Alerta: horário de verão começa neste domingo

A mudança é adotada em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados

Por Maressa Mendonça, com Agências

Neste domingo (4) tem início o horário de verão em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados. Neste período, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário adiantado em uma hora em relação ao horário normal ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.

Além de Mato Grosso do Sul, o horário de verão é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.

Conforme informações do Ministério de Minas e Energia, o objetivo do horário de verão é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.

O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e consequente aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.

ECONOMIA

Geralmente, o horário de verão começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições.  Com isto, o período do horário de verão de 2018 e 2019 vai ter 15 dias a menos, terminando no terceiro domingo de fevereiro do próximo ano.

Segundo balanço do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o horário de verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do horário de verão. O argumento é que o consumo não é mais tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.

Legenda: Mato Grosso do Sul é um dos 11 estados que adotam horário de verão – Foto: Correio do Estado

*Com informações da Agência Brasil

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book