Clube de Imprensa

Agnaldo Miudinho quer que Centro de Especialidades tenha atendimento de geriatria

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Agnaldo Miudinho, apresentou na sessão ordinária de 16 de abril, uma indicação em que solicita à Prefeitura, a contratação da prestação de serviços médicos na especialidade de geriatra para atender no Centro de Especialidades Dr. João Kayatt. A solicitação foi feita ao Prefeito Eduardo Campos e à Secretária Municipal de Saúde, Marcela Peluffo.

De acordo com o parlamentar, “a indicação visa atender o pedido de moradores do nosso município, para que intermediasse, junto ao setor competente da prefeitura, solicitando contratação de prestação de serviços médicos na especialidade de geriatra para atender no Centro de Especialidades Dr. João Kayatt de Ponta Porã. A geriatria é uma especialização da medicina que visa o cuidado e acompanhamento de indivíduos idosos. O médico geriatra pode ser procurado tanto para acompanhamento de doenças pré-existentes como por quem deseja entender mais sobre envelhecimento saudável e com mais autonomia. Este especialista tem um olhar mais amplo sobre o paciente, o que inclui acompanhar doenças crônicas pré-existentes – mas sempre de forma conjunta com outros especialistas”, argumentou Agnaldo Miudinho, justificando o pedido.

Ele acrescentou ainda que “o profissional especialista em geriatria “é também quem identifica alterações normais do envelhecimento e condições clínicas frequentes em idosos (as chamadas síndromes geriátricas). No momento, não há médicos especializados disponíveis no Centro de Especialidades Dr. João Kayatt desta cidade. Portanto, os pacientes que precisam desse tipo de atendimento precisam se dirigir a outra cidade”.

ASFALTO NO BECO

Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, também apresentou indicação solicitando pavimentação asfáltica, no local conhecido como “beco” na rua Presidente Vargas, próximo à Escola Magsul.

“Justifica-se a presente indicação pela necessidade de se oferecer aos moradores da localidade supracitada, condições dignas de transitar na referida rua que atualmente se encontra em estado precário prejudicando o tráfego dos moradores e veículos. Além de trazerem benefícios para a população com a melhoria do fluxo diário, também valoriza e engrandece o município. Contamos com a tomada de providências para a indicada medida, que se faz necessária e urgente”, declarou o parlamentar, justificando o pedido encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso.

Legenda

Agnaldo Miudinho solicita contratação de médico geriatra para saúde pública – Foto: Rafael Ribeiro