Associação Brasileira de Imprensa completa 112 anos, ao lado da democracia

ABI completa 112 anos, sempre ao lado do povo e da democracia

Criada em 7 de abril de 1908, pelo jornalista Gustavo de Lacerda, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) está comemorando hoje 112 anos de existência.

Nesses anos todos, a ABI acumulou um legado invejável na defesa da democracia, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. Nela nasceu a campanha “O Petróleo é Nosso”, que culminou com a criação da Petrobrás.

Nestes 112 anos, desempenhou o verdadeiro papel de trincheira da democracia”, na defesa das liberdades democráticas, da liberdade de expressão e dos presos políticos. Esteve na linha de frente na denúncia de torturas e assassinatos de presos políticos na ditadura militar.

Esteve, também, na linha de frente do movimento “Diretas Já”, o primeiro passo para o fim da ditadura que durou 21 anos. Em seguida, nasceu na ABI a ação, que resultou no impeachment de Fernando Collor de Mello, liderada por Barbosa Lima Sobrinho.

Também foi na ABI que vicejaram movimentos de resistência à censura, com o surgimento dos tabloides alternativos, que levaram informações preciosas sobre o que acontecia nos porões da ditadura.

Infelizmente, nos últimos anos a ABI tinha perdido essas bandeiras que lhe deram projeção nacional. Há dois anos, cerca de 200 jornalistas inconformados com o ostracismo e a mediocridade das últimas gestões, resolveram lançar uma chapa, “ABI luta pela Democracia”, que venceu uma disputa depois de defrontar com um dos mais penosos e desleais processos eleitorais.

Vencemos e encontramos a ABI num processo praticamente falimentar. Em menos de um ano, já resgatamos parte do protagonismo da entidade.

A ABI hoje está perfilada ao lado das principais entidades democráticas da sociedade civil, como a CNBB, a OAB, a Comissão Arns, a Fenaj, o Movimento “Ditadura Nunca Mais”, a Academia Brasileira de Ciências, a Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência, o Clube de Engenharia, a Abraji, e tantas outras espalhadas pelo País.
Atualmente, a ABI está envolvida na luta contra este governo irresponsável, que põe em risco a saúde da população, por seu comportamento criminoso diante da pandemia do coronavírus e na defesa dos jornalistas, diariamente atacados e humilhados pelo Presidente da República.
Vida longa à ABI

Paulo Jerônimo da Souza