Clube de Imprensa

Agnaldo Miudinho pede especialista em hematologia para rede SUS de Ponta Porã

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, quer que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faça a contratação de prestação de serviços médicos na especialidade de Hematologista para atender na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Ponta Porã.

O parlamentar formalizou o pedido por meio de uma indicação apresentada na sessão ordinária de 7 de maio, na Câmara Municipal.

De acordo com ele, “a seguinte indicação visa atender ao pedido de moradores do nosso município, para que intermediasse, junto ao setor competente da prefeitura, a contratação de prestação de serviços médicos na especialidade de Hematologista para atender na rede de Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Ponta Porã. O hematologista é o médico especialista em identificar e tratar problemas no sangue humano e órgãos responsáveis pela sua produção, como a medula óssea, o baço e os linfonodos. O hematologista faz diagnósticos baseados em análises do sangue. Acompanha pacientes com doenças hematológicas durante todo o tratamento, cuida do controle de segurança em transfusões de sangue e realiza transplante de medula óssea”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã ainda argumentou que “no momento, não há médicos especializados disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) desta cidade. Portanto, os pacientes que precisam desse tipo de atendimento precisam se dirigir a outra cidade. Assim, formalizamos o pedido junto à Prefeitura e esperamos o atendimento desta indicação”.

A indicação contendo o pedido do Presidente da Câmara Municipal, foi encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos e à Secretária Municipal de Saúde, Marcela Peluffo.

CRAS NO NOVA ITAMARATI

Agnaldo Miudinho apresentou também, na sessão de 7 de maio, uma indicação em que solicita a construção de um CRAS no Distrito de Nova Itamarati para atendimento da população do local.

O parlamentar explicou que “o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, é uma unidade pública de assistência social, onde oferece serviços voltados a assistência social básica às famílias em situação de vulnerabilidade social, e presta os mais diversos serviços voltados à prevenção de risco social e fortalecer os vínculos

familiares e sociais. Por esta importante prestação de serviços necessária no Distrito de Nova Itamarati, alguns residentes do Distrito solicitaram a fim de que tal benefício seja instalado devido a sua localização e para que atenda à população local. Portanto, considerando a necessidade e urgência do pedido e por se tratar de saúde pública que beneficiará a comunidade residente no distrito de Nova Itamarati”.

LEGENDA:

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, quer a contratação de médicos especialistas para atender pelo SUS – Foto: Lécio Aguilera