Americanos preferem se informar assistindo ao noticiário pela televisão

Redação Portal IMPRENSA

Estudo divulgado esta semanRedação a pelo Pew Research Center indica que, nos Estados Unidos, as pessoas ainda preferem se informar assistindo aos noticiários. Além disso, apesar de muito se falar sobre a perda de apelo da televisão junto ao público com a expansão das mídias digitais, a TV permanece como principal opção para a maioria na hora de escolher como assistir.

Crédito:Reprodução/Pew Research Center

Em uma pergunta específica sobre o formato favorito para consumir notícias, 47% da população disse optar por assistir. O índice é ligeiramente superior ao registrado em pesquisa semelhante realizada em 2016. Naquela ocasião, o resultado foi 46% de preferência.

A pesquisa também constatou que quatro em cada dez americanos adultos (44%) preferem a TV como plataforma para consumir notícias. O formato online (sites, aplicativos ou redes sociais, por exemplo) teve 34% da preferência. O rádio foi a opção de 14% dos entrevistados e apenas 7% responderam preferir o impresso.

Outro dado interessante chama atenção na pesquisa. Quando combinadas as perguntas sobre a maneira preferida para obter notícias (lendo, assistindo ou escutando) e a plataforma preferida para isso (televisão, impresso, digital ou rádio), a televisão foi o modo favorito para 75% dos que gostam de se informar assistindo, 20% responderam preferir a internet.

Entre o público leitor a situação foi inversa: 63% preferem ler o noticiário online contra 17% que optaram pelo impresso. Aqueles que gostam de ouvir as notícias, 52% declararam ter preferência por escutar via rádio, 21% via televisão e 20% via internet.

A pesquisa foi realizada com 3.425 pessoas entre 30 de julho e 12 de agosto deste ano. Acesse a pesquisa original aqui.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book