Audiência Pública poderá fazer “Castelinho” virar Museu em Ponta Porã

castelinho 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Audiência Pública poderá fazer “Castelinho” virar Museu em Ponta Porã

A audiência pública “Castelinho”: Restauração, Revitalização e Patrimônio Histórico estará ouvindo a comunidade fronteiriça.

Lile Corrêa*Castelinho 1 castelinho 2

Audiência pública “Castelinho”: Restauração, Revitalização e Patrimônio Histórico nesta terça-feira dia 10 de maio, no Plenário Issac Borges Capilé às 14 horas na Câmara de Ponta Porã

As inscrições para participar do plenário começou no dia 3 e vai até o dia 10 de maio de 2016 no Ministério Público Estadual, Fundação Municipal de Cultura e na Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Porã.

A audiência pública é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da SECTEI, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Ministério Público de Ponta Porã.

O “Castelinho” por suas características arquitetônicas de fortificação é um exemplo de arquitetura militar, construído na década de 20, foi sede do novo Território Federal de Ponta Porã, conforme o decreto lei de Getúlio Vargas, sendo gabinete do então presidente. O prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo decreto 3.940, de 04 de novembro de 1996.

O “Castelinho” faz parte do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Ponta Porã por conta da Lei 3512, criada por Marcelino Nunes de Oliveira, sancionada pelo então prefeito Flávio Kayatt no dia 11 de dezembro de 2006.

O objetivo da reforma é transformar o imóvel em um Museu Histórico onde poderá expor a história da fronteira através de fotos e objetos, que contará com a colaboração dos munícipes. O vereador Marcelino, conta com um acervo com mais de duas mil fotos antigas digitalizadas, que ele disponibilizará para o Museu