Clube de Imprensa

Com apoio do Governo do Estado, UEMS tem projeto de lei aprovado na Alems para grande avanço na atualização de cargos

Segunda votação do Projeto de Lei ocorreu na quinta-feira (14) com forte apoio da bancada estadual

Com apoio do Governo do Estado, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve aprovado o projeto de lei N° 342/23, para um grande avanço na atualização de cargos da UEMS, de autoria do Poder Executivo encaminhado pelo Governador Eduardo Riedel, por maioria dos Deputados/as Estaduais, na Assembleia Legislativa de MS (Alems), na manhã desta quinta-feira (14/12).

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que este projeto de lei é uma atualização dos cargos de chefia, de coordenação de cursos, de todos os servidores e servidoras que trabalham em cargos de função de chefia, direção e assessoramento, bem como para cargos eleitos pela comunidade acadêmica, como é o caso de quem assume as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação. .

“Estamos felizes, porque foram muitos anos de espera, uma pauta importante para o fortalecimento da nossa UEMS. Este é um passo muito importante e abre possibilidade de avanço com outras pautas do nosso Plano de Cargos e Carreiras (PCC) de docentes e de profissionais técnicos da educação superior. Entendo que o momento, com esta votação, é de celebrar e agradecer o empenho e a sensibilidade do nosso governador, Eduardo Riedel, e também da bancada estadual na Assembleia Legislativa. É um grande avanço para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul!”, enfatiza o reitor.

Foto: Vitor Chileno (Alems)

O aumento no número de cargos e de seus valores remuneratórios ocorre por conta do exponencial crescimento da Universidade, principalmente nos últimos anos. O projeto de Lei enfatiza que a alteração é necessária para atender o crescimento dos cursos de graduação, a atualização dos parâmetros de funcionamento e de práticas formativas em todas as áreas do conhecimento.

Para a reformulação, também foi considerada a ampliação das estruturas físicas da Universidade entre os anos de 2019 a 2023, nos municípios de Dourados, Maracaju, Aquidauana, Mundo Novo, Cassilândia, Paranaíba e Naviraí, e com vistas a operacionalizar e a zelar pelo princípio da eficiência na gestão pública, estão sendo criados cargos em comissão de símbolo CCA-15, para integrar os quadros da UEMS.

“A valorização contempla servidores e servidoras em funções específicas que exigem dedicação de atendimento e abrange eixos estratégicos para a gestão da Universidade. Nunca havíamos tido uma atualização desta natureza, por isso somos imensamente gratos ao Governo e à Alems. Acredito que a aprovação oportuniza um maior profissionalismo e traz reconhecimento a quem executa a gestão de nossa Universidade”, finaliza Laércio.