Ser aprovado em 1º lugar para cursar Medicina na USP não é para qualquer um. E aos 19 anos, Diego Franco Araújo conseguiu passar no curso mais disputado do vestibular da Fuvest.
Este ano foram 124,8 candidatos disputando uma vaga para medicina na capital paulista.
Diego é de Belo Horizonte (MG) e disse que a ficha ainda não caiu. “Eu ainda estou anestesiado, sem acreditar que passei em primeiro lugar”, disse o jovem estudante.
Como estudar para a Fuvest
Diego fez cursinho Anglo online para se preparar para o vestibular
Ele afirmou que para passar no vestibular de uma universidade pública é preciso ter uma rotina equilibrada de estudos.
E deu 5 dicas para quem vai fazer vestibular
- Seja prático na rotina de estudos
Diego orienta aos estudantes não criem métodos muito diferentes para os estudos, o que, em vez de ajudar, pode até reduzir o desempenho na prova. “Às vezes você acaba perdendo muito tempo planejando como estudar e não sai do lugar, é melhor ser prático e objetivo”, diz.
- Faça simulados
“Eu nunca parei de fazer os testes para acompanhar a minha evolução de estudos e ter um melhor direcionamento em alguma disciplina que requer maior atenção”.
- Tenha disciplina
Para Diego este foi o fator determinante para o sucesso. “No início, com a pandemia, foi muito difícil, mas consegui contornar e retomar minha rotina de estudos com disciplina”, conta ao lembrar dos desafios impostos pela Covid-19.
- Autoconhecimento
Ainda de acordo com o jovem, poder se conhecer e auto avaliar permitiu a chance de assimilar o conteúdo até mesmo no dia da prova. “Eu sei que isso não iria me atrapalhar e sim agregar”, conta.
- Estude, mas tenha momentos de lazer
“Isso é essencial para que você possa ter uma rotina mais leve e isso não significa que você não estará focado nos seus objetivos”.
O futuro médico agora conta os dias para se mudar para São Paulo e começar as aulas na USP.
Por Rinaldo de Oliveira Só Noticia Boa com informações do R7