Black Friday Fronteira movimenta comércio

Comerciantes das cidades vizinhas de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Brasil, aproveitam descontos de mais de 50%.

Por Jornal Nacional*

Há sete anos comerciantes de duas cidades vizinhas, no Brasil e no Paraguai, se unem para uma série de liquidações batizadas de Black Friday da fronteira. As promoções atraem consumidores de todo o país.
Nas lojas, uma multidão comprando de tudo um pouco.
“Tem bala, tem champanhe, tem cerveja para os amigos, brinquedos para as crianças, alguns chocolates e perfume”.
As amigas viajaram mais de 700 quilômetros de Pompeia, interior de São Paulo, para encher os carrinhos.
“Aspirador de pó, xampu, chapinha, calça jeans, três TVs, tablet, luva de bike”.
São 120 lojas com descontos acima de 50%. No comércio paraguaio os mais procurados são os eletrônicos.
“Tem artigos que estão dois terços do preços, isso é compensador”.
Tem muita gente chegando para gastar no comércio. Os brasileiros vão ao lado paraguaio, Pedro Juan Caballero, porque as lojas congelaram o dólar em R$ 3,99. E os paraguaios com o guarani, moeda do Paraguai, valorizado comparando ao real, atravessam a fronteira para gastar nas lojas brasileiras de Ponta Porã.
Tem até consulta de crédito compartilhada entre os dois países para os paraguaios comprarem parcelado no Brasil.
“A gente vende praticamente tudo, aproveita e desova todo o estoque e renovamos estoque esperando Natal”, explica Hamilton, diretor da Associação Comercial de Ponta Porã.
Em quatro dias, os visitantes movimentam mais de R$ 120 milhões nas lojas, restaurantes e hotéis das duas cidades.
Até os supermercados brasileiros ficam cheios. Um açougue separou 14 toneladas de carne para vender nesses dias.