Atleta de Ponta Porã faz história na Copa Brasil de Marcha Atlética

Vinícius Dias representa Mato Grosso do Sul pela primeira vez na competição nacional, buscando vaga no Sul-Americano.

Vitória, ES (16 de fevereiro de 2024) – A cidade de Vitória, no Espírito Santo, sedia a Copa Brasil de Marcha Atlética de 16 a 18 de fevereiro. Entre os participantes, Vinícius da Silva Dias, de Ponta Porã, faz história ao se tornar o primeiro atleta de Mato Grosso do Sul a competir na modalidade.

Vinícius, juntamente com seu treinador, Professor Fredy Miranda, treina intensamente para conquistar uma vaga no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que acontecerá em Recife, Pernambuco, em março. A Associação Pontaporanense Esporte é Vida, pioneira na modalidade no estado, já acumula ótimas colocações em campeonatos nacionais, com destaque para o bronze de Maurício Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros de 2023.

A participação de Vinícius na Copa Brasil foi viabilizada pela Fundesporte – Setesc e pela Federação de Atletismo de MS – Fams, que reconhecem o potencial do Projeto Atletismo de Ponta – Geração Novos Talentos. A Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, com o patrocínio Master das Loterias Caixa, organiza a competição.

Dedicação e superação:

Vinícius iniciou na marcha atlética há apenas três anos e rapidamente se destacou. Em 2023, ele conquistou o bronze no Campeonato Brasileiro Sub-20 e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro Sub-18.

Oportunidade histórica:

A participação na Copa Brasil representa um marco para o desenvolvimento da marcha atlética em Mato Grosso do Sul. Vinícius e Fredy Miranda se dedicam ao máximo para alcançar o objetivo de conquistar uma vaga no Sul-Americano e representar o estado com orgulho.

Sobre a Copa Brasil:

A Copa Brasil de Marcha Atlética reúne os melhores marchadores do país em diversas categorias. A competição serve como seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será realizado em Recife, no mês de março.

Apoio fundamental:

O apoio da Fundesporte – Setesc e da Federação de Atletismo de MS – Fams foi fundamental para que Vinícius pudesse participar da Copa Brasil. O reconhecimento do potencial do atleta e do projeto demonstra o compromisso com o desenvolvimento do esporte em Mato Grosso do Sul.

“A expectativa é grande para a participação de Vinícius na Copa Brasil. Sua dedicação, talento e superação podem levá-lo longe na modalidade, inspirando novos atletas em Mato Grosso do Sul”, mencionou professor Ageu Oliveira.