Nas cidades, os gritos de alegria ecoaram pela madrugada. Um país emocionado com a vitória de uma atriz.
O Brasil comemorou o Globo de Ouro de Fernanda Torres como uma taça de Copa do Mundo. A paixão nacional hoje é o cinema.
Separadas por um fuso horário de cinco horas e por uma distância de mais de 10 mil quilômetros. A ponte que aproxima mãe e filha é admiração.
“Eu vivi para ver isso, entendeu? Eu vi uma transferência vocacionada nessa dimensão para Nanda como atriz, isso é importante, como atriz”, diz a atriz, Fernanda Montenegro.
Brasil comemora Globo de Ouro de Fernanda Torres — Foto: Reprodução/TV Globo
É o mesmo sentimento que ampliou a família das Fernandas na madrugada desse histórico seis de janeiro de 2025. E a celebração foi proporcional à dimensão desse prêmio.
Em Curitiba, clima de Copa do Mundo quando o nome da atriz brasileira foi anunciado. E em outras cidades os gritos de alegria ecoaram pela madrugada. Um país emocionado com a vitória de uma atriz.
“É uma vida muito particular, muito especial, é uma vida misteriosa essa nossa de atores e atrizes. Nós somos a terceira margem do rio. Existimos em cena. Isso é uma vocação inarredável, é arcaica inclusive. Talvez seja a expressão artística mais antiga que o homem criou: ser outro, ou ser Deus, ou deuses, entendeu?”, comenta Fernanda Montenegro.
“O prêmio da Nanda é um prêmio que transcende e é um prêmio que premia a mãe, o Walter, premia a gente, o filme, a cultura brasileira, premia a nossa capacidade expressiva. Premia o Walter com esse seu jeito rigoroso e sensível de construir um filme como um grande maestro que ele é”, destaca o ator, Selton Melo.
Reação de Fernanda Montenegro após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro — Foto: Reprodução/TV Globo
A conquista de Fernanda Torres repercutiu em jornais pelo mundo. O “Washington Post” destacou que ela derrotou Angelina Jolie e Nicole Kidman como melhor atriz em drama, pelo filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”.
Em várias manchetes, a surpresa da vitória de Fernanda Torres. O “New York Times” disse que o discurso dela foi um dos mais tocantes da noite e que tornou o prêmio do Oscar ainda mais difícil de prever.
A conquista de Fernanda Torres repercutiu em jornais pelo mundo — Foto: Reprodução/TV Globo
Para Fernanda Montenegro, que faz o papel de Eunice Paiva mais velha no filme, o Globo de Ouro da filha Nanda não surpreendeu.
“Eu sabia que ela ia ganhar, entendeu? Por que mistério esse, não sei, mas eu sabia que a minha filha ia ganhar esse prêmio, e ganhou. É uma convergência de uma vocação que ela herdou certamente de mim. Eu tenho praticamente 100 anos de vida, eu nasci no fim dos anos 20. Quis Deus que eu viesse sobrevivendo e tivesse a noite de ontem – não porque ganhou um prêmio nos Estados Unidos – é o que isso representa para acultura geral brasileira”, comenta.
Fernandona leu uma carta que escreveu para expressar o que está sentindo por sua Nanda.
“Fernanda é comprovadamente escritora, cronista respeitada, lida, lida. O prêmio da ‘Golden Globe’ reconhece, pontua e ilumina essa grande atriz brasileira que é Fernanda Torres. É um fato difícil de se alcançar, eu sei na pele. Como artistas sonhadores, somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do Equador. De vez em quando nós conseguimos atravessar essa linha. E temos o reconhecimento internacional do nosso talento amplo e irrestrito. De pé, vi minha filha comovida e agradecida. Eu aplaudo Fernanda Torres. Bravo, minha filha, bravo!”, diz Fernanda Montenegro.
Brasil comemora Globo Ouro de Fernanda Torres — Foto: Reprodução/TV Globo