Canção Nova premia profissionais da instituição em Encontro de Jornalismo - CLUBE DE IMPRENSA

Canção Nova premia profissionais da instituição em Encontro de Jornalismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Canção Nova premia profissionais da instituição em Encontro de Jornalismo

Jornalistas de rádio, TV e internet tiveram reconhecimento por seus trabalhos; encontro teve momentos de aprendizado e espiritualidade

Jéssica Marçal
Da Redação

Jornalistas da Canção Nova reunidos com o fundador da Comunidade, Monsenhor Jonas Abib / Foto: Wesley Almeida-Canção Nova

Encontro de formação, espiritualidade, aprendizado e motivação, além do reconhecimento a profissionais que se dedicam diariamente para levar vida e esperança através do Sistema Canção Nova de Comunicação. Jornalistas do Sistema estiveram reunidos nesse fim de semana, 9 e 10, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), para o Encontro Nacional de Jornalismo.

O Encontro reuniu jornalistas que trabalham tanto na sede, em Cachoeira Paulista, quanto nas sucursais de São Paulo, Brasília, Aracaju e Porto Alegre. Foi um momento de reunir toda a equipe – produtores, repórteres, editores, cinegrafistas, âncoras – e partilhar as realidades de cada núcleo de trabalho: TV, rádio e internet.

Um dos momentos mais aguardados foi o Prêmio Jornalismo Canção Nova, direcionado os trabalhos marcantes do último ano. O prêmio contemplou produções de Rádio, TV e Web, com divisão em três categorias: Conteúdo religioso, Defesa da Vida e/ou Utilidade Pública e de Esperança (personagem e/ou fato).

Também foi entregue o Grande Prêmio de Jornalismo, contemplando o grande destaque entre os trabalhos realizados, e três homenagens, em forma de menção honrosa, aos jornalistas Reinaldo César, Rodrigo Luiz e Sidinei Fernandes. Confira, ao final da matéria, a lista dos premiados, com os respectivos trabalhos vencedores.

Veja quem foram os jornalistas premiados (fotos de Wesley Almeida – Canção Nova):

Formação e aprendizado

Na manhã de sábado, 9, após a Missa de abertura presidida pelo vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, a equipe participou de uma palestra com o jornalista Carlos Alberto Di Franco, colunista do jornal “O Estado de São Paulo” e da Rádio Eldorado.

Carlos Alberto Di Franco fala aos jornalistas da Canção Nova / Foto: Wesley Almeida- Canção Nova

Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, Di Franco palestrou sobre “O valor da informação e o futuro do jornalismo”, depois dialogou com os jornalistas da Canção Nova sobre vários aspectos, como isenção jornalística, humanização dos relatos, qualidade do conteúdo e escolha das pautas, além de frisar a necessidade de encontrar histórias que valem a pena ser contadas.

“Foi ótimo, muito gostoso, agradável, as pessoas com perguntas inteligentes, curiosas. Pra mim foi muito bom, saio daqui muito enriquecido com a colaboração de vocês”, disse Di Franco em entrevista à repórter Núbia Freire.

Outro momento de aprendizado foi com a professora da Faculdade Canção Nova, Adriana Pereira que fez uma palestra sobre “Repórter Persona”, e com Paula Guimarães, que falou sobre o valor do Jornalismo Integrado. Os jornalistas também puderam aprofundar a linha editorial da emissora, bem como o novo manual de redação com o gerente do Jornalismo Canção Nova, o jornalista Osvaldo Luiz.

“O Jornalismo Canção Nova quer contribuir principalmente sendo uma inspiração de vida e de esperança. Nosso mundo precisa de vida em abundância, de vida em dignidade, em todas as suas fases e precisa muito, como nunca, de esperança. E a Canção Nova quer, com muito pé no chão, sabendo de todas as dificuldades e desafios, sempre levar essa esperança e essa vida aos nossos telespectadores, ouvintes e internautas”.

A palavra do Fundador

Monsenhor Jonas Abib reforçou o lema do Jornalismo Canção Nova: a favor da vida e da esperança / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Para encerrar o Encontro com chave de ouro, a equipe participou da Santa Missa no domingo, 10, presidida pelo fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Ele reforçou o lema do Jornalismo Canção Nova: a favor da vida e da esperança.

“Temos que proclamar todos os dias um Jornalismo a favor da vida (…) Busque e anuncie notícias a favor da vida, mais do que nunca é necessário, é a vida que se opõe à morte e a mentalidade de morte só vai deixar de existir se nós proclamarmos notícias a favor da vida. Na coleta de notícias você precisa encontrar notícias a favor da esperança, e dê prioridade a essas”, disse Monsenhor aos jornalistas presentes.

Mensagem de Dom Walmor

Dom Walmor de Oliveira, presidente da CNBB/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), enviou uma mensagem aos jornalistas participantes do evento. Ele mencionou os aprendizados e desafios trazidos pelas inovações tecnológicas no campo da comunicação e também comentou a realidade fake news, para falar do compromisso de cada jornalista católico.

“Cada jornalista católico é chamado a dar genuíno testemunho de fé, revelando, a partir de seus enunciados, um coração comprometido com a verdade, com a justiça e com a dignidade humana (…) A urgência, neste tempo de simulacro, muitas vezes chamado de era da ‘pós-verdade’, é cada pessoa, sobretudo jornalistas, moldar o próprio jeito de ser a partir do exemplo de Jesus”, escreveu o arcebispo.

Listagem dos premiados

Conteúdo religioso

“Via-sacra: “Preparação privilegiada no tempo quaresmal””, diz bispo, da jornalista Júlia Beck – webjornalismo. Leia aqui.

Reportagem sobre os 39 anos da Rádio Canção Nova, do jornalista José Eduardo – radiojornalismo. Ouça abaixo:

Reportagem sobre os cinco anos de dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, de Núbia Freire e Ederaldo Paulini – telejornalismo. Assista abaixo:

Defesa da vida e/ou Utilidade Pública

“Aleitamento materno: cada mamada é um encontro de amor, diz mãe”, do jornalista Thiago Coutinho – webjornalismo. Leia aqui.

Reportagem sobre ansiedade, da jornalista Arieli Prado – radiojornalismo. Ouça abaixo:

Reportagem sobre formação das nascentes e a história de pessoas que decidiram viver perto das águas, da série “Águas do Brasil”, de Fernanda Ribeiro e Genilson Pacetti – telejornalismo. Assista abaixo:

Esperança (personagem e/ou fato)

Padre aos batizados: “Somos missionários, portanto somos missão”, da jornalista Júlia Beck – webjornalismo. Leia aqui.

Reportagem sobre Padre Donizetti, de Pedro Teixeira e Tony Cursino – telejornalismo. Assista abaixo:

Grande Prêmio de Jornalismo

Reportagem sobre os desafios na diocese mais indígena do Brasil, da série “A Igreja na Amazônia”, de Elaine Santos e Messias Junqueira. Assista abaixo: