Birô da Imprensa por Sérgio Botelho de Brasilia

📰 *Birô de Imprensa* – *Ano 2 – Número 78*
🖋 *_Edição_*: Sérgio Botêlho em destaque no Jornal da Líder FM 104,9 de Ponta Porã (MS)

📅 A 338 dias do fim do ano de 2019, *_hoje é domingo, 27 de janeiro_*, 27º dia do ano.
🌩 _*Livre pensar*_: Há curiosos para o bem e curiosos para o mal. Desde que você esteja alerta, tanto um quanto o outro lhe terão muita serventia. (SB)
📃 _*Editorial*_: Novos rompimentos podem acontecer em Brumadinho. Mais especificamente, a Barragem 6 registrou aumento dos níveis de água. A população obedeceu às sirenes no início da manhã e abandonou residências, buscando refúgio em partes mais altas da região. À medida que o tempo passa aumenta o alcance da tragédia, principalmente em vidas humanas. Desastres ambientais em outros países serviram como marco para uma legislação que delimite o antes e depois do acontecido. É urgente!
📊 *_Mercado_*: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não funciona nos finais de semana.
💲 _*Economia*_:
“A crise fiscal na vida real. Seis estados quebrados tentam socorro do governo federal, sem sucesso.”. No O Globo.
💲 _*Economia*_:
“Crise de estados também se deve à Previdência. Além de descaso com o crescimento autônomo dos gastos com pessoal, também existe incompetência”. Editorial do O Globo.
💲 _*Economia*_:
“Tribunais de Contas discutem ‘maquiagem’ de dados de Estados. O Tesouro Nacional e 21 dos 33 Tribunais de Contas de Estados e municípios discutem a unificação de critérios de contabilidade dos governos”. No Estadão.
💲 _*Economia*_:
“Na proposta de reforma que tramita no Congresso, os estados teriam seis meses para instituir normas próprias de Previdência. Passado esse prazo, as regras da União valeriam para eles. Sem recursos para pagar suas contas, alguns governos querem a mudança imediata para fugir de pressões vindas de servidores contra o endurecimento nas regras de aposentadoria.”. Na Folha.
💲 _*Economia*_:
“Nove estados querem Previdência sem carência. Pelo menos um terço dos estados defende que as novas regras da reforma da Previdência passem a valer para os governos regionais imediatamente depois de aprovadas pelo Congresso. A Folha apurou que os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Roraima, Mato Grosso do Sul, Paraná e Acre se movimentam nesse sentido.”. Na Folha.
💲 _*Economia*_:
“Bolsonaro em busca de um discurso responsável sobre o meio ambiente. Sair do Acordo de Paris, como os EUA de Trump, seria isolar-se na comunidade mundial. O poder dos americanos os torna atores de peso no jogo diplomático, em qualquer circunstância. Não é o caso do Brasil, parece entender Bolsonaro”. Editorial do O Globo.
💲 _*Economia*_:
“É preciso uma reforma tributária que não só restabeleça a igualdade com países concorrentes, mas simplifique o sistema”. Na coluna de Celso Ming, no Estadão.
💲 _*Economia*_:
“Novamente, o País se encontra no limiar de uma nova rodada de reformas e, coincidentemente, à beira do precipício”. Artigo de Gustavo Franco.
💲 _*Economia*_:
“’É o que temos para hoje’. Ao anunciar as metas para os primeiros 100 dias de governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, evitou falar da reforma da Previdência”. Editorial do Estadão.
🌐 _*Internacional*_:
“Na Venezuela, militares lucram com o tráfico”. No Estadão.
🌐 _*Internacional*_:
“Regime de Maduro tenta seduzir com comida e telão”. Na Folha.
🌐 _*Internacional*_:
“Maioria culpa Trump e republicanos por paralisação do governo, diz pesquisa.”. Na Folha.
🕵 _*Investigações*_:
“Ministério da Justiça identifica um dos autores de ameaças a Jean Wyllys”. No O Globo.
🕵 _*Investigações*_:
“’Flávio teve de Aécio e Lula’. Para Janaína Paschoal (PSL), Flávio Bolsonaro teve “reação parecida com a do Aécio e do Lula” quando foi ao STF barrar as investigações do caso Coaf”. No Estadão.
🕵 _*Investigações*_:
“Muito a explicar. Jair Bolsonaro, imprudentemente, ligou-se às desventuras do filho, Flávio Bolsonaro, o que tem o potencial de comprometer o próprio governo”. Editorial do Estadão.
🕵 _*Investigações*_:
“Filho pródigo… em encrencas. Movimentações financeiras atípicas, com características de lavagem de dinheiro, suspeitas de apropriação dos salários de assessores, ligações de seu gabinete com milicianos do Rio e enriquecimento desproporcional são alguns dos questionamentos que envolvem o senador eleito Flávio Bolsonaro, o primogênito do presidente.” Na Isto É.
🕵 _*Investigações*_:
“PSL e aliados divididos com a crise em torno de Flávio Bolsonaro.” Na Época.
🕵 _*Investigações*_:
“Juíza endurece regras para visitas a Lula na PF. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato, não pode mais receber visitas do ex-prefeito Fernando Haddad em qualquer dia da semana, nem se reunir mais com líderes religiosos toda tarde de segunda-feira, em sua cela especial na sede da Polícia Federal, em Curitiba”. Na Isto É.
⚔ _*Política*_:
““Prestes a assumir de novo a Presidência, após a cirurgia do presidente Bolsonaro, Hamilton Mourão mostrou atitude enquanto o titular estava em Davos. Sem fugir de polêmicas, com opinião por vezes contrária à de Bolsonaro, o vice agrada aos militares e causa desconforto aos filhos do presidente”. No O Globo.
⚔ _*Política*_:
“Flávio desgasta Bolsonaro no Congresso”. Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.
⚔ _*Política*_:
“O valor do silêncio do general calado. Ninguém ouviu uma só palavra do general Enzo Peri, que comandou o Exército de 2007 a 2015. O mesmo se pode dizer de Gleuber Vieira, comandante de 1999 a 2003. Ambos tipificam o general calado”. Na coluna de Elio Gaspari.
⚔ _*Política*_:
“Trocar dinossauros por sangue novo no Congresso pode ser bom, mas também implicará discussões de centros acadêmicos”. No Estadão.
⚔ _*Política*_:
“Acredite quem quiser. Que Renan Calheiros cumpra a própria escrita e não se candidate à presidência do Senado. Mas acreditar, quem há de?”. Editorial do Estadão.
⚔ _*Política*_:
“Alvo do governo, Lei de Acesso é ativo da imprensa. Decreto do governo Bolsonaro abriu margem para ampliar as restrições a esse recurso.”. Na Folha.
⚔ _*Política*_:
“Decreto sobre sigilo de dados coloca em risco promessas de Bolsonaro. Medida prejudica agenda de combate à corrupção e melhoria da eficiência do Estado.”.
⚔ _*Política*_:
“Rio está retomando a sua trajetória de desenvolvimento. A moralidade na gestão pública que meu governo reinaugura dará segurança às empresas interessadas em instalar ou ampliar negócios no estado.” Artigo de Wilson Witzel, na Folha.
⚔ _*Política*_:
“Filho, divergências e armas marcam 1o. mês do governo”. Na Folha.
🚑 _*Saúde*_:
“Presidente vai ser internado hoje para cirurgia de 3 horas. Jair Bolsonaro passará nesta segunda, no hospital Albert Einstein (SP), por cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal. Ele deixará de usar bolsa adotada desde que foi esfaqueado, em setembro.”. Na Folha.
