Com imagens irônicas, RSF lança campanha por jornalismo independente

rsf 3

Com imagens irônicas, RSF lança campanha por jornalismo independente

Redação Portal IMPRENSA*
Num vídeo irônico, com imagens comoventes de líderes mundiais, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou hoje uma campanha para alertar a sociedade que “sem jornalismo independente” as notícias seriam reduzidas a “pura propaganda”.

Crédito: RSF
Com duração de 30 segundos e música de embalar como pano de fundo, o vídeo começa com a imagem do líder russo Vladimir Putin abraçado a um cachorro, seguida de outras imagens de líderes da Síria (Bashar al-Assad), Coreia do Norte (Kim Jong-Un), Turquia (Recep Tayyip Erdogan), EUA (Donald Trump), Arábia Saudita (Mohammad bin Salman), China (Xi Jinping) em situações consideradas comoventes.

Crédito:RSF
Por fim, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro aparece sorrindo ao lado de uma criança fazendo coração com a mão.

A Repórteres sem Fronteiras afirma assim que não basta lutar contra a censura, as detenções arbitrárias e os assassinatos de jornalistas.

Com a campanha, a organização destaca os perigos criados pela propagação de propaganda e de fake news e convida o público a apoiar a sua luta pela liberdade do jornalismo, independência e diversidade em todo o mundo.

Produzido em sete línguas pela RSF e a sua agência de publicidade BETC, o anúncio será transmitido nos canais de televisão de França e de outros países entre hoje e 31 de dezembro.