Abraji e associações pela democracia conseguem adiar no Senado votação da lei das fake news

Senado fake news 615

Sinval de Itacarambi Leão, editor Portal Imprensa

Apresentado inicialmente pelos deputados Tábata do Amaral (PDT/SP) e Felipe Rigoni (PSB/ES), o projeto  denominado Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, passou na  Câmara dos Deputados a toque de caixa. Quando chegou ao Senado foi substituído pelo PL 2630/2020 do Senador Alexandre Vieira (Cidadania/SE), presidente da comissão e totalmente modificado pelo relator Ângelo Coronel (PSD/AM), tendo sua data de votação marcada, sem quase nenhuma discussão, para ontem, 25 de junho.

Crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado

Já apelidado de “Lei das Fake News”, a ABRAJI- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo juntamente com 46 organizações da sociedade civil se manifestaram contra e pedem adiamento da votação, sugerindo primeiro um amplo debate. O argumento da nota oficial da Abraji tem por base a inconstitucionalidade do PL, num  momento de  isolamento social quando a poderosa Comissão de Constituição e Justiça nem pode ainda se reunir e debater presencial e adequadamente esse impasse legal e outras regulamentações discutíveis.

Tem mais ainda. A aprovação vai contra os marcos regulatórios da comunicação no Brasil. Há um risco muito grande para a liberdade de imprensa e há um risco muito grande para o jornalismo, quando se tomam iniciativas de combate a fake news baseadas em legislação e em justiça. A posição da Abraji é que já existe legislação aplicável à maioria dos cenários de produção e difusão de desinformação motivada por má-fé ou estratégia de propaganda política e, portanto, a criação de um instrumento adicional oferece mais riscos à liberdade imprensa e expressão do que possíveis benefícios à sociedade.

Adiamento constrangido

O anúncio do novo adiamento para 3ª. feira próxima, dia 30 de junho, feito pelo presidente do Senado,  David Alcolumbre (DEM/AP), aposta nas emendas que podem ser protocoladas até às 16 horas de terça feira. Aposta igualmente que os partidos venham com seus votos definidos, viabilizando assim a aprovação da lei:” Eu quero, com a consciência de fazer o que é certo na busca da conciliação, recepcionar os apelos de todos os líderes e senadores”, disse Alcolumbre.

As big techs são contrárias à lei. Google, WhatsApp e Facebook manifestaram-se dizendo que a lei retroage a inclusão digital no Brasil. São contra também a terem sedes de suas empresas no Brasil. Preferem assim serem representadas por escritórios terceirizados ficando elas à margem da legislação da internet brasileira. Resta saber se as emendas esperadas resolverão também esse impasse.