😱 _*Tragédia*_:
“Tragédia mais letal. Número de mortos em brumadinho já supera o de mariana e chega a 34”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Com outra barragem em risco, sirenes tocam em Brumadinho e moradores deixam suas casas. Chega a 34 o total de mortes confirmadas na catástrofe; oito corpos são identificados”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“A Vale — dona da barragem — ainda contabiliza 256 pessoas desaparecidas. O desastre atingiu funcionários da empresa, moradores e turistas que foram à região visitar o Instituto Inhotim”. Na Folha.
😱 _*Tragédia*_:
“No vilarejo destruído, moradores despertam para pesadelo”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Córrego do Feijão se tornou um novo monumento aos desastres de mineração”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Uma das pousadas mais conhecidas da região, a Nova Estância sumiu do mapa. Cinco hóspedes, os donos e funcionários estão desaparecidos”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Justiça bloqueia R$ 5 bi da Vale, e Ibama aplica multa”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Mariana: 200 mil vítimas entram com ação milionária”. Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Gabinete de crise do governo federal recomenda vistoria em todas as barragens do país”. No O Globo.
😱 _*Tragédia*_:
“Após sobrevoo do presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que a preocupação era com a chuva e com a barragem 6, localizada ao lado da estrutura que rompeu. Por segurança, ela começou a ser drenada”. No Estadão.
😱 _*Tragédia*_:
“O ministro do GSI, general Augusto Heleno, defendeu ontem novas regras de licenciamento e a revisão dos critérios de risco de barragens”. No Estadão.
😱 _*Tragédia*_:
“Uma equipe de Israel trará a Brumadinho equipamentos para localizar os desaparecidos”. No Estadão.
😱 _*Tragédia*_:
“Deputados reprovaram lei mais rígida para barragem. Um projeto de lei que endurecia as regras de licenciamento para barragens de mineração foi reprovado, em julho, na Assembleia Legislativa de MG.”. Na Folha.
😱 _*Tragédia*_:
“Brasil na lama e em ruínas. Além do vômito letal da represa de lixo da Vale, obras públicas caem aos pedaços.” Na coluna de Vinícius Torres Freire.
😱 _*Tragédia*_:
“A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar as causas da tragédia.”. Na Folha.
😱 _*Tragédia*_:
“Vale foi autorizada a ampliar em 70% exploração na área. Governo de MG, de Fernando Pimentel (PT), aprovou aumento de 6,4 milhões de toneladas por ano nas minas de Brumadinho”. Na Veja.
😱 _*Tragédia*_:
“Cuidar do meio ambiente não é entrave burocrático, diz pesquisador. O geógrafo Leandro Oliveira afirma que poder público tem de exigir correção de empresas”. Na Época.
😱 _*Tragédia*_:
“Agência do governo pede auxílio de startups para ajudar Brumadinho. Uso de drones para reconhecimento facial é um exemplo”. Na revista Época.
⛴ *_Tábua das marés_*:
Em Parati-RJ, segundo o Clima Tempo: às 07:04h, maré alta a 0,9m; às 09:33h, maré baixa a 0,67m; às 11:32h, maré alta a 0,64m; às 12:52h, maré baixa a 0,61m; às 19:14h, maré alta a 0,96m.
⏳ *_Destaque histórico_*:
Segundo o portal Terra, em 27 de janeiro de 1926, o cientista escocês John Baird apresenta, para a Instituição Royal de Londres, um aparato chamado televisão, capaz de transmitir imagens a distância, pela ação de raios catódicos. Logo após, assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.
👴 _*Sextilha*_:
Quem sabe bem faz a hora
Não deixa a sorte passar
E não desleixa a vigilância
Para touca não marcar
Tem certas chances que pintam
Que nunca mais vão voltar
(SB)
👍 *_Positivo_*:
“‘Certamente há um culpado ou mais de um’, diz Raquel Dodge em visita a Brumadinho”. No O Globo.
👎 *_Negativo_*:
“Maioria dos corpos {em Brumadinho} pode nunca ser encontrada, diz equipe de buscas. No O Globo.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book