Desde 2016, o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural leva atendimentos médicos gratuitos para a população do campo de Mato Grosso do Sul com o foco na prevenção contra o câncer. No total, 33.872 pessoas já se consultaram com a equipe médica do Senar/MS. Foram mais de 1.200 encaminhamentos com alguma suspeita da doença. Diagnósticos essenciais que salvam vidas. O #TransformandoVidas desta sexta-feira (2) mostra os bastidores deste programa que traz esperança e qualidade de vida.
Pauline Cury é hoje, a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS. A Unied gerencia um dos programas sociais mais importantes do Sistema Famasul: o Saúde do Homem e da Mulher Rural.
“Foi uma iniciativa do Senar Central que nós abraçamos com toda força. Em 2016 fizemos a ação piloto e já em 2017 iniciamos as viagens pelo estado. Foi um desafio, no início me deu medo por não saber se ia dar conta de gerenciar tudo isso. Hoje entendo o quão importante foi para mim, como pessoa e como profissional, participar do programa e trabalhar numa instituição que transforma e salva vidas.” diz Pauline.
O programa é organizado pelo Senar/MS com o Sindicato Rural e a secretaria de saúde de cada município. Toda sexta-feira, a equipe se desloca de Campo Grande para o município que receberá a caravana, aos sábados. São médicos urologistas, ginecologistas, oftalmologistas, dermatologistas e uma equipe de apoio que se revezam para atender a população do campo.
“Nós temos nossas agendas durante a semana, mas toda sexta-feira nos organizamos para viajar. Cedo já começamos a nos organizar com a ansiedade de pegar a estrada. É muito satisfatório para nós poder levar conhecimento, diagnóstico e prevenção para essas pessoas. É recompensador.”,conta Marcelino Ibraim, médico urologista e responsável pela equipe médica.
“Domingo, dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, mas eu reforço que não há dia específico para cuidar da saúde. Todo dia é dia. E se tratando de câncer, cada minuto importa. O diagnóstico precoce salva vidas e é o que a gente quer levar para essa população que muitas vezes não têm condições de ir ao médico.”, complementa.
A advogada, Amanda Bertoni, esposa do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, foi diagnosticada com câncer em 2020, após consulta médica de rotina. Por vivenciar a importância do diagnóstico precoce, participa do Saúde do Homem e da Mulher Rural, levando o depoimento de quem se curou após o tratamento adequado.
“O programa é maravilhoso porque essas pessoas têm a chance de viver. Não é uma luta fácil, mas as chances de cura são muito maiores quando se descobre cedo, como foi meu caso.”
A primeira cidade a receber o programa em 2024 será Naviraí. Para receber a ação no município, a secretaria de saúde precisa entrar em contato com o Sindicato Rural para dar início ao processo de contemplação. Neste ano, mais de X cidades receberão o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural do Senar/MS.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado