Clube de Imprensa

Audiência com embaixador paraguaio fortalece projeto “Fronteira do Futuro”

Juan Angel Degadillo recebeu na Residência Oficial da República do Paraguai, em Brasília, o vice-governador Barbosinha, prefeito Eduardo Campos, presidente da Câmara Agnaldo Miudinho, senador Nelsinho Trad e deputado Pedrossian Neto
*Edilson José
O prefeito Eduardo Campos recebeu muitos elogios ao ser recebido em audiência oficial com o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Angel Degadillo. O prefeito estava acompanhado do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha), representando o governador Eduardo Riedel, senador Nelsinho Trad, deputado estadual Pedrossian Neto e presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho. O embaixador conheceu detalhes do projeto “Fronteira do Futuro”, que prevê completa reurbanização da linha internacional e o projeto de alargamento da MS-164, também na faixa de fronteira, e que juntos somam mais de R$ 115 milhões de investimentos, beneficiando brasileiros e paraguaios.
A audiência com o embaixador foi articulada pelo senador Nelsinho Trad e serviu para por fim a qualquer mal-entendido ocorrido durante a execução das obras, quando um acidente não intencional provocado pelos trabalhadores que operavam as máquinas acabaram derrubando dois marcos (hitos), fato que gerou comentários maldosos com tendência politica levando alguns a entenderem que teria ocorrido desrespeito a soberania do país vizinho, o que não é verdade. Diante da situação, já na terça-feira, dia 16, os vereadores de Ponta Porã participaram de uma sessão conjunta com os consejales na Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, oportunidade que a situação foi esclarecida pelo presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho e pela equipe técnica de engenharia da Prefeitura de Ponta Porã.
Logo após a audiência, o prefeito Eduardo Campos se manifestou a respeito do encontro com o embaixador. “Ficamos muito satisfeitos pela receptividade, pela empatia do embaixador, que de pronto entendeu o que está acontecendo, minimizou a gritaria que poucos fizeram e se colocou à disposição para ajudar, tanto que prometeu retribuir a visita cumprindo agenda na semana que vem no nosso gabinete na Prefeitura de Ponta Porã. Numa articulação do Agnaldo ele deverá participar da reunião do Parlim. Imediatamente ligou para deputados paraguaios, enfim, abraçou a nossa ideia, ele entende que não existe absolutamente nenhuma indicação de quebra de soberania de território paraguaio, entende que a questão dos marcos foi um acidente de obra, recompusemos um e estamos recompondo o segundo, uma pessoa bem esclarecida, acatou tudo o que a gente queria demonstrar. Sabe que em momento algum nós tivemos intenção de desrespeitar território ou soberania paraguaia, foi uma reunião muito positiva, muito boa mesmo e a gente saiu com sensação do dever cumprido. Foi importante a presença do vice-governador Barbosinha, nos acompanhou especificamente para esse tema, numa articulação do Nelsinho Trad, contamos com ajuda do Pedrossian Neto, voltamos tranquilo e vamos tocar as obras e vida que segue”, disse Eduardo Campos.
O vice-governador Barbosinha avaliou a reunião com o embaixador como um encontro estratégico para discutir projetos importantes para a fronteira como da rodovia MS-164. “O governo de Mato Grosso do Sul tem o compromisso de manter relações saudáveis e produtivas com o Paraguai, parceria fundamental para o desenvolvimento de ambas as regiões e bem-estar de nossos cidadãos”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho, disse que o embaixador avaliou como muito positivo e promissor o trabalho do Parlim e se comprometeu em estar presente na reunião que será realizada no dia 26 de abril em local ainda a ser definido na linha internacional. “O embaixador manifestou o desejo de fortalecer cada vez mais o trabalho conjunto na fronteira, disse que vai visitar o canteiro de obras, ressaltou que os projetos que estão sendo executados beneficiam todos, brasileiros e paraguaios. Fez questão de dizer que não existe rusgas no relacionamento e propôs inclusive para juntos, Parlim, Prefeituras de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, seja elaborado projeto para implantação de um corredor verde com recursos que poderão ser captados junto a Itaipu binacional. Também disse que é preciso fortalecer outros projetos como de combate a violência contra a mulher na fronteira, retirada de crianças das ruas. A ideia é ter uma visão ampla dos problemas comuns para desenhar as soluções em conjunto. Foi uma reunião extremamente positiva”, disse Agnaldo Miudinho.
LEGENDA:
 
O embaixador Juan Angel Degadillo recebeu na Residência Oficial da República do Paraguai, em Brasília, o vice-governador Barbosinha, prefeito Eduardo Campos, presidente da Câmara Agnaldo Miudinho, senador Nelsinho Trad e deputado Pedrossian Neto – Foto: Divulgação