Americanos preferem se informar assistindo ao noticiário pela televisão

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Redação Portal IMPRENSA

Estudo divulgado esta semanRedação a pelo Pew Research Center indica que, nos Estados Unidos, as pessoas ainda preferem se informar assistindo aos noticiários. Além disso, apesar de muito se falar sobre a perda de apelo da televisão junto ao público com a expansão das mídias digitais, a TV permanece como principal opção para a maioria na hora de escolher como assistir.

Crédito:Reprodução/Pew Research Center

Em uma pergunta específica sobre o formato favorito para consumir notícias, 47% da população disse optar por assistir. O índice é ligeiramente superior ao registrado em pesquisa semelhante realizada em 2016. Naquela ocasião, o resultado foi 46% de preferência.

A pesquisa também constatou que quatro em cada dez americanos adultos (44%) preferem a TV como plataforma para consumir notícias. O formato online (sites, aplicativos ou redes sociais, por exemplo) teve 34% da preferência. O rádio foi a opção de 14% dos entrevistados e apenas 7% responderam preferir o impresso.

Outro dado interessante chama atenção na pesquisa. Quando combinadas as perguntas sobre a maneira preferida para obter notícias (lendo, assistindo ou escutando) e a plataforma preferida para isso (televisão, impresso, digital ou rádio), a televisão foi o modo favorito para 75% dos que gostam de se informar assistindo, 20% responderam preferir a internet.

Entre o público leitor a situação foi inversa: 63% preferem ler o noticiário online contra 17% que optaram pelo impresso. Aqueles que gostam de ouvir as notícias, 52% declararam ter preferência por escutar via rádio, 21% via televisão e 20% via internet.

A pesquisa foi realizada com 3.425 pessoas entre 30 de julho e 12 de agosto deste ano. Acesse a pesquisa original aqui.