Clube de Imprensa

Assomasul marcará presença na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Iniciada em 1998, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios chega à sua 25ª edição em 2024. Além disso, o encontro se tornou cada vez mais relevante politicamente no país. A expectativa para este ano é novamente receber as principais autoridades do país e bater mais um recorde de público no CICB.

O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, destaca a importância da Marcha para as conquistas municipalistas: “Nós prefeitos e prefeitas sul-mato-grossenses vamos estar representando nossos municípios neste importante evento que é a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. É um momento fundamental para debatermos e apresentarmos nossas demandas, buscando sempre melhorias para nossas cidades e para a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou o gestor.

Durante o evento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), disponibilizará um estande para que o público possa contribuir diretamente com os debates, apresentando sugestões e esclarecendo dúvidas sobre a Reforma Tributária, tema central da discussão. Outro tema relevante a ser discutido na Marcha será a redistribuição dos royalties do petróleo, uma pauta que se arrasta há 11 anos no Poder Judiciário.

Os temas que serão debatidos com os gestores incluem: Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida; Desoneração: PEC da sustentabilidade fiscal (Emenda de Plenário à PEC 66/2023); Movimento Mulheres Municipalistas; O Impacto dos Custos dos Programas Federais para os Municípios – Observa Políticas Públicas; Governo Federal; Reuniões de bancadas estaduais, entre outros.