Os irmãos Perez, como eram chamados no começo da carreira.
Hoje a dupla é homenageada numa casa muito especial, localizada na pequena cidade de Pratânia, interior de São Paulo. O local chama-se Casa Cultural Tonico e Tinoco, Pedro Bento e Zé da Estrada.
As duas duplas, ícones do sertanejo raiz, a verdadeira música caipira, são homenageadas porque Tinoco e Zé da Estrada nasceram naquele pequeno município paulista.
Tonico e Tinoco se chamavam Irmãos Perez, enquanto Pedro Bento e Zé da Estrada eram inicialmente Joel e Waldomiro.
As duplas venderam milhões de cópias de discos, quando o vinil (bolachão) era o melhor meio de se ouvir música. Também ficaram famosos por conta do rádio, veículo de comunicação que teve o mesmo poder que a internet possui hoje.
No museu, a casa onde Tinoco nasceu foi especialmente instalada, no pátio. Ela foi desmanchada na fazenda onde ficava, transportada e montado novamente com muito zelo sob os cuidados da Secretaria de Cultura do Município de Pratânia e hoje se constitui num dos mais importantes pontos culturais do Brasil, pois faz tributo a quem muito contribuiu para a música brasileira.
Tonico e Tinoco ficaram famosos pela afinação nas vozes e no som das violas e violões. Suas músicas falam do cotidiano do mundo caipira, dos personagens imortalizados na memória popular, como Chico Mineiro, o Jeca, entre outros.
Pedro Bento e Zé da Estrada optaram por um estilo diferente. Utilizando instrumentos de sopro tornaram-se famosos por divulgar nas canções e na vestimenta, a cultura mexicana, adaptando-a ao mundo rural do Brasil no século 20.
Na Casa Cultural, em Pratânia, há farto material das duplas, Discos de vinil, CD’s, fitas cassete, vídeos, objetos pessoais, aparelhos de rádio antigos e vestimentas utilizadas nos shows. Foram milhares por todo o Brasil, durante décadas.
E foi justamente numa das viagens ao então Mato Grosso, que a dupla Tonico e Tinoco imortalizou esta obra prima do rasqueado que homenageia Ponta Porã!

A CASA
Inaugurada em março de 2001, a Casa Cultural Tonico & Tinoco e Pedro Bento e Zé da Estrada passou por um projeto de modernização no ano de 2018, transformando o local no “Museu da Música Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada”.
O projeto, viabilizado por meio do Edital 19/2017 do PROAC (Programa de Ação Cultural), e elaborado pela parceria entre os escritórios Amanda Lopes Arquitetura e Pró-História Projetos Culturais, da cidade de Salto (SP), foi constituído a partir das demandas da instituição nas áreas de expografia, conservação e documentação. O