Aprenda a investigar políticos que tentam retirar informações da web

social-mediaAssociação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) fará uma transmissão ao vivo pelo Youtube, em 20 de julho, mostrando como jornalistas podem usar o portal Ctrl+X para reunir informações sobre políticos que acionam a justiça tentando retirar conteúdo da internet. A transmissão ocorrerá em dois horários: 10h30 e 15h30.

O portal Ctrl+X mapeia processos judiciais pedindo a retirada de conteúdo da internet. Desde agosto de 2014, ele reuniu mais de 1700 ações no seu banco de dados. Com o início das campanhas para as eleições de 2016, a previsão é que esse número tenha um salto, que será monitorado ativamente pelo projeto.

Durante a transmissão, o coordenador do projeto mostrará como consultar, dentro da plataforma, os políticos que mais tentam intimidar jornalistas e empresas de mídia na justiça, os maiores alvos das ações judiciais, os pedidos de censura prévia, entre outros detalhes que podem servir de fonte de informação para reportagens sobre tentativas de cercear a liberdade de informação.

Para acompanhar e tirar dúvidas durante a transmissão, clique neste link (para a apresentação das 10h30) ou neste link (para a das 15h30). É necessário estar logado a uma conta do Gmail