Abraji e Lupa oferecem oficinas de Fact Checking

O Facebook apoia a iniciativa por meio do ‘Projeto de jornalismo do Facebook’, programa que busca fortalecer a parceria da plataforma com a indústria de notícias mundial. Para a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, esta é uma oportunidade única para quem vai cobrir as eleições deste ano. Segundo o presidente da Abraji, Daniel Bramatti, os profissionais conseguirão ir além do declaratório com ferramentas para explorar bases públicas de informações e técnicas de checagem de fatos. “Esperamos que os cursos ajudem a melhorar a qualidade do noticiário sobre os candidatos e seus programas”, afirma.

O Circuito Abraji-Lupa se dividirá em dois momentos, um virtual e um presencial. Jornalistas em atividade e estudantes da área podem se inscrever para participar da capacitação online. O curso ‘Verificando os Fatos’ será oferecido em sessões privadas por meio de lives no Facebook. Os treinamentos presenciais (EAD), por sua vez, terão turmas menores, e os temas serão mais aprofundados.

As aulas presenciais da associação terão oito horas de duração, e as da Lupa, seis, e, para participar destes treinamentos, os interessados deverão, necessariamente, acompanhar os conteúdos EAD, exceto para os cursos de verificação de fatos da agência. As inscrições para os workshops podem ser feitas neste site e também é possível acompanhar as regras das oficinas no portal e nas redes sociais das instituições (@abraji e @agencialupa).