Comissão do Senado cobra explicações do governo sobre comunicação e combate a notícias falsas

8373DBB9-72E4-4C95-BCAC-9BA3B95BB7B5
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Comissão do Senado cobra explicações do governo sobre comunicação e combate a notícias falsas

A Comissão de Transparência (CTFC) do Senado aprovou nesta terça-feira (19) a realização de uma audiência pública para que o governo explique sua posição em relação ao combate às notícias falsas (fake news), verbas publicitárias, rádios comunitárias, mídias sociais e outros temas ligados à comunicação.

Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado
A audiência foi uma iniciativa da senadora Eliziane Gama, do Maranhão

 

A proposta da audiência foi colocada pela senadora Eliziane Gama (PPS), que é jornalista. O objetivo da comissão é ouvir o secretário especial de Comunicação Social, Floriano Barbosa Amorim Neto, sobre os assuntos.

“Qual a visão do governo e como a repartição de verba para propaganda é feita em relação aos veículos? Qual o critério para aplicação do orçamento, que é significativo, embora tenham havido redução de R$ 200 milhões?”, explicou a parlamentar, segundo a Agência Senado.

Citando levantamentos realizados pela imprensa indicando que 60% das publicações do próprio presidente Jair Bolsonaro podem ser baseadas as informações falsas, Eliziane abordou a importância do comprometimento oficial do governo no combate às notícias falsas. “Como é feito esse controle e como é feito de fato esse acompanhamento? São questões importantes, e essa comissão tem um papel fundamental, que é fiscalização”, destacou a senadora.

A questão das rádios comunitárias já tinha sido pauta da reunião de segunda-feira do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. A assimetria regulatória entre as empresas de radiodifusão e as plataformas digitais também foi questionada.