Clube de Imprensa

Após relato sobre MS Day, deputados destacam momento econômico vivido por MS

Deputados receberam o governador Eduardo Riedel, que relatou sobre o MS Day, realizado em Nova Iorque

Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães

Resultado de reunião realizada nesta manhã (22) entre os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), conduzidos pelo deputado e presidente Gerson Claro (PP) e o governador do Estado Eduardo Riedel (PSDB), para tratar do MS Day, realizado em Nova Iorque, na última semana, deputados relataram suas impressões sobre a economia sul-mato-grossense.

O deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), representou a Casa de Leis no MS Day. “Sobre o MS Day, afirmo que foi um orgulho ter representado os 23 deputados, por ordem do presidente da Casa. “Temos um Estado com uma nota muito favorável do ponto de vista econômico, e que o mundo inteiro está agora olhando para nós. Quando você se reúne em Nova Iorque com 160 empresários, entre eles, banqueiros, grandes bancos e o maior banco do mundo, unido a pessoas preparadas como o nosso governador Eduardo Riedel para falar as vantagens que as empresas tem em vir para o Estado”, declarou.

“Aprendi bastante, muito interessa para o Estado, são aproximadamente R$ 30 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões devem ser anunciados em breve, e esses leilões da BR-262, de Três Lagoas à Campo Grande, e da BR-267, de Bataguassu à Nova Alvorada do Sul e a MS-40, de Santa Rita do Pardo à Bataguassu, estão acontecendo”, informou o deputado Paulo Corrêa.

O 1º secretário da ALEMS também ressaltou o protagonismo do Estado. “Mato Grosso do Sul está no protagonismo, o Governo estadual responsável olhando pelo Estado, e a Assembleia Legislativa, lado a lado, ao Poder Executivo, como deve ser, os poderes constituídos todos unidos. A Assembleia cumpre um papel fundamental, todas as votações sobre esses assuntos passam pela Casa de Leis.

“Também há a ligação férrea entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, tudo isso vai gerar emprego e renda, venha para o Mato Grosso do Sul, se capacite que aqui terá emprego de qualidade, diferenciado em que você pode ganhar mais. O novo Mato Grosso do Sul começa agora. Sugeri que o próximo MS Day seja na China, nosso maior parceiro comercial, e brevemente teremos a Rota Bioceânica para integrar via Oceano Pacífico à Àsia”, concluiu o parlamentar.

O deputado Paulo Duarte (PSB) falou sobre as Parcerias-Público-Privadas. “É muito importante a questão das Parcerias-Público-Privadas (PPPs), em diversos setores, inclusive na saúde. O Estado tem recebido investimento em todas as áreas, crescido acima da média nacional. Esclareço que as PPPs não tratam de servidores públicos, para buscar investimentos em serviços e infraestrutura, construção de novos hospitais. Esse evento em Nova Iorque foi muito importante”, destacou.

O deputado Junior Mochi (MDB) ressaltou a realização do evento que reúne empresários, investidores e grandes instituições financeiras do mundo. “Um evento extremamente importante para apresentar as nossas potencialidades, as possibilidades da PPS e discussão relacionada a infraestrutura e logística nessas áreas e algumas delas já definiram em investir, outras pretendem captar algo a partir desta ida, que já traz uma pauta de audiências com essas empresas e gera uma perspectiva ainda maior de desenvolvimento do Estado. O Estado sai na frente, Mato Grosso do Sul vive um momento extremamente positivo”, considerou.

MS Day

Em parceria com a Fiems, o Governo de Mato Grosso do Sul realizou o MS Day Internacional, em Nova Iorque, entre os dias 12 e 17 de maio de 2024. O evento integra a Brazilian Week, semana com debates sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio, integraram a apresentação de projetos nas áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo, rodovias e ferrovias.