Amigos da Astronomia promove observação gratuita da “Superlua” em Ponta Porã

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Grupo Amigos da Astronomia promove observação gratuita da “Superlua” em Ponta Porã

Diovane Cesar*

O Grupo Amigos da Astronomia de Ponta Porã, promoveu na noite desta segunda-feira (14), mais uma atividade de observação Astronomia. O evento ocorreu no Parque dos Ervais Aires Marques e foi aberto ao público, desta vez a grande atração foi a mais bela e maior Lua visualizada aqui da Terra nos últimos 48 anos, fenômeno conhecido como “Superlua”.

Havia a disposição da comunidade três telescópios para a observação do fenômeno. Aproximadamente trezentas pessoas entre crianças e adultos compareceram ao Parque dos Ervais, para observar a “Superlua” e todos ficaram abismados com o fenômeno.

Entenda o fenômeno

De acordo com a divulgação da NASA, a órbita da Lua ao redor da Terra não é um circulo perfeito mas, sim, um pouco achatada, uma órbita elíptica e desta forma, a distância que nos separa de nosso satélite natural acaba variando, indo desde o ponto mais distante, também chamado de apogeu, até o mais próximo, também conhecido por perigeu.

Quando há uma coincidência entre a fase da Lua Cheia e a aproximação (Perigeu) da Lua com o planeta terra, ocorre o que conhecemos por “Superlua”, e isso fará com que o astro aparente ser 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

O evento nos Parque dos Ervais faz parte de uma ação do projeto GEPAP – Grupo de Estudo e Popularização da Astronomia de Ponta Porã, desenvolvido por um grupo de professores das diversas áreas do conhecimento da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, possui cinco telescópios para observação astronômica e tem como um de seus objetivos facilitar o acesso a oportunidades individuais de observações astronômicas ao maior número possível de pessoas leigas, especialmente crianças, olharem o céu através do telescópio.
A reportagem foi destacada no Jornal da Líder FM 104.9 de Ponta Porã (MS).