Ato em defesa da liberdade de imprensa vai reunir jornalistas, OAB e sociedade civil

Redação Portal IMPRENSA*
O Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP,  no largo São Francisco, será palco hoje, a partir das 19h, do ato em defesa da democracia e da liberdade de expressão no Brasil.

Crédito:Reprodução
O evento é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Instituto Vladimir Herzog, além dos centros acadêmicos da USP Lupe Cotrim, Vladimir Herzog e 11 de Agosto.

“O ato pretende ser uma manifestação em defesa da atividade jornalística, que vem sendo atacada por forças autoritárias e autoridades com agressões a profissionais de imprensa por rede social, violações do direito constitucional ao sigilo de fonte por meio judicial e até ameaças feitas pelo próprio chefe de Estado”, diz a nota divulgada pelas entidades.

O jornalista Glenn Greenwald e toda a equipe do The Intercept Brasil confirmaram presença no evento. Eles têm sido alvos de ataques desde que o site passou a divulgar conversas vazadas do Telegram entre membros da Lava-Jato e o ministro Sergio Moro, então juiz.

Os jornalistas Juca Kfouri e Reinado Azevedo também confirmaram presença.

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book