Chuva de estrelas cadentes começa neste final de semana

Foto: NASA

Após meses sem chuva de estrelas cadentes, resultado do rastro deixando por meteoros, teremos espetáculo no céu que já começa neste final de semana.

As chances de observar o fenômeno e tradicionalmente fazermos pedido é grande. Os meteoros Lyrid ou Líridas estarão em plena atividade nas próximas noites.

O pico, no entanto, está previsto para quarta, 21 e quinta, 22 de abril, na semana que entra.

Líridas

As Líridas são uma das mais antigas chuvas de meteoros conhecidas. A primeira observação foi há 2.700 anos, de acordo com textos chineses históricos.

De acordo com a American Meteor Society , os Lyrids “ podem produzir bolas de fogo” – com a NASA confirmando que eles podem ser vistos por muitos segundos de cada vez.

Hemisfério Norte

O melhor ponto de observação é no hemisfério norte, basta olhar para o leste, para a Constelação de Lyra.

Para obter ajuda para encontrar a constelação, você pode verificar este mapa interativo do céu que está sendo atualizado diariamente através das Líridas.

A previsão é que eles venham num taxa de até 18 por hora.

Se você perder a chuva de meteoros de abril? Não se preocupe. Teremos mais em 4 de maio com a temporada de meteoros “Eta Aquarids”, com mais um espetáculos de estreas pela frente.

Por Andrea Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN