festival encerra-se com uma cerimônia especial no dia 28 de agosto, às 19h, no auditório da Câmara dos Vereadores de Quatis, onde serão discutidas estratégias para fortalecer ainda mais essa iniciativa no município.