
Proteger a população é noticia boa sim! O Carnaval de rua 2022 está cancelado em diversas capitais brasileiras para evitar a disseminação da covid-19, da variante ômicron e das infecções pelo vírus influenza, que estão aumentando. (Veja abaixo a lista das cidades)
Manchetes de hoje nas agências internacionais mostram que o mundo tem novo recorde de casos diários de Covid: 2,6 milhões. E as ondas anteriores mostraram que o reflexo do que acontece nos exterior chega ao Brasil um mês depois, aproximadamente.
O Rio de Janeiro já registra 51 casos confirmados de Covid-19 pela Ômicron. E é importante lembrar que a maioria das novas pessoas internadas com a doença no Brasil e mundo não tomou a vacina. E são as pessoas não vacinadas que contribuem para o surgimento de novas variantes do COVID-19.
Entre as capitais que não terão o tradicional Carnaval de rua este ano estão Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo. Em ao menos 11 capitais, a prefeitura não vai patrocinar o carnaval de rua: Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio, Salvador e São Luís.
A lista de cancelamentos em São Paulo inclui blocos de artistas e produtores famosos, como Pipoca da Rainha (Daniela Mercury), Bloco do Alok, Bloco do Abrava (Tiago Abravanel) e Bloco do Kondzilla (ligado ao funk).
Casos de Covid voltaram a crescer
As agremiações também são contrárias à festa do Carnaval num momento em que os casos de covid voltaram a crescer no Brasil.
O Fórum Aberto dos Blocos de Carnaval de São Paulo, que representa 195 agremiações, a Comissão Feminina do Carnaval de Rua de São Paulo, integrada por cerca de 60 blocos, e a União dos Blocos de Carnaval do Estado de São Paulo (Ubcresp) se manifestaram contrários à realização dos desfiles.
Para os grupos, a retomada de ensaios no fim de 2021 demonstrou ser inviável a manutenção do carnaval, porque parte dos blocos registrou casos de coronavírus entre integrantes nos eventos, mesmo restritos para algumas dezenas de integrantes e com o uso de máscaras e imunizados.
Coordenadora da Comissão Feminina e integrante de três blocos, Thais Haliski conta que pegou covid-19 pela primeira vez em dezembro, possivelmente em um ensaio, situação semelhante que percebeu entre outras pessoas no meio.
“O carnaval se mostrou totalmente inviável com a chegada da Ômicron”, argumenta.
“Se em ambientes controlados, como os ensaios, não é possível, imagina em um ambiente em que é só comprovar que tomou a vacina (sem uso obrigatório de máscara)?”
Veja a lista das cidades onde o Carnaval de rua 2022 já foi cancelado:
- Rio de Janeiro
- Salvador
- Recife/Olinda
- Fortaleza
- São Paulo
- Maceió
- Florianópolis
- Brasília
- Belo Horizonte
- Belém
- Ouro Preto
- Campo Grande
- Cuiabá
- Curitiba
- Vitória
- São Luiz
Já os desfiles das escolas de samba na Sapucaí e no Anhembi estão mantidos.
Por Rinaldo de Oliveira SNB com informações do Estadão e Isto É