Associações de imprensa latino-americanas se unem para traçar estratégias para fortalecer a indústria jornalística na era digital

Redação Portal IMPRENSA

Uma parceria inédita entre associações representantes da imprensa de língua portuguesa e espanhola na América Latina foi criada para traçar estratégias de fortalecimento do jornalismo em meio às transformações provocadas pela disseminação de novas tecnologias. A reunião foi realizada durante a última edição do Digital Media Latam, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na Colômbia.

Crédito: Divulgação

A relação entre produção e recepção de informações sofreu profundas transformações na era digital com a popularização das novas tecnologias. Em sua análise, o grupo de associações ressaltou o fato de que as audiências não são mais receptoras passivas pois podem interagir, criar e replicar conteúdos, um poder que demanda também responsabilidade na relação com o que comunicam e lhes dá mais força para exigir qualidade e veracidade das fontes de informação, jornalísticas ou não.

Através da parceria criada, as associações participantes pretendem estimular a análise da “evolução das dinâmicas sociais, tecnológicas, políticas, regulatórias e comerciais que envolvem a indústria jornalística, o que permite estabelecer estratégias para aumentar a competitividade sem distorcer os valores de informação e assegurando a apropriação antecipada de responsabilidades da mídia, audiências e autoridades”. Dessa forma, buscam assegurar que a mídia consiga se manter atual e competitiva.

O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, foi o representante do Brasil no encontro, que contou ainda com Werner Zitzmann, diretor-executivo da Associação Colombiana de Meios de Informação (AMI); Rodrigo Bonilla, diretor para América Latina da WAN-IFRA;  Andrés D’Alessandro, diretor-executivo da Associação Argentina de Empresas Jornalísticas (ADEPA, na sigla em espanhol); Daniel Dessein, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da ADEPA; Francisco Rocha, diretor-executivo da Associação Equatoriana de Editores de Jornais (AEDEP, em espanhol); e Juan Jaime Díaz, presidente da Associação Nacional de Imprensa do Chile (ANP, em espanhol). Outras associações de países de língua espanhola e portuguesa foram convidadas a se juntar ao grupo inicial.